Campanha Salarial 2018/2019: Negociação do Sindec dá amparo aos comerciários
Nilton Neco

Nas mais de oito décadas do Sindec, talvez estejamos vivendo o momento mais difícil da história. Os anos de chumbo tentam voltar na forma de uma democracia ditatorial. Mais do que uma campanha sistemática para enfraquecer o sindicato, enfrentamos ações efetivas para acabar com ele. O fim das contribuições é apenas um dos exemplos.

Essa mesma contribuição apresentada como um vício, foi o que garantiu uma história de batalhas e resistências. O auxílio-creche, o adicional por tempo de serviço, o piso salarial, estabilidade para gestantes, enfim, são apenas alguns exemplos. Tudo isso, que hoje parece algo surgido do nada e que sempre existiu, foi conquistado com muita garra, união e contribuições.

Com a aprovação da Reforma Trabalhista, o cenário ficou bem crítico. Empresas passaram a adotar as mudanças, muitas vezes descumprindo pontos da própria Convenção Coletiva, como por exemplo, deixando de homologar a rescisão de contrato na entidade sindical.

Por esse e outros motivos, termos conseguido nessa Campanha Salarial, além da reposição total da inflação, garantindo reajuste de 4,00% nos salários em geral e 4,5% nos pisos; firmar uma Convenção Coletiva com todas as categorias empresariais, demonstra a representatividade que o sindicato tem e a sua força, independente de toda a dificuldade enfrentada em função do fim da compulsoriedade do imposto sindical.

Conseguimos não só regulamentar melhor as relações de trabalho para a categoria, no sentido da nova lei; dando um controle para o sindicato na representação e defesa da categoria e proporcionando uma segurança jurídica, como também iremos conseguir prolongar a vida do Sindec.

Estamos cientes de que por conta de todo o processo de reestruturação e ajuste pelo qual estamos passando, consequência na queda das arrecadações, infelizmente não poderemos priorizar o trabalho no viés assistencialista, oferecendo uma gama de serviços, o que sempre fizemos ao longo de oito décadas de história. Nesse contexto desafiador que ora se apresenta, vamos continuar a luta em defesa dos trabalhadores usando o aporte das contribuições para manter o trabalho político na busca por mais direitos, representação e negociação coletiva.

Nilton Neco-Presidente do Sindec-POA

Voltar pro topo