Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Cálculo para pagamento de INSS atrasado pode ser impresso na internet
por Jousi Quevedo | O prazo para o recolhimento das contribuições é até o dia 15 de cada mês.
Os segurados da Previdência Social que estão com contribuições atrasadas podem regularizá-las pelo site da Previdência Social. Basta acessar a Agência Eletrônica Segurado, escolher a opção GPS e informar as competências atrasadas junto com o valor do salário de contribuição. O sistema faz o cálculo das parcelas atrasadas com juros e multas incidentes e informa o valor total a ser recolhido pelo segurado. Depois é só pedir para gerar a Guia e efetuar o pagamento.
O cálculo de contribuições e emissão da Guia da Previdência Social (GPS) está disponível para contribuintes individuais, facultativos, empregados domésticos e segurados especiais.
O prazo para o recolhimento das contribuições é até o dia 15 de cada mês. Quando esta data coincide com sábados, domingos e feriados, o vencimento é transferido para o primeiro dia útil subsequente. (Lígia Borges)
Clique aqui para acessar a página do cálculo de contribuições e emissão da GPS para contribuintes individuais, facultativos, empregados domésticos e segurados especiais.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.