Caixa firma parceria para facilitar informações do FGTS ao Trabalhador
por Jousi Quevedo | Termo prevê a divulgação de serviços sobre da conta de FGTS através das Centrais Sindicais.
A Caixa Econômica Federal assina hoje (18) às 15 horas em São Paulo, termo de cooperação técnica com as Centrais Sindicais para divulgar os novos canais de informações da conta vinculada Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS. O trabalhador que aderir aos serviços vai receber informação atualizada de saldo, depósitos e saques do FGTS no celular através de mensagens SMS, além de realizar a consulta do extrato do FGTS pela internet.
O serviço é gratuito e já está disponível. Para consultar o extrato na internet basta cadastrar senha no endereço www.fgts.gov.br ou[ www.caixa.gov.br/fgts/](http:// www.caixa.gov.br/fgts/). No site também é possível fazer adesão ao serviço de mensagem pelo celular em substituição ao recebimento bimestral do extrato emitido em papel.
De acordo com o Gerente Nacional do FGTS, Henrique José Santana, –"o serviço FGTS via SMS se mostra mais aderente aos interesses e necessidades atuais dos trabalhadores, em especial, daqueles que estão ingressando no mercado de trabalho, e se traduz em um eficiente meio de monitoramento do seu patrimônio junto ao FGTS. Ele transforma o próprio trabalhador no maior fiscal de sua conta vinculada". – afirmou Henrique Santana.
O trabalhador que optar por receber informações de sua conta vinculada FGTS pelos novos canais receberá em sua residência um extrato papel até o mês de fevereiro com todas as movimentações ocorridas no exercício anterior.
A adesão aos novos serviços é facultativa, e os trabalhadores que quiserem permanecer no modelo anterior, continuarão recebendo o extrato bimestral do FGTS em endereço residencial cadastrado, que pode ser atualizado pela internet.
LOCAL: Hotel InterCity (R. Fernandes Moreira, 1371, Sala Brasil, Chácara Santo Antônio, São Paulo)
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.