Mundo sindical.

Navegação principal do site

ARTIGO - O FSM Temático pode acabar? Não, mas o sectarismo sim

por |
Secretário-geral do Sindec-POA fala sobre Fórum Social Mundial Temático.

Mais uma edição do Fórum Social Mundial Temático em Porto Alegre se aproxima, e com ela cresce a expectativa do movimento sindical fortalecer suas bases com a prospecção de alternativas elaboradas a partir do diálogo com representações mundiais.

Nessa esfera, as propostas norteadoras do evento, não dão espaço para o sectarismo entrar em cena, fazendo com que o Fórum se consolide cada vez mais como um ambiente democrático, à medida que consegue reunir, em dimensões globais, diversas representações que possuem ideologias distintas, mas que pleiteiam algo em comum, ou seja, soluções que caminhem para uma unificação de globalização solidária, onde o respeito pelo ser humano impera.

O que buscamos com o FSMT, é encontrar alternativas através do diálogo centrado, com exposição de ideias, que por vezes poderão divergir de outras esferas, mas que devem, assim como as outras, serem ouvidas para que sejam impulsionadoras de soluções para tantos problemas que assolam principalmente a classe trabalhadora.

É obvio que cada representação têm seus interesses, assim como têm responsabilidades com os membros com as quais se comprometeram representar, é por esta razão que as ideias devem ser expostas, as ideologias apresentada e argumentadas pelos movimentos, para que reflexões sejam praticadas em torno das inúmeras temáticas que irão ser postas nessa edição.

Um exemplo de prática dessas ações concretizadas pelos movimentos que idealizam o Fórum é a participação efetiva também da Força Sindical-RS, que sempre esteve a postos em outras edições com seus dirigentes, opinando, discutindo e propondo ações para melhorias.

Dessa forma, a afirmação que faço logo no título, "O FSM Temático pode acabar? Não, mas o sectarismo sim" é para que possamos refletir sobre a questão de que não iremos longe sozinhos, pois como já diz o ditado "a união faz a força". E esta força só pode ser construída através de mentes abertas à troca de diálogo e experiências, fazendo com que este grande evento global se fortaleça ainda mais.

Clàudio Janta

Secretário-geral do Sindec-POA

Presidente da Força Sindical-RS

Vereador de Porto Alegre

Notícias

Funcionamento do comércio no final de ano

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.

Sindec firma convênio com Universidade La Salle

Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.

Uma antiga luta sindical que retorna ao debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias