
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Centrais sindicais, movimentos sociais e lideranças se reuniram nesta quarta-feira no Espaço do Fórum Democrático da ALRS para articular demandas referentes aos GEADs e audiências públicas a serem realizadas no interior do Estado, o Fórum Social Temático 2013 e a Conferência Nacional do Trabalho e Emprego Decente, a ocorrer entre 8 e 11 de agosto em Brasílía.
O encontro foi coordenado pelo diretor de Meio Ambiente da Força Sindical-RS, Lélio Falcão, e o secretário de Juventude Nacional da Força Sindical e diretor do Sindec-POA, Jefferson Tiego.
Como ponto inicial, Lélio destacou a cedência de espaço na Usina do Gasômetro, por parte da Prefeitura de Porto Alegre, para a organização do FST 2013. Ele lembrou que o presidente da ALRS, Alexandre Postal, também já indicou que espaços da Assembleia estarão disponíveis para os dias de fórum em Porto Alegre. Jane Argolo, do Coletivo La Integración, destacou a necessiade de um lugar maior na Usina do Gasômetro, como o mezanino. Os organizadores se debruçam agora para agilizar o alinhamento dos 30 Mundos que compõem as oficinas do FST. Serão inicialmente escolhidas uma pessoa de cada grupo e destas um grupo menor para ser o comitê executivo do Fórum.
Também foi informado que haverá uma reunião no dia 30 de julho no Memorial do RS para apresentação e distribuição do material resumindo o acúmulo de experiências do FST 2013.
Formatos e reognizações ao FST foram propostas buscando a maior apresentação das oficinas e ONGs e socialização com o público.
Para agosto, está sendo organizando um encontro de treinamento, capacitação e orientação sobre o FST e Sustentabilidade com um dos idealizadores do Fórum Social Mundial Oded Grajew, que integra o comitê internacional do FSM, e um representante do Ministério de Integração Nacional.
Já em setembro, deverá haver encontro do Grupo de Desenvolvimento Regional com outro representante do Ministério de Integração Nacional, abordando a questão da Água, Faixa de Fronteira e outros temas que interessem ao RS.
Os participantes também comentaram a realização da Conferência Nacional do Trabalho e Emprego Decente. Comitiva de delegados do RS vão compor o público do evento, em Brasília.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).