
Sindec lança novo aplicativo para facilitar a vida dos comerciários
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Centrais sindicais, movimentos sociais e lideranças se reuniram nesta quarta-feira no Espaço do Fórum Democrático da ALRS para articular demandas referentes aos GEADs e audiências públicas a serem realizadas no interior do Estado, o Fórum Social Temático 2013 e a Conferência Nacional do Trabalho e Emprego Decente, a ocorrer entre 8 e 11 de agosto em Brasílía.
O encontro foi coordenado pelo diretor de Meio Ambiente da Força Sindical-RS, Lélio Falcão, e o secretário de Juventude Nacional da Força Sindical e diretor do Sindec-POA, Jefferson Tiego.
Como ponto inicial, Lélio destacou a cedência de espaço na Usina do Gasômetro, por parte da Prefeitura de Porto Alegre, para a organização do FST 2013. Ele lembrou que o presidente da ALRS, Alexandre Postal, também já indicou que espaços da Assembleia estarão disponíveis para os dias de fórum em Porto Alegre. Jane Argolo, do Coletivo La Integración, destacou a necessiade de um lugar maior na Usina do Gasômetro, como o mezanino. Os organizadores se debruçam agora para agilizar o alinhamento dos 30 Mundos que compõem as oficinas do FST. Serão inicialmente escolhidas uma pessoa de cada grupo e destas um grupo menor para ser o comitê executivo do Fórum.
Também foi informado que haverá uma reunião no dia 30 de julho no Memorial do RS para apresentação e distribuição do material resumindo o acúmulo de experiências do FST 2013.
Formatos e reognizações ao FST foram propostas buscando a maior apresentação das oficinas e ONGs e socialização com o público.
Para agosto, está sendo organizando um encontro de treinamento, capacitação e orientação sobre o FST e Sustentabilidade com um dos idealizadores do Fórum Social Mundial Oded Grajew, que integra o comitê internacional do FSM, e um representante do Ministério de Integração Nacional.
Já em setembro, deverá haver encontro do Grupo de Desenvolvimento Regional com outro representante do Ministério de Integração Nacional, abordando a questão da Água, Faixa de Fronteira e outros temas que interessem ao RS.
Os participantes também comentaram a realização da Conferência Nacional do Trabalho e Emprego Decente. Comitiva de delegados do RS vão compor o público do evento, em Brasília.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.