Após queda, inflação semanal volta a subir em Porto Alegre
Andréia Sarmanho

Índice que era de 0,34% passou para 0,48% na primeira semana de dezembro, aponta FGV.

Após ter sofrido uma leve queda na semana anterior, o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) de Porto Alegre teve variação de 0,48% na apuração realizada primeira semana de dezembro. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O resultado foi 0,14 ponto percentual inferior ao último levantamento, revelado na última semana de novembro, que foi de 0,34%.

De acordo com o levantamento, cinco das oito classes de despesa componentes do IPC-S apresentaram aceleração em suas taxas de variação: Educação, Leitura e Recreação e Alimentação, cujas taxas passaram de 0,75% para 1,28%, e de 0,51% para 0,85%, respectivamente.

As pressões acima da variação média foram exercidas pelos grupos: pelos grupos: Educação, Leitura e Recreação (1,28%) Alimentação (0,85%) e Vestuário (0,58%).

O IPC-S no Brasil registrou variação de 0,63%, 0,18 ponto percentual acima da taxa divulgada na última apuração. Seis das sete capitais pesquisadas registraram acréscimo em suas taxas de variação. Apenas Belo Horizonte teve queda, de 0,51% para 0,50%. Rio de Janeiro registrou a alta mais significativa: passou de 0,62% para 1,09%.

Correio do Povo