Aniversário da Instituição Mãe Comerciária é celebrada com crianças e familiares em dia de festa junina e apresentação

A tarde deste domingo, dia 1º/7, foi especial e de muita alegria para as crianças e as tias da Instituição de Educação Infantil Mãe Comerciária. A sede do Sindec Zona Sul recebeu as comemorações dos 24 anos da instituição, que mantém três escolinhas (no Centro, Cidade Baixa e Zona Norte) infantis para crianças de 0 a 6 anos, filhas e filhos de associados do sindicato. A data de fundação é no dia de São João, em 24 de junho.

Eram incontáveis os alunos e alunas de todas as idades vestidos de caipira. As famílias também entraram na brincadeira e desenharam bigodes, pintaram o dente e colocaram roupas coloridas.

A diretora da instituição, Simone Bittencourt, estava vestida à caráter e, muito alegre, recepcionou a todos os pais, familiares e crianças ao lado do presidente do Sindec-POA, Nilton Souza Neco. Houve apresentações das crianças das três sedes, incluindo os bebês e as crianças maiores, de danças típicas caipiras. A recreação contou com o casamento caipira, danças de roda e quadrilha.

Fora do ginásio, os quiosques foram decorados com bandeirinhas e havia barracas de pipoca, rapaduras, pé de moleque, cachorro quente, quentão, bolos e doces. As brincadeiras tradicionais do arraial caipira estavam lá: bola na boca do caipira, rabo de burro, pescaria, jogo de argolas, entre outras.

Em seu discurso, o presidente Neco destacou o papel importante da instituição, uma segurança para que os pais comerciários e comerciárias trabalhem tranquilos. Além disso, destacou que os 24 anos da instituição integram os 80  anos a serem comemorados pelo Sindec-POA e toda a sua equipe no próximo dia 10 de julho com programação especial.

"Para o Sindec é um orgulho conseguir manter uma instituição que trabalha e cuida com carinho dos filhos dos comerciários há 24 anos. É uma instituição de porte e de nível, portanto, é gratificante comemorarmos este dia num mês importante para o sindicato, o mês da comemoração dos 80 anos de existência da entidade. É a coroação de um trabalho importante para a nossa diretoria", afirmou Neco.

E completou: "Estar junto dos trabalhadores é gratificante, porque conseguimos ter o retorno com as suas presenças de que estamos no caminho certo".

Para Simone, não é diferente. Ela também destacou o papel da instituição ao longo dos anos, que já tem adultos entre seus ex-alunos. "A instituição foi inaugurada no dia de São João, então o aniversário ser comemorado num festa junina é consagrar estes 24 anos do projeto do Sindicato dos Comerciários com a ajuda todos os funcionários que trabalham na creche junto comigo", celebrou Simone.

Muitas crianças que passaram pela Mãe Comerciária hoje são adultos e trabalhadores. "No dia a dia tem prazeres incompáraveis como a descoberta das crianças desde o engatinhar até caminhar, a descoberta das letras, todo um processo de seis anos que a maioria das crianças passam conosco. Quando realizamos a festa podemos convidar não só os alunos que estão conosco naquele ano, mas os ex-alunos, que são adultos e muitos trabalhadores", destacou.

O secretário-geral do Sindec-POA, Marcelo Furtado, também prestigiou o evento. Ele destacou em seu discurso a importância do lazer na política do Trabalho Decente, a necessidade de melhor transporte para a família comerciária e a luta pela saúde pública.

A Instituição Mãe Comerciária atende em três sedes, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 20h, e nos sábados das 7h30min às 18h. Veja os endereços

Centro: na Sede do Sindec – Rua General Vitorino, 113/2° andar. Fones: (51) 3254-5512/3254-5500

Zona Norte: Rua Mali, 345. Fone: (51) 3348-7207

Cidade Baixa: Av. João Pessoa, 775. Fone: (51) 3226-9555