A saúde e a segurança dos comerciários precisa ser preservada
Nilton Neco

.

Não só o país, mas o mundo, vive nesse momento uma das maiores crises da história. A pandemia da Covid-19 é uma realidade que tem mobilizado pessoas em todos os cantos, reunindo esforços para conter a propagação do coronavírus. No topo dos debates sobre as medidas necessárias para tal, está o isolamento social. E reiteramos, nesse momento, quem puder, fique em casa.

Porém, sabemos que têm aqueles trabalhadores que estão na linha de frente e não pararam suas atividades, a exemplo da nossa categoria, nos setores de farmácia e supermercados, considerados serviços essenciais. Desde que decretada a quarentena em Porto Alegre, o Sindec tem reunido esforços para garantir a segurança necessária a esses trabalhadores.

Através de nossa fiscalização constante e intervenção junto aos órgãos fiscalizadores competentes, temos garantido que os estabelecimentos forneçam aos comerciários os equipamentos de proteção adequados, como também, que adotem medidas de segurança para manter o distanciamento entre os clientes que circularem dentro dos estabelecimentos.

Apesar de ser uma obrigação dos empregadores num momento como esse, muitos ainda não vinham cumprindo as exigências necessárias, por isso consideramos mais um passo vitorioso na luta contra esta pandemia e, sobretudo, na promoção da saúde dos trabalhadores. Porém, também se faz necessário e urgente, que os trabalhadores recebam a orientação e treinamento adequado de como utilizar os EPI’s corretamente, uma vez que, embora possam ser desconfortáveis, pois não se fazia obrigatória e habitual a sua utilização, agora são de extrema importância para a preservação da saúde.

Sendo assim, colocamos nosso departamento de Segurança e Medicina do Trabalho, - que continua atuando junto ao setor de Fiscalização-, à disposição para esclarecer qualquer dúvida a esse respeito e também pedimos para que a população esteja consciente e respeite as medidas de distanciamento adotadas pelas empresas a fim de preservar a saúde da categoria comerciária que diariamente faz o esforço de deixarem seus lares para que nossas necessidades e de nossas famílias sejam supridas. Somente com a união de todos poderemos vencer essa batalha.

Comerciário (a), essencial é a sua saúde. Denuncie irregularidades:

segmed@sindec.org.br

fiscalizacao@sindec.org.br

(51) 99977 8350

Voltar pro topo