Sindec participa do Fórum Municipal do Trabalho
Cinco pessoas num palco. A do centro está em pé falando no microfone

Entidade foi representada pelo diretor Leandro Alécio Kuhn, que faz parte da Comissão Municipal do Emprego de Porto Alegre.

Duzentas e dez pessoas participaram do 5° Fórum Municipal do Trabalho de Porto Alegre na tarde desta segunda-feira, 21, no teatro do Sesc. Realização da Comissão Municipal do Emprego, o Fórum, em sua quinta edição, serviu para discutir o momento pelo qual passa a sociedade e o mundo do trabalho, frente às transformações e perspectivas diversificadas, com avaliação das competências profissionais que se apresentam. Também foram debatidos os novos processos de trabalho, as inovações tecnológicas, as reformas liberais, a intensificação da competitividade econômica, a reestruturação produtiva e a mudança no perfil das profissões que causam impactos nas questões relativas ao trabalho, emprego e renda.

A secretária municipal do Trabalho e Emprego, Luiza Neves, destacou algumas ações realizadas pela pasta, como os feirões e mutirões, cursos de qualificação, intermediação de mão de obra, apoio a programas de geração de emprego para idosos e pessoas com deficiência e a maior conquista da gestão que é a transformação da Comissão em Conselho Municipal do Emprego

Mulheres - O 5 ° Fórum do Trabalho teve como tema “Competências Profissionais para o Mercado de Trabalho”, apresentado por três palestrantes convidadas: a professora associada na escola de Administração da UFRGS, Angela Sheffer, que abordou inserção e mobilidade no mercado de trabalho; a sócia diretora da Q2 Estatégias, Comunicação e Marketing, Christina Antunes, que destacou o coaching como ferramenta de orientação profissional; e a coordenadora educacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS), Jaqueline Carvalho, falando sobre a formação de competências. Participaram como facilitadores Marco Antonio Hocheit, Bonifácio Bróbio e Arnaldo Guimarães..

As palestras ressaltaram a importância das competências para o desenvolvimento da qualificação profissional do indíviduo, ou seja, como se adaptar à nova metodologia, de acordo com as exigências do mercado de trabalho. Entre os participantes do fórum, marcaram presença representantes da prefeitura, da Comissão Municipal de Emprego, de entidades de educação, de recursos humanos de empresas, sindicais, privadas, universidades e interessados no tema.

Compuseram a mesa de trabalho, juntamente com Luiza Neves, o superintendente do Trabalho e Emprego, Joaquim Vianna Cardinal; secretário de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social Adjunto, Ayres Apolinário; o vice-presidente da Fecomercio e presidente do Sindilojas, Paulo Kruse; a presidente da Comissão Municipal de Emprego, Angela Oetinger, e o secretário adjunto da SMTE João Helbio Carpes Antunes.

Texto: Gladis Yabarra/Edição:Gilmar Martins

Foto: Joel Vargas/PMPA