Campanha Salarial: Momento é de união para garantir conquistas
Gabriella Oliveira
Pessoas sentadas em um auditório

Assembleia deu a largada para a campanha salarial 2017. Data base da categoria é em novembro.

Na última quinta-feira (31), os comerciários de Porto Alegre deram a largada para a Campanha Salarial 2017, aprovando a pauta de reivindicações em assembleia realizada na sede do sindicato.

Os trabalhos foram coordenados pelo Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, com o auxílio do Secretário-geral Clàudio Janta e tesoureiro Américo Cordeiro. Também compuseram a mesa de trabalhos a Advogada Dr.ª Carmen Pinto e o Presidente em exercício da Federação dos Comerciários da Força Sindical-RS, Dionísio Mazuí.

Na sequência a economista do Dieese, Daniela Sandi, apresentou um panorama das negociações fechadas até o momento no Estado e destacou a importância do setor para a economia.

“Nos últimos dois anos, tivemos um fechamento de 5 mil postos de trabalho no comércio, o que nos faz perceber que os empresários fizeram ajustes. Porém, o que temos visto nas manchetes de grandes veículos de comunicação, são perspectivas positivas para o setor, na própria visão do empresariado, e é nisso que vamos apostar para negociar”, salientou.

“Temos uma conjuntura muito complicada, com um claro avanço dos empresários sobre os direitos da classe trabalhadora. E esse é um movimento que tem ocorrido em nível mundial, a exemplo do que ocorreu em 2012 na Europa, quando a responsabilidade da crise foi repassada aos trabalhadores. Por isso, mais do que nunca a categoria precisa estar unida para fortalecer a luta do sindicato e garantirmos o que já conquistamos”, ressaltou o Presidente Neco.

“Vamos ter momentos difíceis nesta campanha salarial, tendo em vista a tentativa do governo federal de retirar direitos e precarizar o trabalho com a terceirização. Por isso não podemos ficar presos na questão da reposição salarial, temos que tentar garantir tudo o que esta na convenção”, apontou Janta.

Veja o discurso completo do Secretário-geral.

Campanha Salarial

Com o tema “Quem Une Conquista!”, a ideia central da campanha é focar no fortalecimento da representatividade do Sindec, com base em sua unidade com a categoria, para que assim, as conquistas e direitos já garantidos em convenção sejam mantidos.

Pauta de reivindicação

O tesoureiro Américo Cordeiro apresentou as principais cláusulas que compõe a pauta de reivindicação da categoria. São mais de 100 reinvindicações que compõem a pauta.

Clique aqui para ver!

Referendo

A categoria também concordou em transformar a assembleia em referendaria, ou seja, a partir desta data, urnas passarão nas empresas coletando os votos dos comerciários que não puderam comparecer na assembleia.