Neco integra mesa de negociação do MTE sobre o funcionamento do comércio em feriados
mtb

Primeira reunião com o Ministro do Trabalho ocorreu na última quarta-feira (29)

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, se reuniu na quarta-feira (29), no Rio de Janeiro, para discutir as regras de funcionamento do comércio nos feriados.

A reunião aconteceu na Confederação Nacional do Comércio (CNC), e teve a participação de representantes do governo, entidades de trabalhadores e empregadores.

Segundo o ministro, a portaria de 2021 editada pelo governo de Jair Bolsonaro, comete uma ilegalidade porque diz que nos feriados o comércio pode funcionar livremente e que não é necessária uma negociação, contrariando a lei.

“O que nós estamos discutindo e vamos regular através da portaria que entrará em vigor em março é o restabelecimento da legalidade, pra não ter a ilegalidade que hoje existe. É um processo que vamos construir de forma conjunta e estabelecendo a normalidade a partir de negociação em convenção coletiva” – disse o ministro.

MESA DE NEGOCIAÇÃO

Na próxima segunda-feira (4), o Ministério do Trabalho vai publicar um texto constituindo uma mesa nacional de negociação permanente para o comércio com a coordenação do MTE. Essa mesa também será composta por representantes dos trabalhadores e dos empregadores.

O Dirigente Nilton Neco, integra a mesa nacional representando a categoria comerciária da Força Sindical Brasil.

O objetivo é criar, com a participação de todos, uma portaria que atenda a todas as classes e entidades

Cada bancada poderá indicar até dez membros, onde vão buscar estabelecer as negociações dentro do prazo, e portanto, a regulamentação do funcionamento do comércio nos feriados.

Fonte: CNN Brasil com informações da Central