Feriados no comércio: Trabalhadores e empresários negociam
Gabriella Oliveira
reuniao

Presidente Neco irá compor a Mesa Nacional de Negociação do Plano do Comércio.

Na última quarta-feira (22), o Presidente Nilton Neco participou junto a representantes das principais entidades sindicais nacionais, unindo forças tanto dos empresários quanto dos trabalhadores, de uma reunião virtual com o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, para discutir questões relacionadas ao trabalho nos feriados, conforme estabelecido pela Portaria 3665/23.

Neste contexto de diálogo, emerge um comunicado conjunto que reflete a busca por soluções equitativas, considerando os interesses divergentes presentes no cenário econômico e laboral do comércio.

Mesa Nacional de Negociação do Plano do Comércio

O ponto central desse comunicado é a solicitação unânime para a instalação imediata de uma Mesa Nacional de Negociação do Plano do Comércio, da qual o Presidente Neco fará parte. Essa instância proposta visa criar um espaço de discussão e deliberação, no qual representantes dos trabalhadores e empresários possam colaborar na construção de soluções que contemplem a segurança jurídica, respeitando a diversidade de situações no setor.

Além disso, as entidades sindicais propõem a suspensão temporária, por 90 dias, da vigência da Portaria 3665/23, conferindo à recém-criada Mesa Nacional o tempo necessário para abordar as questões pertinentes e outras que possam ser incorporadas ao debate. O Ministro do Trabalho e Emprego expressou sua recepção positiva a essa demanda, comprometendo-se a operacionalizá-la imediatamente.

Feriado no Comércio e Convenções Coletivas

Este comunicado, firmado em Brasília, representa um marco na busca por uma abordagem mais participativa nas relações trabalhistas, destacando a importância da negociação coletiva e da capacidade das organizações sindicais em construir soluções robustas e seguras para ambas as partes. A valorização do diálogo social e a convocação da primeira reunião da Mesa Nacional no Rio de Janeiro, agendada para o dia 29 de novembro de 2023, sinalizam um novo capítulo na relação entre trabalhadores e empresários do setor de comércio, promovendo a construção de um ambiente laboral mais equitativo e colaborativo.

Fonte: Rádio Peão Brasil