Reunião da Fetracos-RS debate fortalecimento da categoria e mobilização em Brasília

O encontro aconteceu na sede campestre do SEC/Guaíba, em Arroio dos Ratos, reunindo os sindicatos dos comerciários filiados.

O fortalecimento da categoria foi o tema principal das discussões englobadas na reunião mensal da Fetracos, realizada na manhã desta terça-feira (19/02).  O encontro aconteceu na sede campestre do SEC/Guaíba, em Arroio dos Ratos, reunindo os sindicatos dos comerciários filiados para discutir os rumos da federação e da agenda dos trabalhadores.

A reunião foi conduzida pelo presidente em exercício, Dionisio Mazui, que iniciou o encontro apresentando uma avaliação da reunião do Secretariado Nacional dos Trabalhadores do Setor de Comércio e Serviços da Força Sindical (Sentracomserv). Conforme Mazui, o objetivo do Secretariado é fortalecer a categoria, visando o Congresso Nacional da Força Sindical, que acontecerá em julho.

Os entraves do processo de filiação à Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) também voltaram a ser discutidos. "A questão da nossa filiação à CNTC é um problema que nós estamos encaminhando em vários campos; no campo jurídico, no campo institucional e no campo político agora. No campo institucional, nós buscamos o respaldo do secretariado nacional dos comerciários, que votou por unanimidade no referendo à nossa filiação à CNTC, e dentro desta votação, desta proposta, em que nós aprovamos por unanimidade do secretariado, está a realização de uma reunião de uma representação da nossa federação e da representação da CNTC no sentido de abreviarmos o quanto antes a nossa filiação", explicou Mazui.

** Representatividade**

Ao avaliar os cinco anos de fundação da Fetracos, os dirigentes destacaram que o momento é de fortalecer a participação da categoria no cenário nacional. "O nosso segmento na central tem uma das maiores contribuições, mas precisamos ocupar os espaços", declarou o diretor do Sindec-POA, Luis Carlos Barbosa.

A presidente do SEC/Guaíba, Ivone Simas, manifestou que o momento é de firmar este reconhecimento e que a federação deve continuar pressionando para consolidar a filiação à CNTC. O vice-presidente do Sindec/Canoas, Antenor Federizzi, acrescentou que a Marcha a Brasília, no próximo dia 06, é uma oportunidade para reforçar esta intenção.

Dando encaminhamento, o presidente licenciado, Clàudio Janta, propôs a elaboração de um ofício solicitando uma reunião para encaminhar o debate da filiação à confederação. Colocando os encaminhamentos em votação, a Fetracos segue, por votação unânime, com as medidas cabíveis.

Assuntos Gerais

A preparação para a 7ª Marcha a Brasília foi um dos principais pontos. Fazendo uma análise das atuais lutas da classe trabalhadora, Clàudio Janta, afirmou que o próximo mês será um "março vermelho". Mencionando o contexto conturbado pela privatização dos portos, as polêmicas portarias do Ministério do Trabalho que suspendem os processos de registro de Colônias de Pescadores, a contribuição sindical de todos os servidores públicos e ainda a decisão do reajuste do seguro-desemprego abaixo da inflação, o presidente estadual da Força Sindical afirmou que o Congresso Nacional será mais uma preocupação.

Janta criticou ainda a possibilidade da adoção da fórmula 95/105 como alternativa ao fator previdenciário. "Ninguém vai se aposentar, vamos viver num país de subemprego e temos que confrontar isso", defendeu. Outra questão relacionada foi a necessidade da recomposição das aposentadorias. Falando também como representante da categoria na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, explicou seus projetos até o momento, como a CPI da telefonia móvel, o projeto de abertura dos Postos de Saúde 24h, o projeto Selo Casa Segura, a aprovação das comissões especiais do Trabalho Decente e do Transporte e ainda a aprovação da sessão solene em homenagem ao Dia do Trabalhador.

Os representantes dos Sindicatos dos Comerciários de Pelotas e Alvorada, José Luiz Porto Ferreira e Carlos Eduardo Chamorro, comunicaram o encaminhamento das respectivas eleições sindicais. O presidente do Sindec/Canoas, Antonio Fellini, comentou o andamento das negociações da campanha salarial e também se manifestou pela valorização do comerciário, declarando preocupação especial com a negociação do trabalho aos feriados, buscando mais qualidade de vida e lazer aos trabalhadores.

Esclarecimentos

Ao final da reunião, o dirigente licenciado do Sindec-POA Claudio Correa, atualmente à frente da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, esclareceu dúvidas dos dirigentes sindicais à respeito da operacionalização das denúncias recebidas pelos sindicatos. Correa explicou o funcionamento das diligências que, desde alteração na lei, ficam condicionadas pela localização das unidades de gerência das delegacias do Trabalho.

Proposta pelo representante Valdemir Tita Jobim, a próxima reunião da Fetracos vai ser sediada pelo Sindec/São Gabriel. O encontro está marcado para o dia 19 de março.