Sindicalistas abordam temas trabalhistas e definem ações durante reunião estadual
Gabriella Oliveira
auditório com pessoas reunidas.

A Força Sindical-RS realizou a reunião estadual com os representantes dos sindicatos filiados na terça-feira, dia 31. No encontro os sindicalistas explanaram sobre a aprovação da súmula 86 no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª região, que determina a uniformização da Contribuição Assistencial estabelecida em normas coletivas, sendo devida por todos os trabalhadores representados, não só pelos associados do sindicato.

De acordo com o diretor, Claudio Correa, esta foi uma decisão histórica, “mas não significa que vencemos a batalha. Precisamos avaliar de que forma vamos atuar com os sindicatos que assinaram o TAC (Termo de Acordo de Conduta) ”.

O presidente em exercício, Marcelo Furtado, mencionou que o presidente nacional da força Sindical e deputado federal, Paulinho da Força, encaminhou um projeto de lei à Câmara Federal para regulamentar o desconto compulsório desta contribuição, bem como criar dispositivos correlatos.

Na oportunidade também foi abordada temas referentes às reformas trabalhistas e previdenciárias.

O atual Governo Federal tem realizado reuniões com as centrais sindicais para discutir as propostas para as possíveis reformas, tanto da Previdência Social como da Legislação Trabalhista. Os diretores da Direção Nacional da Força Sindical estão participando destes debates.

O presidente licenciado da Força Sindical-RS e vereador de Porto Alegre, Clàudio Janta, defendeu que os direitos dos trabalhadores não devem ser alterados. “Estamos firmes na questão de perder direitos, conquistamos e só vamos concordar em mudar as regras daqui para frente. Direito adquirido é direito conquistado”.

Os dirigentes sindicais definiram que na segunda segunda-feira de todo mês haverá a reunião estadual da Central. Também ficou acordada um encontro com os consultores jurídicos dos sindicatos filiados. Será na sexta-feira, dia 3 de junho, às 10h, na sede da Central (Avenida Cristóvão Colombo, 203).