Conteúdo da página

Setembro de 2012

Notícias do sindicato ordenadas cronologicamente.

Notícias deste mês

O prazo estipulado é de três a quatro dias.

Em todo o Rio Grande do Sul a estimativa é que sejam abertas no mês de outubro, de 4 mil a 5,5 mil vagas temporárias.

Serviços acumulam saldo positivo de 53 mil em 12 meses, alta de 5,1% (única que não caiu no período), e sustentam desde fevereiro a retomada da geração de postos na região.

O total de desempregados em agosto foi estimado em 145 mil pessoas, 2 mil a menos do que no mês anterior. O total de ocupados na Grande Porto Alegre chegou a 1,954 milhão, 3 mil a menos do que em julho.

Em 2009, eram cerca de 6,5 milhões de comerciárias e em 2011 o número foi para 7 milhões.

Segundo as denúncias dos comerciários ao invés de reajustar o vale-refeição de R$ 5,00 congelado há 10 anos, a empresa cortou o VR sem explicação e sem acordo.

Número de desempregados foi estimado em 2,519 milhões de pessoas. Setor que mais demitiu foi construção, que perdeu 58 mil vagas no período.

Isso significa que, na média, quase um quarto dos ganhos das pessoas é utilizado para pagar essas dívidas.

Tem mais dois sorteios vindo por aí. Veja as datas.

Houve incremento de 116,4 mil novas vagas frente a 2010.

Destaque para o time da Ughini, a equipe mais disciplinada.

Sob pressão do governo, os maiores bancos de varejo do País reduzem os juros do cartão de crédito. Ontem foi a vez do Bradesco, que cortou em cerca de 50% as taxas das compras parceladas e do rotativo.

Pesquia foi divulgada nesta terça-feira (25) pela Fecomércio-RS.

Pela primeira vez na pesquisa do IBGE, trabalhadoras do lar são superadas em número pelas empregadas do varejo.

Decisão do TST favorece todas as categorias de trabalhadores, inclusive as comerciárias.

A análise é do coordenador de estudos de desenvolvimento do Dieese, Ademir Figueiredo.

Mesmo após os descontos relacionados a desligamentos de trabalhadores que foram transferidos de planta, que pediram demissão, se aposentaram ou morreram, as taxas continuam bastante expressivas.

O presidente em exercício da Força Sindical-RS, Walter Fabro, integrou a reunião. Dirigentes da Fetracos também estiveram presentes.

Segundo o presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, com a chegada da lei o enunciado da OJ foi superado pela ordem jurídica.

A Portaria nº 25 está publicada na edição de hoje (24) do Diário Oficial da União.

No próximo domingo, dia 23/9, sairá o grande campeão do Torneio Comerciário de Futsal.

Outro avanço no mercado de trabalho foi o salto na formalização do emprego.

O Sine Porto Alegre também oferece inscrições para mais 30 tipos de cursos profissionalizantes gratuitos nas áreas de comércio, serviços, indústria, construção civil, gastronomia, turismo e hospitalidade.

Em média, os 2,5% dos brasileiros, de 5 a 13 anos, que trabalham no país dedicam 17 horas por semana ao trabalho e conseguem renda de R$ 178. A maioria (53,4%), no entanto, sequer recebe pela atividade executada.

O Regimento Interno aprovado ontem servirá de base para as negociações localizadas.

Sobre o desrespeito ao trabalho decente, o diretor afirmou que, hoje, as organizações sindicais e de trabalhadores tem força, graças à Organização Internacional do Trabalho, para pressionar as mudanças de posturas de empresas multinacionais em relação aos trabalhadores.

Qualificação e condições de emprego da juventude trabalhadora nas Américas são destaques do encontro.

As companhias podem ganhar mais com redução de custos operacionais que não incluam a eliminação de postos de trabalho.

De acordo com pesquisa do Dieese, a prática de demitir quem ganha mais para contratar trabalhadores com rendimentos menores seguiu em alta mesmo com economia aquecida no Brasil nos últimos anos e, passou de 45% em 2001 para 53,8% em 2010.

O setor de serviços foi o que teve maior criação absoluta de empregos formais em 2011.

Durante a Plenária os Auditores-Fiscais do Trabalho apresentaram os principais projetos da fiscalização como Aprendizagem, Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, Segurança e Saúde do Trabalhador, Erradicação do Trabalho Infantil e Relações do Trabalho.

O encontro foi em São Paulo, na sede da Força Sindical Nacional.

Hoje, 54 sindicatos (ligados à Força Sindical) que representam 800 mil metalúrgicos no Estado de São Paulo se reúnem para discutir estratégias para pressionar as empresas a concederem um aumento real.

Porto Alegre foi a cidade com a segunda maior variação do índice (de 0,63% para 0,73%).

O departamento de Fiscalização do Sindec estava autorizado a agir, o que não foi necessário, visto que as lojas não abriram no domingo referido.

Dados foram comentados pela Fecomércio RS.

Força Sindical reunirá os sindicatos por ramos de atividade e terá suas propostas.

Em sessão de alterações na sua jurisprudência, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) aprovou, ontem, mudança na redação da Súmula 428, que trata do regime de sobreaviso.

Jogos acontecem na sede do Sindec Zona Sul, em Ipanema.

Relatos de que comerciárias com gravidez confirmada vinham sendo pressionadas a pedir demissão, abrindo mão de direitos garantidos às gestantes.

Despesa média mensal com transporte ficou em R$ 419,19 em 2008-2009.

Regras em discussão querem dificultar pagamento do seguro-desemprego e PIS.

Outros lugares receberão a mostra em breve. Visitação no Shopping João Pessoa vai até o dia 17/9.

A expectativa é que o governo formalize o compromisso já assumido com os representantes dos trabalhadores.

O sindicalista está em Brasília onde participa de reuniões da central no Ministério do Trabalho e Emprego.

Hoje, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê a embriaguez habitual ou em serviço como uma das hipóteses passíveis de demissão por justa causa. Pela proposta, os casos de alcoolismo passam a ser tratados como doença.

Muitos trabalhadores têm dúvida sobre quais são os direitos trabalhistas garantidos na hora da demissão. A dúvida se inicia naquilo que o trabalhador tem direito a receber na hora da rescisão contratual e se estende até o direito ou não ao benefício do seguro-desemprego.

Os comerciários de Porto Alegre também estão em campanha salarial.

Os cortes nos preços da energia elétrica a partir de fevereiro de 2013 vão reduzir os custos de produção da indústria em até 4%.

A matéria segue agora para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde receberá decisão terminativa.

De acordo com a Receita, na próxima segunda-feira (17), serão creditadas, simultaneamente, as restituições referentes ao quarto lote de 2012 e às residuais dos anos 2008, 2009, 2010 e 2011.

Alessandra Coelho Costa é esposa de comerciário e prestigiou o Chá dos Aposentados com familiares comerciários.

Conheça os fatores que influenciam na hora de mudar de emprego.

Outra questão a ser discutida é a inclusão definitiva nos contratos de trabalho de concessões acordadas em normas coletivas. Segundo advogados, a jurisprudência do TST têm admitido a renegociação individualizada.

A CNC explica que, em relação ao ano passado, a piora na percepção sobre o momento atual é explicada pelo cenário de crescimento mais baixo para a economia brasileira.

O Tradicional Chá dos Aposentados e Aposentadas que acontece todos os anos na sede Zona Sul reuniu bom número de sócios no dia 8/9/2012.

Os classificados participam nesta terça-feira, amanhã, dia 11/9, às 19h, de reunião para a definição de chaves para a 4ª fase, na sede do Sindec Centro (Rua General Vitorino, 113 - Auditório - 7º andar).

A Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho ocorre com participação e orientação do Sindec-POA.

O primeiro sorteio da Promoção de 80 anos do Sindec/Porto Alegre foi realizado nesta segunda-feira, dia 10/9.

Em notícia publicada no Jornal Correio do Povo dia 7 de Setembro, presidente Nilton Neco afirma que o Sindec tem levado informações à Procuradoria da Câmara de Vereadores da Capital sobre os danos ocasionados a trabalhadores pela dupla ou tripla função nos supermercados.

Evento ocorre na sede Ipanema do sindicato, situada na Avenida Guaíba, 1080.

O temor de que as micros e pequenas empresas não conseguissem arcar com o peso do piso em suas folhas de pagamento também não é verdadeira.

A Prefeitura de Porto Alegre ainda não foi notificada da decisão da Justiça.

O IPI reduzido aumentou as vendas e também aumentou a expectativa por melhores rendimentos.

Isso ocorre porque essas pessoas, além de entrarem mais cedo no mercado, não conseguem manter uma contribuição regular para a Previdência, um dos elementos levados em consideração na definição do fator.

O documento base aprovado traz um conjunto de justificativas que mostram o comportamento da economia no Rio Grande do Sul, as taxas de emprego e desemprego e os impactos do reajuste do piso regional na geração de novos postos de trabalho.

O grupo Alimentação (0,64%) foi o grande responsável pela taxa do mês.

De acordo com o estudo, os profissionais técnicos mais buscados no Estado de São Paulo são projetistas e técnicos em manutenção. Os salários brutos iniciais nessas carreiras giram em torno de R$ 4,1 mil e R$ 3,5 mil, respectivamente.

Há um ano, o salário mínimo necessário para suprir as necessidades dos brasileiros fora calculado em R$ 2.278,77, ou 4,18 vezes o mínimo em vigor naquele período, de R$ 545.

No ano, a cesta acumula alta de 11,34% e em doze meses está 13,65% mais cara.

O 8º Fórum Internacional Globalização Econômica e Sindicatos ocorreu na China e concentrou debates.

O IPCS/Porto Alegre foi divulgado nesta terça-feira (04) pela Fundação Getúlio Vargas.

As micro e pequenas empresas (MPEs) foram responsáveis por 77,3% do saldo líquido de empregos gerados no Brasil durante julho. Os números são de um levantamento realizado pelo Sebrae, serviço de apoio à micro e pequena empresa, a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Aumentar a rentabilidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e transformá-lo em instrumento de poupança e empréstimo para o trabalhador são os principais objetivos do anteprojeto de lei.

O superintendente regional do Trabalho do RS, Claudio Correa, esteve presente no encontro e prestigiou os colegas de federação.

Em entrevista ao Jornal Nacional da Força Sindical, o presidente do Sindec e também secretário de Relações Internacionais da central avalia o movimento sindical.

TJ suspendeu norma que exige o serviço em supermercados com mais de 12 caixas registradoras.

O MTE realizará fiscalização nos primeiros 30 dias e, caso a companhia ainda não tenha se adequado, será feita apenas a notificação.

No próximo domingo, dia 9/9, mais uma rodada vai reunir os esportistas no Sindec Zona Sul.

O ministro do Trabalho fundamentou ainda que todos os supervisores de entrada devem receber capacitação específica, com carga horária mínima de 40 horas para a capacitação inicial.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa pagar nesta segunda-feira (3) a primeira parcela do décimo terceiro salário.

A Procuradoria-Geral do Município informa que ainda não foi intimada oficialmente, mas irá recorrer.