Conteúdo da página

Setembro de 2007

Notícias do sindicato ordenadas cronologicamente.

Notícias deste mês

A direção dos Correios no Estado informou que até sábado a entrega de correspondências e encomendas será normalizada no Rio Grande do Sul. Conforme o diretor de Comunicação Social da empresa, Romeu Barros, serviços como malotes e Sedex estão no prazo.

Iniciam no dia 1° de outubro as inscrições para os cursos de qualificação profissional, promovidos pela Força Sindical, em convênio com o Ministério do Trabalho, com verbas do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Confira!.

Os supermercadistas do Rio Grande do Sul projetam ampliar em 8,3% as vendas durante o Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro. O otimismo está baseado em pesquisa encomendada pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), que apontou que 32,8% dos consumidores pretendem comprar brinquedos para os filhos nas gôndolas dos supermercados.

O horário de verão deste ano começa à 0h de 14 de outubro e deve terminar à meia-noite de 16 de fevereiro de 2008, segundo informação do Ministério de Minas e Energia. Nesse período, os relógios devem ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O governo aprovou, no final da noite de ontem, o texto-base da PEC que prorroga a cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) até 2011 e mantém a alíquota em 0,38%.

vendas do comércio varejista cresceram 9,2% em julho em relação ao mesmo mês do ano passado e 0,5% na comparação com o mês anterior. O aumento dos preços dos alimentos reduziu um pouco o ritmo de expansão do setor que, no entanto, acumula alta de 9,7% neste ano.

As obras da construção do Centro Popular de Compras (CPC) iniciam hoje, dia 17, na Praça Rui Barbosa, conforme ordem de serviço assinada na manhã de hoje, 13, pelo prefeito José Fogaça e representantes da empresa Verdicom, responsável pela construção e concessão do CPC.

ormamos que a Lojas Riachuelo S/A abrirá uma nova filial no Bourbon Country, disponibilizando nos próximos meses 150 postos de trabalho em diversas funções ? vendedor, caixa, estoquista, auxiliar administrativo e outros.

O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre obteve para os comerciários do Setor E do Shopping Total, o mais atingido pelo incêndio do dia 20 de julho, o direito a uma bolsa-auxílio para freqüentarem um curso do Senac até a retomada das atividades das lojas nas quais trabalham, prevista para 30 de novembro.

O Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior confirmou que suspendeu, desde 17 de agosto, todas as licenças de importação de produtos da Mattel. Segundo o governo, o objetivo é impedir que brinquedos com defeito ? presentes na lista do recall mundial da empresa ? entrem no Brasil.

indicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec) realizará nesta sexta-feira, 14 de setembro, às 11h, na sede do sindicato ? Rua General Vitorino, 113 ? Assembléia para discutir a situação dos comerciários do Setor E do Shopping Total.

O Senado Federal manchou a tradição democrática brasileira ao protagonizar o lamentável episódio da absolvição do presidente da Casa de acusações deixadas sem resposta.

eceita Federal realiza em todo o País, nesta quarta-feira, operação de repressão ao contrabando e descaminho, denominada Leão Expresso II, para coibir o comércio ilegal de produtos de origem estrangeira adquiridos pela Internet e remetidos por via postal.

Um grupo de trabalho formado por representantes do governo, centrais sindicais e o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) vai analisar possibilidades de aumento da rentabilidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Pelo quinto ano consecutivo, Caxias do Sul lidera a lista do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) dos municípios gaúchos. Os 12 indicadores avaliados nas áreas de saúde, saneamento e domicílio, educação e renda passaram de 75,7% para 76% no Estado.

Encerrou neste final de semana a mostra fotográfica ?Sindec 75 anos ? Uma história revelada? no Marcado Público de Porto Alegre. O presidente do sindicato, Nilton Neco, recebeu, entre inúmeros convidados, o Secretário Municipal da Produção, Indústria e Comércio, Idenir Cecchin, e os vereadores Sebastião Melo, José Ismael Heinen e Luiz Braz.

O presidente do Sindec, Nilton Neco, participou nesta terça-feira (4/9) da Agenda Hemisférica do Trabalho Decente e Agenda Hemisférica do Trabalho Decente e Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Trabalho, que reuniu em Porto Alegre representantes do setor empresarial e do governo, trabalhadores das principais centrais sindicais e da OIT e o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi.

Novidades Mercado
Smic multa agências

fiscalização realizada ontem, agentes da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) multaram cinco bancos na Capital por não cumprirem a lei que regula o tempo máximo de espera na fila.

Com a expectativa de um Natal gordo em vendas, o comércio gaúcho estima a contratação de 14 mil trabalhadores temporários no último trimestre. Os interessados em conquistar uma dessas vagas ? 35% delas estarão na Região Metropolitana de Porto Alegre ? terão de preparar o currículo e o fôlego para caminhadas.