Conteúdo da página

Outubro de 2011

Notícias do sindicato ordenadas cronologicamente.

Notícias deste mês

O evento conta com grande participação de PNEs e tradução simultânea para surdos-mudos.

O conceito, formalizado em 1999, tem a missão de promover oportunidades para que homens e mulheres possam garantir condições dignas de emprego e trabalho.

Secretário Lara, Ricardo Franzoi (Dieese), Lais Abramo (representante da OIT no Brasil), e o secretário de Relações Internacionais e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco.

O estudo “Negociação de Cáusulas de Trabalho Relativas à Igualdade de Gênero e Raça 2007-2009” analisa a evolução da incorporação das cláusulas de gênero nos processos de negociação coletiva no país e das cláusulas relativas à igualdade racial no período de 2007 a 2009.

Outras reuniões de negociação foram agendadas nas próximas semanas.

Final ocorreu hoje na sede Ipanema do Sindec e reuniu grande público.

"Comerciários e comerciárias, continuem nos ajudando a construir uma cidade cada vez melhor", disse Fortunati.

O projeto da Inteligência Educacional foi apresentado em uma demonstração para os presentes, com o plano de educação prevendo conteúdo profissional e profissionalizante a baixo custo para toda a família comerciária.

Em um momento de compartilhamento de energia, os comerciários afirmaram, com as mãos para alto, que estavam felizes e alegres.

O dia 30 é para comemorar e também reafirmar a importância destes trabalhadores para o Brasil.

Festa será no dia 30/10/2011 na Casa do Gaúcho.

Nilton Neco viaja na próxima semana e participa também de ato em apoio aos trabalhadores portugueses contra a crise que atinge a Europa.

Barbosa destacou o bom momento nas relações do Sindec com a Ceasa para assegurar os direitos dos trabalhadores.

O ministro Lupi é esperado na solenidade de abertura do evento.

Em outubro, o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) cresceu 0,5% na comparação com setembro, quando o indicador já havia crescido 0,4% em relação a agosto.

O governo federal modificou mais uma vez as regras para que os trabalhadores recebam o seguro-desemprego.

Índice foi de 4,8% no período, com 96 mil pessoas desocupadas.

Segundo o texto, a multa será correspondente a cinco vezes a diferença salarial verificada em todo o período do contrato.

A nova regra começará a ser testada no ano que vem para valer em todo o país em 2013.

A iniciativa englobará 5,6 milhões de vagas de cursos de curta duração, e mais 2,4 milhões de vagas para cursos técnicos no ensino médio.

Estão classificados oito equipes. Torneio decide vencedores no próximo domingo, 30/11.

Pastore afirmou que o custo total dos acidentes de trabalho é de aproximadamente R$ 71 bilhões, anuais, em uma avaliação “subestimada”.

Segundo especialistas em RH, apenas a forma de se trabalhar em grupo mudou. Saber realizar projetos em equipe continua sendo tão, ou mais, importante para o desenvolvimento profissional.

Pauta da reunião e deliberações foram aprovadas pelos participantes.

Informamos o falecimento de dona Maria e dona Serenita Ferreira.

GTs apresentaram propostas políticas e econômicas a serem postas em prática.

O resultado das discussões será apresentado em plenária.

Quando os sindicalistas não gostam de ir a Brasília tem que pensar que é fundamental acompanhar o que está ocorrendo, o que está tramitando nas comissões, o que pode entrar em votação, destacou o painelista.

Índices apresentados por economista do Dieese apontam que o Brasil se tornará um país de primeiro mundo se transferir crescimento da economia para aumento real do salário mínimo.

A lógica dos títulos podres americanos foi explicada, assim como as defesas da economia brasileira contra a crise.

O presidente Janta criticou o comodismo e o saudosismo do movimento sindical, não enfocando problemas atuais.

Presidente Janta afirmou que a federação está fazendo seu papel em promover conhecimento aos seus dirigentes para intervir em prol dos trabalhadores.

Lideranças sindicais estiveram com a prefeita de Mérida e a governadora de Yucatán.

16 equipes estão classificadas.

O anuário é composto de seis livretos temáticos.

O Brasil destina apenas 5% do PIB para educação. Agenda do movimento sindical defende 10% PIB.

Painelistas apresentaram um quadro bastante preocupante sobre a educação gaúcha, como a distorção previdenciária que toma recursos regulares na área e a defasagem do plano de carreira do magistério.

Na abertura da solenidade, o prefeito enalteceu o empenho do governo federal na atenção à população em vulnerabilidade social, e reforçou o compromisso da prefeitura com políticas publicas na Capital.

Câmara analisa o Projeto de Lei 1068/11, do deputado Ricardo Izar (PV-SP), que prevê o aumento de 24 para 28 anos do limite de idade para inclusão de dependente universitário para efeito de apuração da base de cálculo do Imposto de Renda Pessoa Física.

O ministro observou que este é mais um dos exemplos de como a conduta empresarial viola os direitos da personalidade dos trabalhadores.

Excepcionalmente em 2012 o adiantamento de uma hora vigorará até a zero hora o dia 26 de fevereiro - será o mais longo horário de verão em parte do Brasil, em todos os tempos.

João Carlos Gonçalves, o Juruna, da Força, diz que ontem foi enviada uma carta a todos os sindicatos filiados incentivando que eles orientem os trabalhadores a entrar na Justiça.

Orçado em R$ 2,4 bilhões, o projeto do trem subterrâneo será interligado com o transporte coletivo da Capital e da Região Metropolitana.

O programa visa integrar os jovens à escola e qualificá-los profissionalmente.

A ergonomia, ciência que estuda a atividade do homem no trabalho e busca aliar a eficácia ao conforto nesse espaço.

O projeto de lei foi sancionado sem vetos.

Palestrantes renomados na área como o senador Cristóvão Buarque estão confirmados.

Debates defrontaram noções opostas sobre a mesma questão.

Um segurado teve a aposentadoria por invalidez reconhecida sem ter cumprido o mínimo de 12 contribuições mensais ao INSS, prazo exigido para quem não está em uma lista de doenças da Previdência que concede o benefício sem a carência.

O portal foi desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Anfitrião dos agentes do Mundo do Trabalho, Sérgio Maldonado, Comissão Municipal de Emprego de Passo Fundo, disse que a 1ª CEETD é mais uma oportunidade para construir a dignidade no trabalho.

O processo foi julgado pelo juiz titular Marcelo Moura Ferreira, na 3a Vara do Trabalho de Contagem, que deferiu a reparação, por entender que a conduta da reclamada vai muito além do simples descumprimento de uma obrigação contratual, atingindo as relações privadas do trabalhador.

O estudo mostra que, em 2003, 3,5% do grupo com idade de 10 a 14 anos estavam inseridos no mercado de trabalho, ou seja, estavam trabalhando ou buscando emprego. Em 2010, esse percentual caiu para 1,3%.

A equipe mais disciplinada foi a Unidade 210, com um cartão amarelo.

No comparativo com o mesmo mês do ano passado, houve alta de 2,5%.

"Seria um avanço social e induziria as empresas que contratam a prestação de serviços a participar mais do processo de fiscalização", afirmou o ministro.

Desde o ano de 2007, no dia 7 de outubro trabalhadores de todo o mundo celebram o dia internacional do trabalho decente.

Palestrantes renomados na área como o senador Cristóvão Buarque estão confirmados.

Evento acontece em Montevidéu e reúne sindicalistas da Força Sindical.

Jefferson Thiego, diretor adjunto do Sindec-POA, participou do evento.

Os dados foram divulgados ontem pela economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) Daniela Sandi.

Também fixa regras para meia-entrada e criação de conselhos.

A proposição aguarda despacho do presidente do Senado para o devido encaminhamento às comissões permanentes.

Vale lembrar que existem em tramitação na Câmara dos Deputados centenas de projetos referentes a mudanças na legislação trabalhista, entre eles, a redução da jornada de trabalho e da regulamentação da terceirização.

A ideia é que as discussões da audiência pública ajudem os ministros a esclarecerem dúvidas antes de julgar os mais de 5 mil processos de terceirização que estão na corte.

Ser um consumidor consciente não significa simplesmente deixar de comprar. É consumir diferente.

Shoppings e supermercados anunciaram expectativas de aumento do movimento em função da data.

Clàudio Janta, alerta que o que foi alterado é a data limite de obrigatoriedade, mas que o ponto já está valendo.

O sorteio das chaves será dia 4/10, terça-feira, às 19h na sede do Sindec na Rua General Vitorino, 113.

No encontro, o presidente nacional da NCST e da CNTI manifestou apoio irrestrito à causa dos mineiros gaúchos.

A reunião coordenada por Lélio Falcão, da Força Sindical, foi integrada por Cícero Pereira da Silva, da UGT, Cesar Pacheco Chagas, da CGTB, e Dauto José Pacheco, da NCST, além de representantes de empresas vinculadas ao setor.

Voltar pro topo