Conteúdo da página

Outubro de 2008

Notícias do sindicato ordenadas cronologicamente.

Notícias deste mês

O evento, organizado pela secretaria de Relações Internacionais da Força Sindical, acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de outubro, no Hotel Holiday Inn - Avenida Carlos Gomes, 565, bairro Bela Vista - Porto Alegre.

O bom trabalho realizado pela diretoria com forte representatividade da categoria nas negociações coletivas, com intensa fiscalização do trabalho aos domingos, e com a permanente defesa dos direitos da classe comerciaria está mais uma vez a frente do sindicato.

Somente devem funcionar na Capital os serviços considerados essenciais, tais como transporte e saúde, não estando incluído as atividade de comércio. Portanto, comerciário, nenhum estabelecimento comercial está autorizado a funcionar nestas datas.

Os dirigentes da Força Sindical e do Sindec anunciaram apoio à reeleição de José Fogaça, em encontro realizado nesta quinta-feira (23/10) com o prefeito licenciado de Porto Alegre e candidato à reeleição, e o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.

Com o intuito de aprofundar as relações com os dirigentes de Sindicatos de Comerciários da Itália e construir um trabalho unitário entre os dois países, uma delegação de comerciários da Força Sindical esteve dentre os dias 11 e 19 de outubro nas cidades de Roma, Veneza e Milão, na Itália.

O Diretor-Geral disse que a atual crise afetará com maior gravidade setores como construção, indústria automotriz, turismo, finanças, serviços e o setor imobiliário. Também observou que as novs projeções ?poderiam estar subestimadas se os efeitos da atual contração econômica e a potencial recessão não sejam enfrentados com rapidez?.

O Diário Oficial da União desta quarta-feira (22 de outubro) publicou a nomeação do presidente da Força Sindical do Rio Grande do Sul, Clàudio Janta, para o Conselho do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Com o tema ?"Comerciário: vamos preservar nossa espécie. Vamos reagir, vamos impedir que o dragão da inflação devore nossos salários", a campanha salarial 2008/ 2009 do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre já está nas ruas.

Em momentos conturbados, há quem defenda a contenção de gastos em publicidade como forma de economizar.

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, disse hoje (20) que o Brasil está protegido contra a crise financeira internacional e que os seus desdobramentos não vão prejudicar o mercado de trabalho no país.

Ele espera que as empresas busquem saídas para que o comércio continue forte e com bom desempenho junto aos seus fornecedores.

O BarraShoppingSul abrirá para o público no dia 18 de novembro, informou ontem a gerente de marketing, Patrícia Gonçaves.

O plenário do Senado aprovou ontem (14) projeto que inclui protetor, bloqueador ou filtro solar entre os equipamentos e produtos de proteção dos trabalhadores, desde que exerçam suas atividades ao sol. O Ministério do Trabalho terá de incluir tais produtos na legislação de proteção aos trabalhadores (EPI).

O tema central a ser discutido é o proposto pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO): ?Desafios da Segurança Alimentar: Mudanças Climáticas e bioenergia?.

As centrais sindicais - Força Sindical, CUT (Central Única dos Trabalhadores), UGT (União Geral dos Trabalhadores), CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil), CTB (Central dos Trabalhadores do Brasil) e NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores) - realizaram na manhã desta sexta-feira (10) uma passeata em prol do Trabalho Decente.

No período de 29/08/08 a 19/09/08 foram vacinadas contra a rubéola e sarampo (dupla viral), no setor de saúde do SINDEC.

O dia 7 de outubro de 2008 marca o início da Jornada Mundial pelo Trabalho Decente, organizada pela Confederação Sindical Internacional ? CSI. A iniciativa constitui em uma oportunidade importante para que sindicatos e organizações interessadas em promover o Trabalho Decente em todo o mundo.

Na manhã desta segunda-feira (06) um grupo de dirigentes sindicais - Força Sindical ?RS, Sindec e Fetracos ? visitou o canteiro de obras do Barra Shopping Sul.

Dias 05 e 26 de outubro são datas nacionais destinadas à votação. Neste dia, à exceção dos serviços considerados essenciais, como transporte e saúde, os trabalhadores tem o dia todo para votar, pois é FERIADO NACIONAL.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinará, nos próximos dias, um decreto criando uma comissão interministerial destinada a definir uma agenda de trabalho decente para a juventude.