Conteúdo da página

Novembro de 2012

Notícias do sindicato ordenadas cronologicamente.

Notícias deste mês

Planejar com antecedência como esse dinheiro vai ser gasto pode ser vantajoso, pois o trabalhador aproveita possíveis rendimentos gerados pela aplicação do valor.

A programação inicia às 9h30, no Auditório do Palácio do MP (na Praça da Matriz), com a assinatura de um Termo de Cooperação para a formalização do Comitê, que existe desde 2004.

Resultado veio abaixo do esperado por analistas e pelo governo. Agropecuária foi destaque, com alta de 2,5% sobre o 2º trimestre.

A marcha, que marcou a abertura do Fórum Social Mundial Palestina Livre, reuniu diversos movimentos, associações, sindicatos e centrais que se mostraram solidários à causa deste povo, como a Força Sindical-RS, que participou com um grupo de aproximadamente setenta pessoas.

Segundo o presidente da comissão, é preciso dar suporte para que aqueles provenientes das classes mais baixas permaneçam na universidade.

Em setembro, dívida total dos brasileiros com os bancos era de 44,39% da renda acumulada nos últimos 12 meses.

O presidente nacional da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, divulga nota oficial sobre o anúncio da taxa selic.

Segundo o Boletim Regional, para os próximos meses o desempenho da economia gaúcha deve manter patamares favoráveis.

O objetivo é pressionar pela colocação da proposta do fim do fator previdenciário em plenário.

Confira os documentos necessários e os critérios de seleção. As inscrições acontecem até o dia 30 de novembro.

Ganho real entre 2001 e 2011 entre as mulheres, no entanto, subiu mais de 20%.

A razão é de que a isenção do tributo serviria para movimentar a economia, já que os assalariados teriam em mãos mais recursos para gastar no comércio e em serviços.

A coletiva será nesta quarta-feira (28/11), às 15 horas, no auditório da Usina do Gasômetro.

De janeiro a outubro deste ano, as vendas dos supermercados subiram 5,18% ante igual intervalo de 2011.

Neste ano, pela primeira vez desde 2001, a informalidade no mercado de trabalho não apresentou queda.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o ICF-RS se encontra em nível 8,7% superior.

Na manhã desta segunda-feira, dia 26, começou o processo de colagem dos adesivos de chão e distribuição de panfletos aos trabalhadores.

O workshop, denominado pela instrutora, a consultora trabalhista Adrianne Jacques Vasconcelos, reuniu 45 pessoas no último sábado, dia 24.

Ao todo serão depositados R$ 11,7 bilhões a mais para 25,8 milhões de aposentados e pensionistas.

O dinheiro é usado para custear o seguro-desemprego e pagar o abono salarial anual aos trabalhadores.

No dia 29, às 17h, será realizada a marcha de abertura pelo centro de Porto Alegre, com concentração em frente à Prefeitura Municipal.

No Sul, o Comércio foi o principal responsável pelo desempenho positivo da região, gerando 12.255 empregos formais.

A Assembleia foi dirigida pelo tesoureiro do Sindec Luis Carlos Barbosa e do diretor Américo Cordeiro, que leram a ata da última Assembleia.

O secretário-geral Clàudio Janta palestrou no primeiro painel do o XVIII Congresso Estadual dos Trabalhadores em Segurança Privada do RS, realizado em Passo Fundo.

Do Sindec participam do evento o secretário-geral Clàudio Janta e o diretor Marcelo Avencurt Furtado.

Proposta prevê jornada de 44 horas semanais e pagamento de hora extra. Texto também obriga recolhimento de FGTS e seguro-desempr.

A pesquisa é realizada pela CNC e está sendo divulgada pela Fecomércio-RS nesta terça-feira (20).

A Força Sindical-RS participou da programação da XXII Semana de Consciência Negra em Porto Alegre, na tarde desta segunda-feira, 19.

Comerciário, sua presença é fundamental. Somente participando da assembleia você decidirá sobre as ações futuras da entidade e a sua atuação. Vem com a gente!.

Encontro em Genebra vai até o dia 17 de novembro.

Os negros nos mercados metropolitanos.

O presidente da Federação, Clàudio Janta, apresentou algumas informações referentes ao projeto que regulamenta a categoria de comerciário e à votação do Fator Previdenciário.

Segundo o Departamento, os novos índices do piso regional 2013 passam a valer a partir de fevereiro.

As atividades integram ações em comemoração ao dia 27/10, data que marca a mobilização Pró-Saúde da População Negra.

O evento divulgará dados e estudos realizados pelo Observatório do Trabalho no ano de 2012.

A mesa de debates será no dia 19/11/2012.

Variação que era de 0,41% no início de novembro passou para 0,28%.

O ponto de concentração será no Salão Verde da Câmara dos Deputados, às 14 horas.

O enterro será hoje.

A equipe do Sindec trabalhou ontem em dois turnos, sendo pela manhã a fiscalização realizada nos comércios de bairro e, à tarde, nos shopping centers.

O governador afirmou que o índice não é o ideal, mas significativo.

A Força Sindical-RS, através de sua produtora Silvia Duarte, está no apoio do evento.

Trabalhadores mobilizaram-se em frente ao Palácio Piratini, onde líderes entregaram documento ao governador.

Na comparação com igual mês do ano anterior, as vendas do varejo tiveram acréscimo de 7,05%. Em termos comparativos, o Brasil apresentou desempenho superior ao gaúcho, com alta interanual de 8,45%.

O texto aprovado fixa a jornada normal de trabalho dos comerciários que trabalham em lojas, agências de turismo, salões de beleza ou outros estabelecimentos comerciais em 8 horas diárias e 44 semanais e.

A taxa de desemprego total dos negros passou de 12,2% da população economicamente ativa em 2010 para 11,1% no ano seguinte.

Dionísio Mazui e João Vilmar estiveram nas últimas reuniões realizadas com as bancadas do PP, PT e hoje com o PTB.

Antes do segundo turno eleitoral, ocorrido em 28 de outubro, Marco Maia havia dito que iria procurar os ministérios da Fazenda e da Previdência para discutir o assunto.

Entre 2010 e 2011, apenas o Centro-Oeste registrou taxa de crescimento similar à verificada entre 2010 e 2009 (6,0% e 6,2%, respectivamente). Nas demais regiões, o crescimento do emprego formal, em 2011, foi inferior ao observado em 2010.

A mobilização será na próxima quarta-feira, 14, com concentração no Largo Cairú, a partir das 9h.

O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, ponderou que não é plausível o Brasil atingir o pleno emprego apenas nas áreas de serviços e comércio e sofrer com taxas declinantes na indústria.

Presidente Clàudio Janta cobrou bons projetos e desenvolvimento para a região de Fronteira. Lélio Falcão coordenou organização do evento.

O segundo dia de conferência contou com mesa na manhã da sexta-feira, dia 9/11/2012, integrada pelo vereador Germano Camacho, presidente da Câmara de Livramento.

Apesar do aumento do endividamento, a parcela de famílias que se declaram muito endividadas caiu de 20,8% em setembro para 10,3% em outubro.

O objetivo deste debate é.

O evento ocorre em Livramente e Rivera nesta semana, nos dias 8 e 9 de novembro.

O diretor do Sindec/Porto Alegre e secretário de Juventude da Força Sindical, Jefferson Tiego, avalia que falta ainda ao governo do Brasil, em específico, criar programas que incluam os jovens no mercado de trabalho efetivamente.

É fundamental acelerar os investimentos públicos, assim como construir um aparato regulatório que possa estimular investimentos.

O tema “Democracia, Cidades e Desenvolvimento Sustentável” em 2013 é um indicativo de que o debate do evento desse ano (“Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental”) e as questões levantadas na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) devem prosseguir nesta edição.

A Força Sindical atua como central junto a seus sindicatos filiados para desenvolver as políticas dos setores em todos os estados do Brasil.

No ano, a cesta acumula alta de 10,42% e em doze meses está 10,23% mais cara.

A comemoração do Dia do Comerciário e a posse da Diretoria do Sindec/Porto Alegre ocorreu neste domingo, dia 4 de novembro de 2012, na Casa do Gaúcho em clima de descontração e muita celebração. O presidente da entidade, Nilton Souza Neco, destacou o empenho dos trabalhadores em fazerem parte de seu sindicato.

O presidente Nilton Neco destacou as políticas de Trabalho Decente que marcam as lutas da categoria e também agradeceu aos presentes a resposta que os comerciários deram ao trabalho do sindicato, ao lançar um candidato ao Legislativo municipal e elegê-lo.

A festa acontecerá na Casa do Gaúcho e contará com almoço.

Agências da Caixa Econômica Federal estão autorizadas a receber os antigos formulários de rescisão até 31 de janeiro de 2013.

O levantamento divulgado pelo Dieese destaca que, das cerca de 82 mil novas vagas, 53 mil estão no setor de serviços.

“O fator foi muito perverso porque tirou benefícios das pessoas que pagaram a Previdência sua vida inteira e, na hora que mais precisam, perderam 40% do salário”, observa Paulinho.

Os três subindicadores referentes ao mercado de trabalho tiveram queda, mas ainda mostram uma acomodação em níveis elevados.