Conteúdo da página

Novembro de 2009

Notícias do sindicato ordenadas cronologicamente.

Notícias deste mês

As empresas deverão se adaptar à portaria do Ministério da Previdência Social que prevê nova documentação relativas à segurança do trabalho para fins de homologação nos sindicatos para processamento pela Previdência.A portaria 254/09 dispõe sobre a publicação dos índices de frequência, gravidade e custo, por atividade econômica, considerados para o cálculo do Fator Acidentário de Prevenção (FAP).

O Sindicato dos Comerciários de Canoas realizou caminhada no centro de Canoas nesta quinta-feira, dia 26, até o Sindilojas do município, onde foi entregue a pauta de reivindicação salarial dos comerciários da região. Estavam presentes também o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec), a Força Sindical, com o presidente Clàudio Janta e a Federação Intermunicipal de Sindicatos de Trabalhadores no Comércio de Bens e de Serviços (Fetracos).  .

O Sindec realizou mais um curso de cipa, desta vez na Brunetto Comércio de Alimentos LTDA. Os encontros aconteceram de 16 a 20 de novembro de 2009.

A designer do Sindec, Tatiéle Trindade, é destaque da edição do mês de novembro da revista ?computers arts brasil?, de São Paulo, com a publicação do trabalho ?Sutilezas naturais?, desenvolvido em Corel Draw.

p>Os comerciários de Porto Alegre realizaram, dia 19/11, na sede central do Sindec, assembléia de previsão orçamentária para o próximo ano. Na ocasião, o presidente da entidade, Nilton Neco, fez um relato do andamento da negociação da data-base, marcada pela intransigência patronal em atender as reivindicações da classe. .

O Sindec realizou mais um curso de cipa, desta vez na C&A do Shopping Iguatemi. Os encontros aconteceram de 27 a 29 de outubro de 2009, com carga horária de 20 horas.Para entrar em contato com o Sindec, ligue: (51) 32545500 .

Nilton Neco, presidente do Sindec participou na manhã desta quarta-feira, dia 18, da oficina sobre informalidade no comércio de Porto Alegre, promovida pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). .

A importância do fortalecimento da Fetracos (Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores no Comércio da Força Sindical no Rio Grande do Sul) no interior do Estado como aporte político para os sindicatos foi o principal tema em discussão nesta terça-feira, 17 de novembro, na reunião mensal da entidade.

ciou nesta terça-feira, dia 17, oficina sobre informalidade no comércio de Porto Alegre, promovida pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). O encontro tem como objetivo apresentar e discutir com os participantes propostas para melhorar a situação do trabalhador que atua na informalidade.

Mais de 250 funcionários do Magazine Luiza participaram da festa de fim de ano da empresa na sede de Ipanema do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Porto Alegre (Sindec). .

 A Força Sindical investe em qualificação e aprimoramento dos dirigentes sindicais e realiza o II Curso de dicção, oratória e formação Sindical no os dias 16, 17, 18, 19 e 20 de novembro na praia de Magistério, litoral norte gaúcho.

O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócioeconômicos (Dieese) vai coordenar uma oficina com o tema da informalidade no comércio de Porto Alegre, nos dias 17 e 18 de novembro, no Grand Hotel Express (Riachuelo, 1070), das 9 às 18 horas. O objetivo é achar soluções para combater o comércio informal.

A Força Sindical-RS esteve presente na 6ª Marcha dos Trabalhadores, dia 11 de novembro, em Brasília, com cerca de 120 representantes. A Marcha reuniu 50 mil trabalhadores das centrais sindicais de todo o país defendendo a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais.

Ao contrário das informações divulgadas equivocadamente pelo Sindilojas, as empresas do comércio varejista de Porto Alegre que assinaram acordo coletivo com o Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindec) poderão abrir suas lojas e utilizar mão-de-obra no próximo feriado, domingo, 15 de novembro, desde que cumpram as cláusulas estabelecidas. .

Os funcionários do Sindec participaram do Seminário de Qualificação, no sábado, 7 de novembro, na sede de Ipanema.

Almoço de confraternização, reencontros, homenagens, show e sorteio de brindes marcaram a festa do Sindec para o Dia do Comerciário, comemorada domingo, 8 de novembro, no Ginásio de Esportes de Ipanema, que contou com a presença de 1.200 pessoas.

 Clàudio Janta, presidente da Força Sindical-RS, participou na noite desta quinta-feira, dia 5, da posse da nova diretoria do SecGuaíba ? Sindicatos dos Empregados do Comércio de Guaíba.

Com o apoio da Força Sindical-RS, o Sindicato dos Rodoviários fez na manhã desta quinta-feira, 5 de novembro, uma paralisação nos pontos de ônibus das linhas Jari e Passo Dornelles, na rua Paraiso, próximo à avenida Protásio Alves, em Porto Alegre.

A Força Sindical-RS e os sindicatos filiados realizaram uma marcha no centro da Capital, nesta quinta-feira, 5 de novembro, pela redução da jornada semanal de trabalho de 44 para 40 horas. Com o canto ?olê, olá, reduz a jornada que eu preciso trabalhar?, cerca de 500 trabalhadores saíram da sede da Central na avenida Cristóvão Colombo e seguiram pelas ruas Alberto Bins, Doutor Flores, Salgado Filho, Borges de Medeiros, até a Prefeitura, com parada na Esquina Democrática, onde falaram com a população. ?A Força vem hoje na Esquina Democrática, nesta esquina onde os trabalhadores lutaram pela anistia, pelas Diretas, é aqui que vamos conquistar as 40 horas?, declarou o presidente da Força Sindical, Clàudio Janta.

O Sindec , a Força Sindical ? RS e as federações filiadas promovem marcha, nesta quinta-feira, dia 5, às 9h, para reivindicar a aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) nº 231/95, que reduz a jornada semanal de trabalho de 44 horas para 40 horas. A Força Sindical defende que com a aprovação serão gerados cerca de 2,2 milhões de novos postos de trabalho, destes mais de 30 mil somente em Porto Alegre. .

Voltar pro topo