Conteúdo da página

Novembro de 2008

Notícias do sindicato ordenadas cronologicamente.

Notícias deste mês

A cada 2 anos, as entidades filiadas ao Dieese escolhem os integrantes da Direção Nacional Sindical da instituição. Tadeu Morais, que também é secretário de Organização e Mobilização da Força Sindical Estadual de São Paulo.

Atenção Comerciários, somos todos iguais, temos direitos iguais, não podemos aceitar a proposta de divisão da categoria: SOMOS TODOS TRABALHADORES DE 1º CATEGORIA!.

Foi produtiva a reunião entre as Centrais Sindicais e o presidente Lula na noite da quarta-feira (26), em Brasília. No encontro que precede a grande concentração sindical da 5ª Marcha, marcada para o dia 3 de dezembro.

De acordo com a OIT, um fator que colaborou para esse crescimento no nível salarial no Brasil foi um processo de valorização do salário mínimo, especialmente a partir de 2004. Daquele ano até 2008, o crescimento médio foi de 10%, num total de aumento em 43%.

Na oportunidade, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, fará uma exposição da situação econômica do País. Para o movimento sindical, um dos principais problemas da economia é a alta de crédito ao consumidor.

Em parceria com a indústria e o comércio, o governo do Estado anunciou ontem que serão investidos pelo menos R$ 6 milhões em qualificação profissional em 2009. As inscrições e o detalhamento dos cursos estão previstos para fevereiro.

A geração de empregos com Carteira assinada continuou crescendo no País em outubro, com a criação de 61.401 novos postos, uma alta de 0,20% em relação ao estoque do mês anterior.

A reunião com o ministro, os líderes sindicais entregaram o documento unitário das Centrais, com 18 propostas para amenizar os efeitos da crise financeira sobre o Brasil, principalmente no que se refere ao mercado de trabalho.

O estudo mostra que a população negra desempregada é proporcionalmente maior que a população não-negra. Em 2007, a população economicamente ativa negra era de 3.678 mil pessoas, cerca de 36,1% da força de trabalho da região.

Atenção setor lojista!O SINDEC convoca os comerciários para manifestar o repúdio à proposta patronal, com mobilizações relâmpago a partir desta segunda-feira (24 de novembro).

A Assembléia do dia 17/11 ratificou a postura já adotada pelo sindicato, desde abril de 2007, só haverá negociação com os sindicatos patronais referente ao trabalho nos feriados mediante negociação conjunta do trabalho aos domingos.

No documento, as Centrais pedem que o governo assegure a manutenção dos investimentos públicos, da política de valorização do salário mínimo, da política de correção das faixas da tabela do Imposto de Renda - com ampliação das faixas e da Agenda do Trabalho Decente.

As dez atividades pesquisadas tiveram crescimento em setembro, na comparação com agosto, com maior destaque para equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (6,9%); veículos e motos.

Vendas registram alta de 10,4% no acumulado deste anoO receio de que o preço dos produtos poderiam disparar em razão da crise financeira internacional pode ter motivado o consumidor a comprar mais em setembro.

O Sindec convoca os comerciários de Porto Alegre - sindicalizados ou não - para comparecer em Assembléia Geral Extraordinária, nesta segunda-feira (17), na sede do sindicato (Rua Gen. Vitorino, 113), às 19h 30mim.

O projeto terá início no dia 14 de novembro, na Sede Recreativa do Sindec, em Ipanema e será desenvolvido pelos acadêmicos do curso de Educação Física do IPA.

O ginásio da Sede Recreativa do Sindec ficou lotado com mais de 700 pessoas, entre comerciário e familiares, no último domingo (9), para tradicional almoço promovido pelo Sindec para homenagear a categoria pela passagem do Dia do Comerciário.

O Sindicato dos Comerciários promoverá o primeiro curso de qualificação para prepostos no dia 13 de novembro.

O deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), que é presidente da Força Sindical, defendeu a contribuição sindical obrigatória para os servidores. ?Na grande maioria do setor público, o dirigente sindical não tem um centavo nem pra alugar um carro de som quando precisa fazer manifestação. Isso é generalizado. Dá pra contar na mão os Sindicatos que têm recursos".

O Conselho de Administração da OIT examinará o impacto global que a atual crise financeira e econômica está tendo sobre os governos, trabalhadores e empregadores durante a 303ª sessão que começa hoje (06/11) nesta cidade.

No dia 09 de novembro, o Sindec estará oferecendo para os seus associados almoço de confraternização na sede Recreativa do Sindec, em Ipanema. O evento contará com sorteio de brindes e show surpresa.

?Tudo o que temos feito nestes quatro anos devemos a nossa diretoria e aos comerciários que acreditam no nosso trabalho. Por isso, hoje, agradeço a grande família comerciaria que tem sido a alavanca de nossos empregos. Feliz Dia do Comerciário a todos?, Nilton Neco.

João Carlos Gonçalves (Juruna), secretário-geral da Força, explica: ?O presidente tem se mostrado aberto à discussão dos meios de enfrentamento da crise. Ele já ouviu o setor produtivo e, também, representantes do segmento financeiro. Falta ouvir os trabalhadores, por meio das Centrais Sindicais?.

No último sábado (1º) ocorreu a semifinal e a final do Campeonato Serafim Dias. Os jogos da semifinal levaram as equipes Lothus e Nacional 37 para a final.

O senador observou que o fator previdenciário só existe no Brasil e trata-se de ?um instrumento perverso, que atinge principalmente os mais pobres?, que ele espera ?possa ser varrido do País?.

Para fazer consultas sobre vagas de emprego, foi criado um box à direita da página do Sine de cada estado. Os links vão direcionar às páginas que oferecem as vagas. Atualmente, o ministério conta com 27 superintendências regionais, 114 gerências e 480 agências.