Conteúdo da página

Novembro de 2007

Notícias do sindicato ordenadas cronologicamente.

Notícias deste mês

As Convenções Coletivas de Trabalho 2007/2008 dos trabalhadores do comércio de Porto Alegre já estão disponíveis em arquivo PDF para dowload em nossa página.

Novo retrato da economia mostra que participação recuou de 7,10% em 2004 para 6,72% em 2005.O levantamento divulgado ontem pela Fundação de Economia e Estatística do Estado (FEE), em parceria o IBGE, apontou que, entre 2004-2005, houve queda de um ponto percentual na participação do RS na economia do país.

Sindec e comerciários que trabalham no entorno da loja Rainha das Noivas da Rua Vigário José Inácio, que incendiou na sexta-feira, dia 16 de novembro, realizaram um protesto hoje no centro de Porto Alegre para pedir providências quanto à limpeza do local.

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) decidiu adotar medidas de segurança contra fraudes nas operações de empréstimos consignados aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Após quatro horas de discussão, a Câmara dos Deputados aprovou ontem (20) medida provisória que autoriza atividades comerciais aos domingos, derrubando texto do Senado que condicionava a abertura do comércio nesses dias a convenções coletivas de trabalho.

rojeto de nova consolidação das leis trabalhistas divide representantes de trabalhadores e empresários e advogados especializados. Apesar de o autor, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), garantir que não serão criados direitos, mas apenas reunidas normas que estão espalhadas em mais de 240 leis, o temor é o de que esse processo esconda alguma mudança no conteúdo das regras.

O dia 14 de novembro de 2007 entra para a história dos Comerciários de Porto Alegre por ser a data em que a categoria aprovou em assembléia geral, a Convenção Coletiva com o maior reajuste da classe no País e cláusulas inovadoras, como a questão do Trabalho Decente, grande avanço do sindicalismo mundial.

Grande vitória para a categoria! Os comerciários de Porto Alegre aprovaram em assembléia realizada no dia 14 de novembro, no Sindec, o reajuste médio de 7% dos pisos do comércio em geral e 7,78% dos pisos dos concessionários de veículos. Nos salários o aumento foi de 6% e 6,78%, respectivamente.

Participe da ASSEMBLÉIA GERAL, nesta quarta-feira, 14 de novembro, às 19h 30min, no Auditório do SINDEC (Rua General Vitorino, 113 ? 7° andar).

comerciários aprovaram a regulamentação das contribuições em Assembléia que instaurou o início da negociação coletiva 2007/2008, realizada no dia 30 de agosto, na sede do Sindicato.

Aproximadamente 500 pessoas, dentre comerciários e familiares, estiveram presentes na festa em homenagem ao Dia dos Comerciários, neste domingo (04/11), no ginásio de esportes Serafim Dias, em Ipanema.