Conteúdo da página

Marco de 2012

Notícias do sindicato ordenadas cronologicamente.

Notícias deste mês

Dicas simples evitam que você tenha transtornos durante sua busca de emprego.

Para proponente do projeto, a proposta "proporcionará amplo debate sobre a melhor distribuição da carga tributária suportada pelos diversos setores da economia".

Repasse para o consumidor vai depender do cálculo feito por cada lojista.

A maior alta ocorreu na região metropolitana de São Paulo, onde a taxa subiu de 9,6% para 10,4%.

Em Porto Alegre, no dia 26, os comerciários fizeram seu papel na passeata de mais de 10 mil pessoas entre o Largo Glênio Peres e a Praça da Matriz. durante os atos contra a Desindustrialização.

O dirigente da Força Sindical-RS Dionísio Mazui, o diretor conselheiro do Sindec João Pereira, e o economista Mario de Lima estavam no ato.

Em reunião entre advogados, colaboradores e diretores, o departamento avaliou casos e programou atividades como Conferência Nacional do Emprego e Trabalho Decente em Brasília.

Veja as sete coisas que os bancos não contam.

Debates aconteceram no auditório do Sindipolo, abordando cenário para as negociações coletivas em 2012 e alertando para os reflexos da alta rotatividade na valorização dos salários.

Após duas semanas de curso, o sindicalista destacas as diferenças de costumes que refletem no comportamento e na luta da juventude trabalhadora local.

Nilton Neco está em Genebra, na Suíça, onde integra pela bancada dos trabalhadores o Conselho Administrativo da OIT.

Atividade ocorre em São Paulo.

Sindec em Ação em benefício do associado.

Em relação a janeiro do ano passado, houve aumento de 7,3% nas vendas.

A presidência da ALRS, na pessoas da deputada Zila, recebeu o documento unitária das centrais, empresários e estudantes.

Recepcionados pelo presidente Clàudio Janta, o presidente nacional da central, Paulinho Pereira, e o vice, Miguel Torres estiveram em Porto Alegre para os atos e a passeata.

O vice-presidente da Fetracos, Dionísio Mazui, destacou o caráter histórico da união entre trabalhadores e empresários pelo desenvolvimento do país. O presidente Clàudio Janta recepcionou o presidente nacional da Força Sindical, Paulinho Pereira.

Neco representa os trabalhadores no Conselho de Administração da organização.

A concentração da passeata será no Largo Glênio Peres, no Centro de Porto Alegre, a partir das 13h.

De acordo com a pesquisa "O Observador Brasil 2011", a classe C recebeu 2,7 milhões de brasileiros em 2011, vindos da classe DE.

As adequações são uma vitória da categoria.

O Ipea destacou que “todos os setores (para os quais há informações) registraram diminuição da jornada extraconstitucional”.

Para a Fecomércio-RS, que divulga a pesquisa que é apurada pela CNC, tal comportamento é coerente com a conjuntura econômica atual, visto que este ano se iniciou com perspectivas menos positivas do que 2011.

Cerca de 90% dos trabalhadores tiveram reajuste salarial acima da inflação em 2011.

Pela análise das provas a magistrada teve certeza de que a licença sem remuneração foi uma simulação da empresa para tentar prejudicar direitos do reclamante.

O resultado confirma um novo recorde histórico do Idese, que, desde 2000, apresenta melhoria contínua — incremento médio de 0,5% ao ano.

O ticket médio deverá ficar em torno de R$ 70,00.

A discussão abordou as dificuldades relacionadas à legislação de produção, exportação e também regulamentação profissional.

Comerciários e comerciárias estão convidados a participar da passeata que ocorre dia 26/03, com concentração às 14h, no Largo Glênio Peres. Caminhada vai até a ALRS.

-geral da OIT, adiantou para 30 de setembro de 2012 a data de finalização de seu mandato como Diretor-Geral da OIT. O processo de nomeação do novo Diretor-Geral da OIT será realizado em duas reuniões do Conselho de Administração, em 30 de março (audiência das pessoas que serão candidatas) e em 28 de maio de 2012 (votação).

“A questão da água é fundamental para garantir emprego e renda", afirma o presidente da Força Verde, Lélio Falcão.

Sindec participou do encontro, que debateu resultados e encaminhamentos para campanhas salariais e definiu novas propostas para o III Congresso Estadual.

No Brasil, o foro será realizado nos dias 9 e 10 de abril.

Em julho de 2012, o Sindec-POA completa 80 anos ao lado das comerciários e dos comerciários.

“Vemos o anúncio de instalação de fábricas no nosso Estado, e percebemos a dificuldade dessas empresas se instalarem na Fronteira Oeste” afirma Janta.

O indicador acusou altas de 6,5% em janeiro e de 7,4% em fevereiro.

O encontro debate o desenvolvimento e os problemas econômicos da região.

De acordo com os números do Caged, o Brasil criou 150,6 mil empregos formais em fevereiro, resultado superior a janeiro.

O Jardim Botânico de Porto Alegre foi aberto ao público em 1958 com a exposição das primeiras coleções de palmeiras, coníferas, cactaceas, agaváceas e liliáceas.

Dessa forma, nos casos em que o trabalhador não consegue receber o benefício previdenciário, a empresa tem o dever social de arcar com os salários deste empregado até que a situação se restabeleça.

"Na época em que a CLT foi criada, havia muito mais discriminação e preconceito em relação às mulheres, tanto no sentido de as proteger demais em algumas situações quanto de restringir seu acesso ao mercado. Essa garantia me parece um resquício disso", diz o advogado.

O Sindec-POA é parceiro das atividades da Força Cultural. Prestigie, comerciário (a)!.

Os acidentes de trabalho não podem continuar sendo explicados como fatalidade, devendo ser tratados como resultado de falhas de gestão dos processos produtivos, na maioria das vezes evitáveis por meio da prevenção. Este entendimento foi debatido ontem em reunião em Brasília.

Proposta de isentar os benefícios trabalhistas da mordida do Leão será incorporada a medida provisório e terá de passar por votação no Congresso.

As centrais sindicais reclamaram ontem da falta de avanço na negociação de reivindicações trabalhistas com o governo e cobraram ações mais incisivas contra a desindustrialização, que pode gerar desemprego na indústria.

O procedimento é o próprio beneficiário procurar a agência responsável pelo pagamento e entrar com um pedido de revisão. Para isso, não há necessidade de contratação de intermediários.

As propostas são de autoria dos deputados federais Paulinho da Força (PDT) e Vicentinho (PT).

A expectativa é de que os lojistas da Capital gerem um volume de empregos temporários superior ao ano passado, que pode chegar aos 30%.

O governo vai implementar ainda neste ano o Sistema de Informações de Registro Civil (Sirc), unificando as informações de nascimento, casamento e óbito de cada cidadão.

Aprovado em concurso, ele pediu desconstituição da aposentadoria e a contagem do tempo de contribuição para o fim de adquirir novo benefício pelo regime próprio de previdência dos servidores federais.

Visitas às principais redações do Rio Grande do Sul apresentam agenda de lutas e mobilizações do sindicato para a imprensa. O encontro também marca o agradecimento pelo espaço que os veículos de comunicação concederam às pautas trabalhistas em 2011.

O setor têxtil chegou a negociar a inclusão no plano Brasil Maior, mas avaliou que a troca do recolhimento de 20% sobre a folha para 1,5% sobre a receita bruta não traria desoneração de fato, segundo Aguinaldo Diniz Filho, presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Calçados e Vestuário de Picada Café e Nova Petrópolis (SINDCAL) comemorou o Dia da Mulher no último final de semana promovendo uma bonita festa para as trabalhadoras da região.

No resultado geral do ICEC-RS do mês de fevereiro, houve um pequeno aumento de 0,9%, ao marcar 124,1 pontos frente aos 123,0 pontos de janeiro deste ano.

Evento reunirá sindicalistas e lideranças políticas e sociais em Uruguaiana para discutir o desenvolvimento da região.

É um absurdo esta mesmice conformista dos tecnocratas do Banco Central.

A diretora de Assuntos Relacionados à Cultura e Formação Profissional do Sindec-POA, Tânia Ruchinsque, representou o sindicato dos comerciários e destacou a importância da data para as lutas das mulheres.

A certidão de ação trabalhista é muito solicitada por pessoas que pretendem comprar um bem e desejam saber ao certo se o mesmo está livre de ser tomado no futuro para cobrir dívidas do atual proprietário.

Para as empresas, a taxa média fica, com a redução, em 55,13% ao ano (3,73% mensais).

O Sindicalista destacou que homem pode tranquilamente auxiliar nos trabalhos domésticos em casa. Para ele, Trabalho Decente para as mulheres é ter lugar no mercado de trabalho e descanso nas horas de lazer.

Na abertura das comemorações do Dia Internacional da Mulher a produtora cultural Silvia Duarte abriu o ciclo de debates Força do Pensamento com a leitura da poesia "De mulher para Mulher" emocionando as presentes. O ciclo de debates tem sua primeira edição de 2012 nesta data fundamental para o mundo.

Nesta quarta-feira, num final de tarde e início de noite quentes, a central fez o Largo Glênio Peres pegar fogo de animação e alegria.

O evento integra as programações da central em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Parabéns, mulheres, que vocês continuem indo cada vez mais longe com suas conquistas.

Ainda que o trabalhador seja parente dos sócios da empresa, se a prestação de serviços ocorre com todos os requisitos previstos nos artigos 2º e 3º da CLT (ou seja, com pessoalidade, de forma subordinada e não eventual e mediante remuneração), a relação é de emprego.

A Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) entendeu que o assalto de que foi vítima um trabalhador da Transportadora Binotto S.A não representou evento fortuito.

Com relação ao prestador de serviços, o contrato de experiência serve para que se possa avaliar as condições de trabalho como um todo, de modo a possibilitar a manutenção do vínculo depois de encerrado o prazo acertado inicialmente.

O estudo é feito no mês de março devido às comemorações do Dia Internacional da Mulher e faz parte do Sistema da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), que utiliza dados de sete regiões metropolitanas.

Dirigentes e colaboradores da Força Sindical RS estiveram presentes no planário da Assembleia Legislativa RS, para acompanhar a votação do reajuste do piso regional.

O Sistema de Pesquisa Emprego e Desemprego do Dieese apresenta o estudo sobre a realidade das mulheres no mercado de trabalho.

Quem ainda não pegou o abono tem até 29 de junho deste ano para receber.

O Índice da Situação Atual (ISA-S) teve retração interanual de 8,1%, enquanto o Índice de Expectativas registrou alta de 0,7%.

O calor deste verão fez com que a maior procura fosse por ar-condicionados e ventiladores, seguido por confecções, eletros e móveis.

O caso mais grave entre os Estados que ainda não sabem se conseguirão se adaptar é do Rio Grande do Sul, que tem o menor piso do País.

O entendimento foi formalizado ontem no Tribunal Superior do Trabalho (TST), no julgamento de uma ação de um sindicato contra um supermercado do Pará.

Foram convidados sindicalistas e especialistas em Direito do Trabalho, além do representante do governo e da OIT para debater o assunto.

Pesquisa feita com 572 profissionais apontou que 94% gostariam de trocar de trabalho neste 2012.

A pesquisa realizada pela CNC e divulgada nesta segunda-feira (05) pela Fecomércio-RS marcou 119,4 pontos, em um score que vai de zero até 200 pontos – sendo considerado pessimismo abaixo de 100 e otimismo acima de 100.

Muitas vezes as pessoas acabam deixando o descanso de lado, o que pode vir a causar diversos prejuízos para a saúde c.

Os postos do INSS não podem exigir memória de cálculo do ruído para atividade especial exercida até 2001, segundo decisão do Conselho de Recursos da Previdência Social, última instância nos processos administrativos.

De acordo com o texto, o empregador que descumprir a lei será obrigado a pagar à empregada multa correspondente a cinco vezes a diferença verificada em todo o período da contratação.

O texto foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde será discutido e votado, antes de seguir para dois turnos de discussão e votação em plenário.

Saiba como proteger seus olhos do esforço prolongado diante das tarefas do computados. Leia e compartilhe!.

Presidente da Força Sindical-RS e da Fetracos, Clàudio Janta, comenta manifesto das centrais em defesa do desenvolvimento brasileiro.

O percentual de endividamento no Estado teve um pequeno aumento na comparação com o mês de janeiro, ao passar de 68,5% em jan/12 para 72,2% em fev/12.

O prazo para o recolhimento das contribuições é até o dia 15 de cada mês.

Voltar pro topo