Conteúdo da página

Marco de 2008

Notícias do sindicato ordenadas cronologicamente.

Notícias deste mês

O crescimento econômico do Brasil traz consigo o problema da carência de técnicos para atender a demanda do setor industrial.

O uso da televisão para influenciar o consumidor no momento da compra começa a ganhar mais espaço no varejo, em especial no setor de supermercados.

O Prêmio Melhores Mulheres é uma iniciativa da Lojas Renner e do Jornal do Comércio. Em sua 6ª edição, o evento premia as mulheres gaúchas que mais se destacaram em sua atividade profissional.

A taxa subiu para 11,3% em fevereiro com 221 mil fora do mercado. No país, também o percentual pulou de 14,2% para 14,5%.

Prefeitura distribuirá 1,5 milhão de folhetos com informações à população sobre como evitar contaminaçãoAo declarar guerra à dengue, Porto Alegre convocou a ajuda de um exército de 18 mil taxistas e cobradores de ônibus.

O comércio do Rio Grande do Sul começou 2008 com ótimas perspectivas. A região Metropolitana de Porto Alegre teve variação positiva de 6,6% em janeiro.

O projeto de Lei da Câmara (PLC 42/07) que trata da política de reajuste do salário mínimo está na pauta do Senado e tem votação prevista para a sessão deliberativa ordinária de terça-feira (25), com início previsto para as 14h.

A jutiça proíbe Lojas Americanas e outras de funcionar nos feriados. Autorização só mesmo em Convenção Coletiva de Trabalho feita com o SINDEC.

A solicitação do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec) de revisar os critérios de isenção de passagem será discutida em Audiência Pública no dia 31 de março, a partir das 19 horas, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

Os medicamentos terão reajustes entre 2,52% e 4,61% ? média de 3,18% ? a partir de 31 de março. Os índices foram divulgados sexta-feira, dia 14, pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed).

A delegacia de Mulher estará com uma equipe itinerante que atenderá os bairros e vilas distanciado do centro da Capital, como por exemplo a Restinga, na zona Sul de Porto Alegre. O projeto deve ter início em 30 dias.

O aviso prévio integra o contrato de trabalho para todos os efeitos legais, incluindo os benefícios concedidos habitualmente pelo empregador. Caso a empresa descumpra a determinação, deverá indenizar o reclamante.

As passarelas que ligarão o Terminal Tamandaré com o Centro Popular de Compras (Camelódromo), na Praça Rui Barbosa, sobre a Avenida Júlio de Castilhos, deverão ser concluídas no início de abril. Esta será uma das últimas construções do Camelódromo, que vai abrigar 800 vendedores ambulantes que, hoje, trabalham nas ruas centrais da cidade.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje que houve expansão na produção industrial em 11 dos 14 locais pesquisados em janeiro deste ano, na comparação com a produção de dezembro de 2007.

A proposta do governo federal de ratificar as convenções 151 e 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) está gerando polêmica entre parlamentares, entidades sindicais e representantes dos empresários, pelo fato de que ambas promovem modificações nas relações de trabalho.

A Receita Federal do Brasil iniciou hoje (10) em todo o país a fiscalização de 2.634 pessoas físicas suspeitas de gastos incompatíveis com a renda obtida nos últimos cinco anos.

Neste dia 8 de março o Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre parabeniza todas as mulheres, especiais pela sua força e determinação todos os dias do ano!.

Os contribuintes podem deixar prontas suas declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2008 (ano-base 2007). Nesta segunda-feira, abre o prazo de entrega dos documentos e a Receita Federal (RF) já disponibilizou, via site, um simulador para o cálculo do IR.

A história se repete. Há exatos 20 anos, quando foi promulgada a Constituição Federal de 1988, empresários e trabalhadores travavam uma luta quanto à redução da jornada de trabalho. Na época, empregadores defendiam a manutenção das 48 horas semanais e funcionários pediam 40 horas.

Começaram oficialmente, na manhã de ontem (29), atividades do Procon de Porto Alegre. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na Rua dos Andradas, 686, térreo.