Conteúdo da página

Junho de 2012

Notícias do sindicato ordenadas cronologicamente.

Notícias deste mês

Os trabalhadores aproveitam as assembleias para tirar dúvidas também sobre seus direitos.

Estará presente o diretor Luis Carlos Barbosa.

Presidente do Sindec colaborou com o projeto.

Dados do Ministério do Trabalho e Emprego apontam que, até mês passado, 274,4 mil pessoas já haviam retirado o benefício no Estado, o que corresponde a 91% do previsto, de 301,6 mil profissionais.

Presidente Nilton Neco está satisfeito com as confirmações e empenhado nas atividades comemorativas.

Pela plataforma, é possível ter uma compreensão detalhada das atividades econômicas, sobre os empregos, os empreendimentos e a situação do trabalhador. A iniciativa é resultado de uma luta da Força Sindical-RS.

Oficinas e tutoriais para operar a ferramenta serão coordenadas pelo Dieese-RS.

Pelo segundo mês consecutivo, a taxa de desemprego ficou estável no conjunto das sete regiões onde o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) fazem a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED).

O Observatório vai servir principalmente para estudantes, profissionais e interessados no Mundo do Trabalho.

Na busca de alavancar o crescimento da economia, o governo anunciou hoje (27) o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Equipamentos.

A cartilha também está disponível em versão impressa e pode ser adquirida gratuitamente na sede da central e no Sindec-POA.

Comissão especial concluiu a votação do Plano Nacional de Educação (PNE). Se não houver recurso, texto seguirá diretamente para o Senado.

Os quatro setores beneficiados pela desoneração da folha de pagamento criaram, na média, 40% menos vagas formais de empregos nos primeiros cinco meses deste ano em relação ao mesmo período de 2011 - no ano passado, juntos, eles abriram 67 mil vagas, número que caiu para 41 mil em 2012.

O fim do fator previdenciário volta a ser discutido nesta quarta entre governo e centrais sindicais. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, se reúne hoje com líderes de partidos da base aliada para discutir a troca do fator previdenciário pela fórmula 85/95.

Mais conhecida como a creche do Sindec, a Instituição cuida dos filhos e filhas dos sócios do sindicato.

O Brasil continuou mostrando crescimento no mercado de crédito, mas com a inadimplência ainda robusta, chegando ao seu recorde histórico.

Inscreva-se que ainda dá tempo!.

O foco do programa foi a atividade de turismo.

O Ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, lembrou a importância do legado político do avô e cobrou união em torno de ideias.

Os segmentos com maior geração foram: material de construção e veículos.

A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje (25) que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vai oferecer 40 mil vagas em cursos para áreas ligadas ao turismo.

A I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente será realizada no período de 08 a 11 de agosto de 2012, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, SCDC – Setor de Divulgação Cultural, Eixo monumental, lote 05, Brasília-DF.

Nota do secretário-geral da Força Sindical sobre o quadro economico e do emprego.

Ingressos antecipados a R$ 15,00 para ver as bandas porto-alegrenses Funkalister e Renascentes, e a goiana Mechanics.

Esforço governista para tentar acelerar expansão econômica a 4,5% ao ano só deve vingar no próximo ano, avalia Banco Central.

A Comissão Mista de Orçamento da Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira à noite, o relatório preliminar da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que, entre outros assuntos, fixa o valor do salário mínimo para 2013.

A criação de empregos formais registrou, em maio, o pior resultado desde 2009, divulgou hoje (21) o Ministério do Trabalho.

Os resultados fazem parte do ICF-RS (Intenção de Consumo das Famílias gaúchas), pesquisa feita pela CNC e divulgada nesta quinta-feira (21) pela Fecomércio-RS.

Porto Alegre tem a menor taxa de desemprego, com 4,5%. O rendimento médio real dos ocupados ficou em R$ 1.725 no País.

Participam do G20 integrando a delegação da CSI representando a Força Sindical: Nilton Souza da Silva, Secretário de Relações Internacionais da Forca Sindical, e Ortélio Palacio Cuesta, assessor para Assuntos Internacionais da Força Sindical.

O rendimento médio real dos trabalhadores apresentou variação negativa de 0,1% em maio ante abril, mas aumento de 4,9% na compar.

O projeto, que está sendo analisado em caráter conclusivo e não precisará ser aprovado em plenário, passará por mais duas comissões: a de Finanças e Tributação e a de Constituição e Justiça antes de ser encaminhado ao Senado.

A Medida Provisória (MP) 561 que altera regras do Programa Minha Casa, Minha Vida foi aprovada hoje (19) pela Câmara dos Deputados.

O comércio gaúcho vai apostar no sucesso das medidas de estímulo ao crescimento econômico do governo Federal.

As elevadas taxas de juros, fixadas pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil, resultam em enorme transferência de renda da sociedade, especialmente dos mais pobres, para uma parcela minoritária da população, detentora da riqueza financeira.

Agentes da fiscalização do Procon Porto Alegre autuaram nesta segunda-feira, 18, o hipermercado Big Cristal localizado na avenida Diário de Notícias, 500.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a alta de 6,7% na demanda das empresas por crédito registrada em maio recuperou-se parcialmente do tombo de 8,1% observado em abri.

A regra defendida pelo parlamentar prevê reajuste igual a 80% do crescimento do PIB de dois anos antes mais a inflação do ano anterior.

Governo quer mudanças antes das eleições.

A comunidade do Conjunto Costa e Silva recebeu a Força Cultural neste domingo, dia 17 de junho, com a participação de seus moradores, lideranças e entidades culturais.

O sindicalista atua como conselheiro administrativo da OIT e é secretário de Relações Internacionais da Força Sindical.

Para denunciar casos de violência contra os idosos o número é Disque 100 (Secretaria de Direitos Humanos).

O setor foi o que mais contribuiu para a expansão das vendas do comércio varejista como um todo em abril.

Também chamada de imposto sindical, a taxa representa um dia de trabalho e garante benefícios para o trabalhador.

A ação social terá banco de empregos, apoio jurídico e, na tenda da saúde, medição de pressão pelo Laboratório Santa Helena.

A empresa foi condenada em primeira e segunda instâncias ao pagamento da indenização e no TST alegou a ilegalidade da prova, obtida por meio de gravação telefônica com terceiros.

É possível saber se sua declaração foi liberada por meio do site da Receita ou do telefone 146.

A reunião mensal da Federação dos Comerciários da Força Sindical (Fetracos) foi realizada dia 11 de junho, em Porto Alegre, sob a liderança do presidente em exercício, Dionísio Mazui, e da secretária-geral, Ivone Simas.

Nilton Neco e o ministro Brizola Neto querem aprovação à proposta brasileira.

Solicitações devem ser feitas a partir de agosto; só no Distrito Federal, 8 mil casos devem ser analisados pela Previdência Social. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai começar a cobrar os agressores na Justiça, em casos de violência doméstica contra mulheres. O pedido de ressarcimento, chamado de ação regressiva, refere-se aos benefícios pagos pelo INSS à vítima e será feito a partir de agosto.

Delegação da Força Sindical marca presença em debates preliminares em Genebra.

Ministro discursou na 101ª CIT da OIT.

Atualmente no Brasil mais de quatro milhões de crianças e adolescentes estão trabalhando. Na faixa de cinco a 14 anos, em que a legislação proíbe toda forma de trabalho, o número chega a 1,4 milhão.

Neco representou também a Força Sindical.

Tomando os cuidados corretos, você pode evitar aquele resfriado indesejado.

Na plateia, Luiz Carlos Motta, delegado titular das Centrais.

Para conscientizar a população sobre os direitos da pessoa idosa, a Frente Parlamentar em Apoio ao Idoso promoveu ontem o debate Quem Maltrata o Idoso Não Fere Apenas o Corpo, mas Apaga Toda Sua História.

Evento aconteceu na residência da embaixadora Maria Nazaré.

A alta também aparece na comparação com o mesmo mês do ano passado, ao subir 1,5%.

O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, lembrado nesta terça-feira (12), é uma boa oportunidade para o lançamento de campanhas de enfrentamento do mal que assola várias sociedades pelo mundo.

A posse do novo superintendente regional Trabalho e Emprego do Rio Grande do Sul ocorreu nesta segunda-feira no auditório da SRTE/RS, em Porto Alegre.

A candidatura de Janta é decorrência da política em defesa do Trabalho Decente defendida pelo Sindec, o primeiro sindicato do Brasil a incluir esta cláusula em dissídio da categoria.

A promoção encerra no dia 11 de junho, segunda-feira.

A pesquisa foi desenvolvida pelo Instituto Methodus, com a participação de 400 consumidores e 100 empresários do varejo porto-alegrenses, entre os dias 15 a 22 de maio.

O evento enfoca especialmente a exploração e escravização de menores.

Em uma tarde de energia, descontração e alegria, a Força Cultural e Social reuniram no campo do Flamenguinho, na Comunidade da Tuca em Porto Alegre, moradores, visitantes e artistas na comunidade.

Em um dia de alegria e diversão, os comerciários são convidados para participar do Força Cultural. Vem com a gente!.

Texto também prevê prioridade de acesso a analgésicos para pacientes com dor provocada pelo câncer.

Com a chegada das baixas temperaturas em todas as regiões do estado, o item confecções/vestuário (27,2%) e calçados (18,6%) são os dois itens que lideram o levantamento feito pela Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV) com as entidades afiliadas.

Para os próximos meses, a expectativa é de que a Confiança do Comércio permaneça próxima ao nível atual.

Financiamento de US$ 56 milhões busca combater criminalidade.

Pela primeira vez será possível promover a consulta por meio de aplicativos exclusivos para smartphones e tablets.

Neco atua no Conselho Administrativo da OIT.

A inflação no primeiro quadrimestre de 2012 atingiu valores menores em relação ao mesmo período do ano passado.

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na quarta-feira (30) proposta que permite o saque do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para o tratamento de doenças graves, especificando na lei as enfermidades abrangidas.

Faltam apenas 24 dias para terminar o calendário para o pagamento do PIS/Pasep referentes a 2011 e 2012.

Este ano, aproximadamente 25,24 milhões de contribuintes enviaram a declaração; liberação vai até 17 de dezembro.

Os maiores aumentos, no período, foram apurados em Recife (11,08%) e João Pessoa (10,64%).

O programa vai beneficiar, no primeiro ano, famílias com renda mensal até um salário mínimo.

Na comparação interanual, o índice apresentou o pior resultado desde agosto de 2009, ao cair 5,9%. Em abril, a variação interanual havia sido de -4,8%.

A farinha foi o único item que não sofreu alteração de preço no mês (0,00%). Por outro lado, cinco itens tiveram redução, principalmente a batata (-5,13%),a carne (-2,07%) e a manteiga (-2,06%).

O impasse sobre a definição do teto de isenção de Imposto de Renda sobre a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) preocupa os trabalhadores brasileiros que esperam contar com o benefício para ter um rendimento melhor.

Dirigentes das centrais apresentaram demandas e demonstraram afinidade com propostas da Superintendência.

Esplanada da Restinga recebeu shows, brinquedos e serviços sociais para os trabalhadores no fim de semana.

Perfumaria, roupas e calçados são os principais presentes que os namorados pretendem comprar.

A Força Sindical classificou como “decepcionante” o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre de 2012.

Os benefícios valem para qualquer plano contratado a partir de janeiro de 1999.

Corrêa defendeu o sustento dos sindicatos por meio da manutenção da contribuição compulsória – imposto sindical e taxa assistencial – e a unicidade sindical na base.

Neco é secretário de Relações Internacionais da Força Sindical e membro do Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Acreditamos no bom senso do governo para chegar a um acordo com as centrais.

Entre as atrações, estão shows musicais, ações de cidadania e saúde, brinquedos para as crianças e muita alegria. Vem com a gente!.