Conteúdo da página

Julho de 2008

Notícias do sindicato ordenadas cronologicamente.

Notícias deste mês

Em Assembléia Geral Extraordinária, realizada neste sábado (26), na sede do sindicato, os comerciários de Quaraí aprovaram a criação e filiação da entidade à Federação dos Comerciários da Força Sindical.

Com o objetivo de aperfeiçoar sua organização e fortalecer as lutas em defesa dos interesses dos trabalhadores na Região Sul, a Força Sindical realizará no próximo dia 30 (quarta-feira) a II Plenária Sul.

Os acidentes de trabalho são a causa da morte de mais de dois milhões de trabalhadores em todo o mundo: três pessoas morrem a cada minuto.

As inscrições para o Prêmio Comerciário do Ano ? Concurso Minha História no Comércio estão abertas até o dia 15 de setembro.

Os resultados do rendimento real dos trabalhadores ocupados nas seis principais regiões metropolitanas do país (São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Porto Alegre).

A Força Sindical participou na manhã desta terça-feira (22) do ato unitário ?menos juros e mais desenvolvimento?, organizado pelas centrais sindicais.

Um encontro coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo de Porto Alegre reuniu ontem representantes dos taxistas e dos bares e restaurantes da Capital com o objetivo de chegar a um ajuste para tentar reverter o quadro de queda no movimento.

O presidente do Sindec e Secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, participou da reunião do Grupo de Trabalho sobre Integração Hemisférica - GTIH, na cidade de Manágua (Nicarágua), promovida pela CSA.

O impasse foi decidido: a distribuição dos 800 módulos no Centro Popular de Compras da Praça Rui Barbosa, o Camelódromo, será feita pelo critério de antigüidade no comércio das ruas de Porto Alegre.

O dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto, movimentará as lojas da Capital. A expectativa do setor é de um crescimento entre 7% e 8% em relação ao mesmo período do ano passado.

A falta de integração entre os sindicatos de comerciários do Rio Grande do Sul está prestes a acabar. A necessidade de ir além da simples representação está levando o nosso sindicato a se unir a outros e fundar a Federação dos Comerciários da Força Sindical.

Agentes vistoriam três depósitos em busca de produtos falsificados, principalmente tênis e roupas.

As centrais sindicais ? Força Sindical, CTB e UGT ? realizarão um ato na próxima terça-feira (22/7) pela redução da taxa de juros. Os trabalhadores estarão concentrados a partir das 9h 30min, no Viaduto da Conceição, e farão caminhada até a sede do Banco Central em Porto Alegre, na Av. Alberto Bins.

O preço de dez produtos da cesta básica subiu R$ 1,20 em apenas dois dias. A avaliação, feita pelo Movimento de Donas de Casa e Consumidores do RS (MDCC/RS).

Levantamento realizado pelo Procon-SP aponta que, em julho, as taxas médias de juros registraram alta para empréstimo pessoal e cheque especial para pessoa física.

A entrega do Troféu Semear a personalidades que contribuíram e lutaram pela causa comerciária, nesta quinta-feira (10), na Sociedade Libanesa, marcou a passagem dos 76 anos de fundação do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre - Sindec.

Os funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), em greve desde o dia 1º de julho, podem suspender a greve no decorrer desta sexta-feira.

A alta crescente do preço dos alimentos revelou o lado perverso da inversão de política econômica praticada no Brasil. A aposta em uma falsa paridade da moeda brasileira com o dólar não esconde as diferenças colossais entre as duas economias.

O prefeito José Fogaça recebeu nesta segunda-feira (07) o convite para a festa dos 76 anos do Sindec, durante reunião com diretores da entidade.

O número de empresas autorizadas a emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) cresceu 20 vezes em um ano. Entre os motivos para esse aumento está a obrigatoriedade de sua emissão para os setores de cigarros e combustíveis.

A lei do álcool zero deu um empurrão nas vendas de bebidas alcoólicas nos supermercados gaúchos. Sondagem da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), feita na semana passada, indicou alta entre 5% e 10%.

Com base no preço médio da cesta básica de Porto Alegre (R$ 246 72), a mais cara do País no mês de junho, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) estimou que o salário mínimo ideal para suprir as despesas de uma família com dois adultos e duas crianças seria no mês passado de R$ 2.072,70.

A inflação em Porto Alegre acelerou, no âmbito do Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A inflação avançou menos em Porto Alegre. Levantamento do Dieese divulgado ontem aponta que o custo da cesta básica na capital gaúcha subiu 27,24% no período de julho do ano passado até junho de 2008, a menor entre 16 capitais pesquisadas.

A Força Sindical participou, durante os dias 23 e 29 de junho, do Fórum Internacional de lançamento da Campanha de Liberdade Sindical das Américas. O evento, realizado no Paraguai, reuniu dirigentes sindicais das Américas e da Europa, dentre eles representantes da Força Sindical, CUT e UGT.