Conteúdo da página

Fevereiro de 2008

Notícias do sindicato ordenadas cronologicamente.

Notícias deste mês

As obras de construção do Centro Popular de Compras (CPC) estão adiantadas. Cerca de 60% do empreendimento já está pronto e a estimativa de conclusão é para maio deste ano.

uem em alta nos serviços de defesa dos direitos do consumidor no Rio Grande do Sul as reclamações a respeito da cobrança de juros abusivos.

Com 98% dos votos válidos, Nilton Neco foi reeleito presidente do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre ? Sindec. O resultado foi divulgado às 23h40 da noite de ontem (21).

A eleição do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre encerra-se hoje, às 19 horas. A apuração terá início às 20 horas, no sétimo andar da sede do Sindec. A secretaria Eleitoral prevê o fim da contagem dos votos para as 22 horas.

As vendas do comércio varejista cresceram 9,6% no ano passado, o melhor resultado apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 2001. Todas as atividades pesquisadas registraram expansão, impulsionadas sobretudo pelo crédito, mas também pelo aumento da renda, do emprego e das importações.

Os trabalhos de preparação da área que abriga o Terminal Tamandaré, entre as avenidas Júlio de Castilhos e Mauá, serão intensificados nos próximos dias para a construção de passarelas que darão acesso ao Centro Popular de Compras (CPC).

A votação ocorre nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro. Os comerciários poderão votar na sede do Sindec, na rua General Votorino, 113, ou no seu local de trabalho, já que urnas itinerantes serão levadas aos shoppings, centros comerciais e bairros com grande concentração de comerciários.

Novidades Sindical
Eleições 2008

Atenção Comerciário! Participe das eleições do Sindec.19, 20 e 21 de fevereiro.

A cesta básica de Porto Alegre começou o ano com alta. Em janeiro, a cesta chegou a R$ 214,27, um aumento de 0,63% em relação a dezembro do ano passado, de acordo com pesquisa divulgada ontem pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.

Terminará no próximo fim de semana o horário de verão, que começou no dia 14 de outubro de 2007. À meia?noite de sábado, dia 16, ou à 0h de domingo, dia 17, os relógios serão atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro?oeste. O Norte e o Nordeste do país não entraram no esquema.

A produtividade do trabalho na indústria cresceu 4,16% no ano passado, em ritmo mais acelerado que em 2006, quando o ganho de eficiência foi de 2,5%. Foi também o melhor resultado desde a alta de 6% de 2004.

O Presidente do Sindec, Nilton Neco, recebeu, na noite de ontem (12.02), o Título Honorífico Cidadão Emérito de Porto Alegre. A sessão solene ocorreu no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre, com a presença da.

O Rio Grande do Sul é o quarto Estado brasileiro com o maior número de notas de dinheiro falsas em circulação, conforme estatísticas do Banco Central (BC). Informações do BC apontam que o total de notas falsas aumenta de acordo com a atividade econômica.

Homenagem a Nilton Neco será na terça-feira, 12 de fevereiro, na Câmara Municipal de Porto Alegre, a partir das 19 horas.

Centrais sindicais gaúchas farão o lançamento da campanha pela redução da jornada de trabalho, de 44 para 40 horas semanais, sem diminuição salarial, na próxima segunda-feira (11/02), às 11h, na Esquina Democrática (Av. Borges de Medeiros com Rua dos Andradas), em Porto Alegre.

A prefeitura aproveita o Carnaval, quando o fluxo de veículos e pedestres é menor, para concluir correções nas vias da Capital. O término da primeira etapa do Programa de Revitalização Asfáltica de Porto Alegre está próximo.

A partir de hoje a passagem de transporte coletivo em Porto Alegre está mais cara. A tarifa de ônibus subiu de R$ 2,00 para R$ 2,10 e a de táxi-lotação também aumentou em R$ 0,10, passando para R$ 3,10. O novo preço representa um reajuste de 5% no transporte de ônibus.

As novas páginas do FGTS, com serviços disponíveis ao trabalhador, entraram em funcionamento no site da Caixa Econômica Federal (www.caixa.gov.br), com novo padrão visual. A nova sistemática de consulta às informações do Fundo permite que o interessado tenha acesso on-line a todas as contas vinculadas.

Uma liminar da Justiça do Trabalho, concedida a pedido do SINDEC em 31/01/08 desautoriza o funcionamento do comércio no dia 2 de fevereiro com o uso de mão-de-obra dos empregados. Sábado é FERIADO e os comerciários têm direito ao descanso.