Conteúdo da página

Dezembro de 2009

Notícias do sindicato ordenadas cronologicamente.

Notícias deste mês

Sindec se mobiliza para preservar emprego dos funcionários demitidos do Grupo.

O setor de Segurança do Trabalho do SINDEC junto com a DRT fiscalizou e interditou empresa de comércio de alimentos.

Uma proposta que reajusta os salários com um ganho médio de 1,85% além do INPC foi aprovada pelos Comerciários de Porto Alegre, em assembléia geral realizada na noite de ontem (16/12), no auditório da sede central do Sindec. Frente ao índice inflacionário de 4,18% (INPC), o salário dos empregados dos segmentos do comércio geral (lojista e gêneros alimentícios) e comércio de veículos e peças tiveram um reajuste de 5,22%,  1% de aumento real, ou seja ganho além da inflação.

A Força Sindical RS assinou nesta quarta-feira, dia 16, o termo de cooperação entre a prefeitura e entidades organizadoras do Fórum Social Mundial 10 Anos Grande Porto Alegre. Clàudio Janta, presidente da Central, assinou o termo e confirmou o comprometimento e envolvimento da Força Sindical com o Fórum.

O programa de cobertura da inauguração da nova sede da Força Sindical-RS vai ao ar nesta terça-feira, 15 de dezembro, às 21 horas, no canal 20/NET Porto Alegre.O Opinião Livre, do jornalista Diego Casagrande, entrevistou convidados presentes ao evento do dia 3 de dezembro na sede da avenida Cristóvão Colombo. .

O grupo gaúcho Caixa Preta realiza o IV Encontro de Arte de Matriz Africana, de 14 a 20 de dezembro, com espetáculos de teatro, dança e música, oficinas, debates e exposições de artes visuais no Teatro de Arena (dias 14 e 15) e na Sala Álvaro Moreyra eTeatro Renascença (de 16 a 20). .

O Sindec Alvorada ganha Registro Sindical e passa a atuar legalmente e a representar a categoria dos empregados do comércio. O registro foi concedido nesta segunda-feira, dia 14 de dezembro pelo chefe de Gabinete do Ministério do Trabalho e Emprego. .

O presidente da Força Sindical, Clàudio Janta, marcou presença na Convenção Estadual da Ação da Mulher Trabalhista, na sede do PDT, no sábado, 12 de dezembro. Janta manifestou seu apoio à participação da mulher nas direções sindicais.Foram debatidos temas como a cota de 30% da presença feminina nos sindicatos, reivindicação da direção nacional da Força Sindical; relação do trabalho com a família e outros pontos da agenda do trabalho decente voltados para a mulher.

Os comerciários decidem em assembléia, na quarta-feira, 16 de dezembro, se aceitam a proposta patronal de reajuste nos salários da categoria. Em nome do comerciário, o Sindec cobrou respeito dos patrões, que ofereciam um índice inferior à inflação do período nos salários da categoria. Pressionados pela mobilização da classe e do sindicato, os empresários apresentaram outra contra-proposta, que deve ser discutida em conjunto pelos comerciários.

Em decisão inédita e unânime, os integrantes da 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região deram razão ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) e determinaram que os fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego não podem mais autuar as empresas do ramo pelo repasse das contribuições confederativa e assistencial, descontadas em folha de pagamento em favor do sindicato.

O secretário nacional da Juventude da Força Sindical, Jefferson Tiego participou do 16° Encontro Regional entre os países do CONESUL. O evento aconteceu nos dias 5 e 6 de dezembro em Montevidéu, no Uruguai, na sede da PIT ? CNT e contou com a participação de representantes das Centrais Sindicais do Mercosul e jovens trabalhadores. O encontro abordou a formulação de políticas públicas para a juventude e iniciativas para reforçar a participação e atuação dos jovens nas instituições públicas e privadas, além das entidades sindicais. .

A Força Sindical participou do congresso da central sindical OGB.L, de Luxemburgo, nos dias 4 e 5 de dezembro.

Autoridades políticas e representantes das classes empresarial e sindical do Estado e de todo o país prestigiaram na quinta-feira, 3 de dezembro, a inauguração da nova sede da Força Sindical do Rio Grande do Sul. O presidente da Central, Clàudio Janta, descerrou a placa de inauguração com o ministro da Justiça, Tarso Genro, e o prefeito José Fogaça, dando início à cerimônia, que seguiu com o ato solene. ?Estamos inaugurando não só a sede, mas a casa do trabalhador do Rio Grande do Sul; não só dos filiados da Força, mas de todos que precisarem de auxílio e de uma mão amiga?, declarou Janta.

A convenção coletiva 2009/2010 dos empregados de concessionárias de veículos determinou reajuste de 6,5% dos salários da categoria dos empregados representados pelo Sindec. Acordo celebrado em novembro pela entidade e o Sindicato Intermunicipal dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Rio Grande do Sul garantiu o percentual de 7% sobre o piso normativo. Passaram a vigorar, a partir de 1° de novembro, os seguintes valores:.

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Canoas e Cachoeirinha realizou caminhada no centro da cidade nesta terça-feira, 1° de dezembro, até o Sindilojas, onde foi entregue a pauta de reivindicação salarial dos comerciários da região. O Sindec de Porto Alegre e a Força Sindical participaram da manifestação que contou com a presença do presidente da Central, Clàudio Janta.

A lojas Gaston da rua Voluntários da Pátria n°136, no centro de Porto Alegre  recebeu a fiscalização e Medicina da Segurança do Trabalho do Sindec Porto Alegre onde foi constatado irregularidade.  O antigo depósito do prédio corre o risco eminente de desabamento. A Defesa Civil e os Bombeiros foram acionadas pelo Sindec e estiveram no local na manhã desta terça-feira, dia 1º de dezembro e isolaram a área que está em risco. .