Conteúdo da página

Dezembro de 2007

Notícias do sindicato ordenadas cronologicamente.

Notícias deste mês

O Banco Central (BC) alertou ontem que o superaquecimento da economia, impulsionada pelo crédito mais barato e comemorado pelos brasileiros neste Natal, aumenta as incertezas sobre a futura evolução da inflação.

Institucional Notas
Feliz 2008!

Que o novo ano traga paz, saúde, sucesso e felicidade a todos os comerciários e suas famílias!Que seja o ano da compreensão, do trabalho digno, das relações duradouras, da justiça e do respeito ao próximo.O Sindec deseja a todos uma ótima virada e um Ano Novo cheio de realizações!.

Uma marquise com cinco metros de extensão desabou, às 4h45min de ontem, na rua dos Andradas esquina com a General Câmara, no centro do Porto Alegre.

As ações de fiscalização em postos de venda clandestinos de fogos de artifício serão intensificadas em Porto Alegre nos próximos dias para evitar acidentes nas comemorações de Ano-Novo.

A renovação da Convenção Coletiva para o trabalho em domingos e feriados entre o Sindec e o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios inclui uma nova cláusula, que prevê a obrigatoriedade de fechamento dos estabelecimentos até as 20 dos dias 24 e 31 de dezembro.

A projeção do governo para o crescimento da economia no Estado em 2007 é de 7% ante 2006, segundo estudo desenvolvido pela Fundação de Economia e Estatística.

O número de desempregados caiu em novembro para 11,9%, somando 229 mil pessoas, frente a 12,4% registrado no mês de outubro. No mês passado, houve uma redução de 9 mil indivíduos em comparação ao mês anterior.

Um evento em comemoração aos 75 anos da entidade. Na terça-feira, dia 18, na sede recreativa, em Ipanema.

Fiscais da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) apreenderam ontem 2,2 mil unidades de fogos de artifício de tamanhos variados na Capital.

A Força Sindical-RS realizou nesta segunda-feira (17), na sede do Sindec, a cerimônia de encerramento e certificação do curso "Educação para a Ação Sindical na Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho ? em Busca do Trabalho Decente".

O comércio conjunto de gás de cozinha e água mineral gera polêmica em Porto Alegre. A Associação dos Distribuidores de Água Mineral do RS ingressou ontem com representação no Ministério Público para pedir o cumprimento de lei municipal que proíbe a venda de água por distribuidores de gás.

O Conselho Monetário Nacional reduziu para 20 os serviços que podem ser cobrados pelos bancos dos clientes. Estas novas regras passam a vigorar a partir de 30 de abril de 2008, e estão incluídas numa categoria que o conselho classificou como "serviços prioritários".

Com o objetivo de promover o Trabalho Decente e adotar práticas de proteção social, o Sindec e o Sindilojas assinaram nesta quinta-feira (13) recomendação para que as empresas lojistas, nos dias 24 e 31 dezembro, busquem fixar o horário de encerramento da jornada de trabalho.

Institucional Notas
FELIZ NATAL!

O Sindec deseja a todos os comerciários e seus familiares um Natal cheio de paz e luz! Felicidades!.

A Força Sindical e as demais centrais realizarão nesta quarta-feira (5) a 4ª Marcha à Brasília para reivindicar a Redução da jornada de trabalho. Mais e melhores empregos e o Fortalecimento da seguridade social e das políticas públicas.

Depois de oito meses consecutivos no topo do ranking nacional, o custo da cesta básica em Porto Alegre teve queda de 4,11% em novembro. Entre as 16 capitais brasileiras pesquisadas pelo Dieese, a capital gaúcha registrou o segundo maior preço, R$ 205,18.

O final de semana foi movimentado nos shopping centers da Capital, mas o pico de público e de vendas em dezembro ainda é esperado pelos lojistas. A previsão é que o maior movimento ficará para as duas semanas anteriores ao Natal.

Resultado da vitória do "Não" às 69 mudanças na Constituição se confirmou às 3h07min pelo horário de Brasília (1h07min em Caracas), surpreendendo chavistas que já tomavam as proximidades do Palácio Miraflores. O placar final foi 49,29% para o "Sim" e 50,71% para o "Não".