Conteúdo da página

Agosto de 2012

Notícias do sindicato ordenadas cronologicamente.

Notícias deste mês

As 370 categorias de trabalhadores avaliadas pelo Dieese estão nos setores de indústria, comércio e serviços. A instituição não avalia as negociações dos setores público e rural.

A economista advertiu, no entanto, que o ganho da massa salarial no Brasil tende a se reduzir com o aumento dos preços das commodities.

O objetivo da norma é definir diretrizes e critérios para a caracterização e controle dos riscos para prevenir danos ou agravos à saúde dos trabalhadores. A proposta está disponível aqui.

O novo valor é 7,9% maior que os R$ 622 pagos atualmente.

Para os parlamentares, a regra 95/85 é a que obteve o maior consenso até agora entre as dezenas de projetos que tramitam na Câmara e no Senado sobre o fim do fator, e por isso tem maior chance de ser aprovada.

As equipes, apesar do frio e da chuva, confraternizaram com alegria e entusiasmo o final de semana de esporte e lazer.

O projeto de lei nº 3592/2012 que regulamenta a profissão do comerciário, uma antiga luta da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) e da Força Sindical será colocado em pauta para a votação na Comissão de Trabalho na Câmara.

Decisão inédita beneficia homem que mantém união homoafetiva e adotou criança.

O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgou na manhã desta quinta-feira, dia 30, um balanço das negociações dos reajustes salariais do 1º semestre de 2012.

Com o imposto menor para móveis, também até 31 de dezembro, o governo deixará de receber R$ 371 milhões dos fabricantes.

Segmentos também defendem a redução do custo do gás e energia elétrica, a diminuição e simplificação da carga tributária e burocracia, manutenção do câmbio em patamares acima de R$ 2 e melhoria das condições de infraestrutura do país.

Entendemos que o governo deve continuar a praticar esta política de redução da Taxa Selic para livrar o País da especulação financeira.

O percentual de famílias endividadas teve ainda um crescimento de 3,6 pontos percentuais na comparação com agosto de 2011 (69,6%).

A Assembleia foi convocada através de editais que foram publicados na imprensa em 17/8/2012, além de panfletos, carros de som, site e redes sociais.

Margem de lucro chega a ser o triplo de outros países.

O International Forum on Economic Globalization and Trade Unions iniciou no dia 28/8 vai até 30/8.

Taxa passou de 7,2% em junho para 7% em julho.

Em junho, a pequena elevação do nível de ocupação (0,4%) representou a criação de 86 mil postos de trabalho nas sete regiões pesquisadas.

Analista explica que a classe C é peça fundamental no mercado brasileiro e que as empresas de planos de saúde precisam se preocupar em atender bem esse público que está crescendo cada vez mais no Brasil.

Conforme o levantamento, que ouviu 600 famílias em Porto Alegre, a segurança em relação ao emprego atual apresentou uma expansão de 15% na comparação com o mesmo período de 2011.

Com a alteração, os fiscais passarão a tratar o valor do tempo de espera como de natureza salarial. Nesse caso, haveria cobrança de contribuição social.

Entre os objetivos está fortalecer a Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) e a integração com os demais componentes da vigilância em saúde.

O pagamento para quem ganha acima do mínimo começa no dia 3 de setembro.

O presidente interino da Força Sindical, Miguel Torres, disse que a central não vê como retrocesso o ACE.

Com base nas informações da última Pesquisa Anual do Comércio do IBGE, em 2010, o Rio Grande do Sul, possuía 150 mil empresas do comércio e empregava 710 mil trabalhadores.

Representantes dos trabalhadores confirmam que o mercado está receptivo para mão de obra qualificada. "O comércio tem vagas há mais de um ano, mas as empresas querem mais qualificação", constata o secretário da Juventude do Sindicato dos Comerciários, Jefferson Tiego. ".

Também nesse sentido, a empresa realizará ações de combate à discriminação, com campanhas de valorização da diversidade e contra o preconceito e o assédio das pessoas com deficiência.

Acompanhe o resultado dos jogos da primeira rodada, realizada no dia 19 de agosto.

O Sindec apoia essa ideia!.

Dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelaram que a taxa de desemprego em Porto Alegre teve a quarta queda seguida, atingindo 3,8% em julho. A Pesquisa Mensal de Emprego (PME) também apontou que o número de empregados em Porto Alegre também registrou queda, de 2,8%,.

Reunião ocorreu no Sindec-POA.

Pesquisa concluiu também que a queda do emprego informal, vista em todos os setores da economia, deu-se com mais força fora das regiões metropolitanas.

A Assembleia Geral é aberta para todos os comerciários (as), sendo sócios ou não sócios do sindicato.

Consumidor pode tirar vantagens da briga entre varejistas. Medida deve movimentar comércio.

Lembra-se que a legislação determina que as empresas com 100 ou mais empregados devem preencher o percentual de 2% a 5% de seus cargos com pessoas portadoras de deficiência ou com beneficiários reabilitados da Previdência Social,.

O governo quer aproveitar as reivindicações pelo fim do fator previdenciário para fazer logo a reforma da Previdência Social.

Os magistrados concluíram que o empregado permanecia à disposição da empresa, que o acionava a qualquer momento, limitando sua liberdade de locomoção.

Reunião na Prefeitura concentra mobilização para organização do Fórum em Porto Alegre.

A expectativa é reforçada pelos dados de julho do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, que apontaram uma criação de 142,5 mil empregos no mês passado - acima das projeções mais otimistas.

Com veto da presidenta Dilma Rousseff, segurados que ganham acima do piso terão apenas 4,5% de reajuste. Sindicato da Força Sindical prevê acionar a Justiça.

Segundo a defensora pública que acompanhou o caso, Fernanda Zanetti, Melo levou o bebê com ele até mesmo quando foi procurar auxílio na Defensoria Pública da União.

As conquistas dessas categorias costumam balizar as negociações de acordos coletivos das categorias menos organizadas.

O torneio inicia no próximo domingo e ocorre na sede do Sindec Zona Sul.

A peça está em cartaz na sexta-feira, sábado e domingo, às 20h. Comerciários (as) têm passe livre. Não perca!.

Os dados do emprego (CAGED) e do comércio apontam para um segundo semestre melhor do que o primeiro, com retomada mais forte do crescimento econômico.

Na edição de Julho de 2012 da publicação, diferente notícias retratam as ações do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre.

A atividade comercial cresceu 1,5% na passagem de Maio para Junho, após recuar 0,8% em Maio, dando sinais da retomada através dos estímulos do governo para reativar a economia.

A reunião ocorreu ontem, dia 15 de agosto, em Brasília.

O autor do projeto ressaltou ainda, na justificação da proposta, a importância do décimo terceiro salário.

Por meio da consultoria jurídica do sindicato da Força Sindical, foram selecionadas as principais questões que afligem os aposentados.

Participaram representantes da CUT, Força Sindical, NCST, CTB, CGTB e UGT.

O saque dos recursos é para os trabalhadores que não têm conta na Caixa e não estão vinculados a uma empresa conveniada.

Foram creditadas restituições para 2.286.395 contribuintes, com correção de 3,06%.

O número de consumidores brasileiros que não honraram seus compromissos financeiros caiu 1,5% em julho ante junho, segundo dados divulgados hoje (14) pela empresa de consultoria Serasa Experian.

A Câmara analisa proposta que antecipa de três para um ano o prazo de carência, após o fim do contrato de trabalho, para resgate.

Em junho do ano passado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), utilizado para deflacionar a maior parte dos reajustes salariais, acumulava alta de 6,80%. Neste ano, o INPC registrava alta de 4,91% nos 12 meses encerrados em junho.

A expectativa de lojistas e comerciários se confirmou, houve aumento das vendas.

Em julho, o Icec-RS apresentou uma queda de 12,1% frente a junho e de 13,6% em relação ao mesmo mês de 2011.

O torneio tem data para começar no dia 19 de agosto.

Propostas divergentes serão analisadas nos fóruns tripartites.

O que tinha tudo para ser inovador, com a introdução do sistema eletrônico de credenciamento e votação, terminou por ser o foco das queixas dos participantes.

Propostas foram planejadas hoje para votação no sábado.

A mesa de trabalho foi composta por Messias Melo, secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho, que representou o governo federal; Vânia Fantini, dirigente da NCST, relatora que compôs a mesa em nome dos trabalhadores e do empresário Gisaldo Pereira, secretário da mesa.

Mobilização está unida pela regulamentação.

Participantes debatem propostas que vai constituir a base da política de trabalho decente no Brasil.

O diálogo social tripartido representa um pilar importante da estratégia para um Trabalho Digno da OIT, definida na Declaração sobre Justiça Social, de 2008, empenhada em promover justiça social, desenvolvimento sustentável, empregos de boa qualidade e democratização das políticas económicas e sociais.

Aguarde mais promoções por aqui!.

Ministro abriu a I Conferência Nacional do Emprego e Trabalho Decente, que reúne mais de 1.250 delegados em Brasília.

A Conferência é coordenada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e foi precedida por conferencias estaduais, distritais e municipais.

Diretores do Sindec e da Fetracos participaram de reunião no final do 1º semestre sobre a pauta em Brasília.

A questão do diálogo social deu a tônica aos pronunciamentos feitos na abertura da I Conferência Nacional do Emprego e Trabalho Decente.

o diretor do Sindec Porto Alegre e secretário Nacional de Juventude da Força Sindical, Jefferson Tiego, dá seu parecer em defesa dos jovens.

Empresa contrataria crianças e adolescentes, com as mesmas funções de adultos e salários mais baixos.

A promoção começa nesta sexta-feira, dia 27 de julho, e vai até as 17h30min do dia 8 de agosto, quarta-feira.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone (146).

A base é o comportamento das vendas ao longo do primeiro semestre do ano e projeções para o início do segundo semestre.

As profissões são: gerente de treinamento em varejo, gerente de identidade visual, gerente de comunidade, gestor de restruturação, gerente de projetos, gerente de relações governamentais e gerente de marketing on-line.

Ações regressivas já são ajuizadas pela União em maior escala contra empresas responsáveis por acidentes de trabalho - 2 mil processos em 21 anos, que somam mais de R$ 360 milhões.

As propostas estão divididas em quatro eixos: Princípios e Direitos; Proteção Social; Trabalho e Emprego e Diálogo Social. Cada eixo será subdividido em grupos temáticos, somando 12 no total. Confira aqui.

O valor da cesta básica representou 52,42% do salário mínimo líquido, contra 48,98% em junho de 2012 e 51,78% em julho de 2011.

A empresa foi alvo de 87 autuações, principalmente por "submeter funcionários a jornadas de trabalho excessivas e desrespeitar intervalos legalmente previstos".

Acordo foi assinado nesta quinta-feira na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

O ponto mais que positivo do ato se refere ainda à continuidade das ações que vem sendo feitas em prol de melhorias e ao exemplo que fica.

O ato de assinatura ocorrerá às 10hs, no Gabinete do Superintendente, sito à Avenida Mauá, 1013, 9º andar, Centro,.

A pesquisa foi realizada com 16 mil entrevistados em mais de 80 países.

O governo estuda medidas para estimular o setor de motocicletas, afirmou no dia 31 o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ele disse que o setor já tem redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), mas houve retração na oferta de crédito.