Conteúdo da página

Agosto de 2009

Notícias do sindicato ordenadas cronologicamente.

Notícias deste mês

COMEÇOU A CAMPANHA SALARIAL 2009/2010 DOS COMERCIÁRIOS!!! Assembléia Geral nesta terça-feira (1°), no auditório do SINDEC (Rua General Vitorino, 113). Compareça!.

Nesta quinta-feira (27), o Dieese vai promover a III Jornada Nacional de Debates. O tema vai ser as "Negociações Coletivas em Contexto de Crise - 2° semestre 2009". O encontro vai acontecer na Fetag (rua Santo Antonio, 121, bairro Floresta), em Porto Alegre, das 10h às 13h. Os interessados devem confirmar presença pelo e-mail errs@dieese.org.br.

Centrais Sindicais e Ministério Público debateram em um seminário, na manhã desta sexta-feira (21), sobre o projeto 248/06, do senador Paulo Paim, que trata da contribuição assistencial.   No texto do projeto, a contribuição assistencial passará a ser chamada de "Taxa Negocial" e será descontada no limite de até 1% da remuneração bruta anual. O destino será o financiamento da negociação coletiva e de outras atividades sindicais. Todos os trabalhadores e servidores membros da categoria profissional, sindicalizados ou não receberiam o desconto.

A população da Capital volta às urnas neste domingo (23), mas desta vez não para escolher seus representantes, e sim por uma questão polêmica: decidir o futuro da área do antigo Estaleiro Só, na Zona Sul de Porto Alegre. Em votação facultativa que começa às 9h até as 17h os trabalhadores, e acima de tudo cidadãos, irão definir se permitem a construção residencial no local. Os empreendimentos comerciais já estão autorizados para a área desde 2002. A Força Sindical-RS e o SINDEC defendem o interesse público, da sociedade, dos trabalhadores deve estar em primeiro lugar, portanto estamos a favor do NÃO. Nossa posição atravessa qualquer decisão polarizada entre a construção comercial x residencial. Para nós, aqueles espaço deve privilegiar o comércio, no sentido mais amplo, que inclui a cultura, o entretenimento e o convívio familiar.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de uma empresa tem como objetivo observar e relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir e até eliminar os riscos existentes.

Os documentos estão na recepção do 5° andar do SINDEC. Procurar com Vera e Tiago.

As negociações salariais realizadas, no Rio Grande do Sul, no primeiro semestre de 2009 revelaram que 80,6% das convenções coletivas de trabalho resultaram em ganho real para os trabalhadores, ou seja, fixaram índices de reajustes superiores aos percentuais necessários à reposição de perdas salariais em cada data-base. Em 16% dos casos, o reajuste foi igual ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) calculado pelo IBGE, do período. O resultado observado é melhor se comparado com mesmo período do ano anterior, onde 75% das categorias conseguiram ganho real.

No primeiro semestre de 2009 as vendas do comércio de Porto Alegre cresceram 4,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Para o ministro da Fazenda, Guido Mantega, "o desempenho do comércio no semestre foi excelente.

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (SINDEC) vê com bons olhos a idéia de regulamentação das relações entre lojistas e shoppings, a partir da reapresentação do projeto da ex-deputada paulista Zulaiê Cobra (PSDB), hoje sob a relatoria do deputado baiano José Carlos Araújo (PR). A proposta é uma tentativa de reduzir os conflitos entre os dois setores devido à relação leonina estabelecida para a locação do imóvel, com exigências impertinentes para os locadores, em sua maioria pequenos e médio empreendedores. As regras em vigor impõe pagamento de 14 aluguéis por ano, fundo de promoção e taxa de ocupação, além do condomínio.

Terminou sem acordo a reunião entre representantes do governo, das centrais sindicais e de entidades de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre a reivindicação de um reajuste real para os benefícios de valores superiores ao do salário mínimo.

A inadimplência dos consumidores voltou a crescer em julho, após um recuo de 2,1% em junho. No mês passado houve alta de 2,8% na comparação com o mês anterior, de acordo com dados do Serasa. O fato de julho ter dois dias úteis a mais do que o mês anterior influenciou a elevação.

Os preços tiveram desacelerção em Porto Alegre de 0,28% para 0,26% pelo Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) na passagem da quadrissemana encerrada em 31 de julho para a quadrissemana terminada em 7 de agosto.

Institucional Notas
Feliz Dia dos Pais!

A direção e os funcionários do SINDEC desejam a todos os comerciários um Feliz Dia dos Pais.

Nos primeiros cinco meses de 2009, o volume de vendas e a receita nominal do comércio gaúcho cresceram 0,94% e 6,62%, respectivamentede acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio calculada pelo IBGE. No acumulado dos últimos doze meses, o volume de vendas teve alta de 3,03% e a receita aumentou 8,96%.

Cerca de 50 pessoas do SINDEC participaram do 6° Congresso da Força Sindical onde um marco histório aconteceu. Durante a abertura do 6º Congresso Nacional da Força Sindical, que teve a presença de grandes exponentes de todas as centrais sindicais do país. O anfitrião do evento e presidente da Força Nacional, Paulo Pereira da Silva, recebeu o presidente da CUT, Artur Henrique, Ricardo Patah da UGT, Wagner Gomes da CTB, José Calixto Ramos pela NCST sob o forte clamor de mais de 4 mil sindicalista que prestigiaram o evento.