Conteúdo da página

Abril de 2008

Notícias do sindicato ordenadas cronologicamente.

Notícias deste mês

A Força Sindical-RS está preparando uma grande festa para este 1° de maio ? Dia do Trabalhador. A exemplo dos eventos anteriores, a Força pretende reunir cerca de 100.000 pessoas no anfiteatro Pôr-do-Sol, em Porto Alegre, para reivindicar melhores salários e condições de trabalho, comemorar os avanços já obtidos pelo movimento sindical e homenagear todos os que colaboraram para o estágio atual da Organização do Trabalho. Confira a programação.

O dia 28 de abril, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, será celebrado pelas Centrais Sindicais brasileiras como uma data de reflexão e mobilização contra o alarmante índice de doenças, acidentes e mortes no trabalho, que assolam o País como uma praga nas mais diversas atividades econômicas.

Começa às 8h30min desta quinta-feira (24/04) em Porto Alegre a primeira das cinco audiências públicas, no Brasil, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para mudar a resolução 456.

O Trabalho Decente foi um dos temas em debate na Primeira Reunião dos Grupos de Trabalho da XV Conferência Interamericana de Ministros do Trabalho, ocorrida entre 15 e 17 de abril, em Montevidéu, no Uruguai.

O presidente Lula deu ontem novos sinais de que a aliança com os Estados Unidos para promover o etanol virou um mau negócio.

O contribuinte terá pouco mais de uma semana para prestar contas à Receita Federal. O prazo final para a entrega da declaração de ajuste anual de 2008 (ano-calendário 2007) pela internet encerra-se no dia 30 de abril, às 20h.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem os índices finais de revisão tarifária das distribuidoras gaúchas Rio Grande Energia S/A (RGE) e AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia. As novas tarifas entram em vigor neste sábado.

Um depósito usado pelos camelôs da área central de Porto Alegre foi.

A norma da CLT que garante à mulher descanso de 15 minutos antes de iniciar a jornada extra é proteção ou tratamento discriminatório? Como essa questão deve ser vista à luz do princípio constitucional que assegura igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres?.

Depois de três dias de mobilização em Brasília, mais de 4 mil prefeitos e vereadores de todo o país retornaram a suas cidades ontem. Na bagagem, levaram promessas do governo federal de uma repartição mais justa dos tributos entre estados, municípios e União.

A necessidade de reforma tributária, a eliminação de guerra fiscal entre os estados e a inserção histórica dos municípios na política nacional foram temas amplamente debatidos ontem (16/04), na abertura do Congresso Brasileiro do Municipalismo, na sede do Ministério Público Estadual, em Porto Alegre.

No dia voltado à discussão de temáticas envolvendo as cidades brasileiras na 11ª Marcha em Defesa dos Municípios, prefeitos do país debateram em Brasília a realidade que enfrentam. Combate à dengue, licenciamentos ambientais, transporte escolar e repasses na saúde foram destaque nos painéis de ontem.

A superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRT-RS) embargou ontem as obras do Centro Popular de Compras, o Camelódromo, na Capital.

Com mais de 12 mil metros quadrados de área construída, o Centro Popular de Compras da Praça Rui Barbosa (CPC) receberá quinta-feira, 17, a partir da meia-noite, a primeira passarela de concreto pré-moldado de 40 toneladas sobre a Avenida Júlio de Castilhos.

A madrugada desta quarta-feira voltará a ser fria em Porto Alegre, com mínima na casa dos 10ºC. Amanhã, o começo do dia deve ser com céu claro, mas, no decorrer do período, a cobertura de nuvens aumenta e o céu pode passar a encoberto.

O feriado nacional de 21 de abril, em homenagem a Tiradentes, que este ano cairá na próxima segunda-feira, possibilitará mais um feriadão. A previsão é de que a partir de sexta-feira cerca de 45 mil pessoas deixem a cidade.

A chuva contínua, na manhã de ontem, provocou alagamentos em algumas áreas de Porto Alegre, principalmente na zona Norte. O mau tempo também causou panes em sinaleiras, nos bairros Centro e Moinhos de Vento.

O Senado aprovou esta semana projeto que estende a aposentados e pensionistas da Previdência os reajustes do salário mínimo.

Em apenas três dias, em diversas cidades do Noroeste gaúcho choveu mais que nos últimos meses. Em alguns municípios, os volumes de sexta-feira até ontem atingiram 250 milímetros (mm), como em Crissiumal.

O superintendente de abastecimento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Édson Silva, disse ontem (10/04) que as vendas de álcool já ultrapassaram as de gasolina no Brasil. É a primeira vez desde o final da década de 80, no auge do Pró-Álcool, que a gasolina perde para o combustível feito a partir da cana-de-açúcar.

O número de telefone para atendimentos ao cidadão pela Receita Federal, no serviço Receitafone, mudou para 146. A partir de sexta-feira, quem ligar para o telefone antigo (0300-7890300) será informado da mudança de número.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) projeta crescimento de 4,8% da economia do Brasil em 2008, segundo o relatório Perspectiva Econômica Mundial. O número foi revisado em alta em comparação à taxa de 4% projetada no documento, divulgado no encontro anual do FMI, em outubro de 2007.

Mais de 200 mil pessoas estão enfrentando desde domingo falta de água, que atingiu 16 bairros da Capital e, aliada à temperatura acima dos 30 graus, alterou a rotina de comércios e residências. Ontem, alguns edifícios precisaram ser abastecidos emergencialmente.

A secretaria Municipal da Saúde (SMS) está investindo R$ 600 mil na reforma de unidades de saúde. O trabalho teve início em outubro do ano passado e, até agora, 32 postos foram entregues à população.

O secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Antônio de Medeiros, falou na última sexta-feira (04), em Porto Alegre, sobre a agilidade proporcionada pelo uso do sistema Mediador.

A produtividade do trabalho na indústria brasileira vive o que os economistas chamam de um ciclo virtuoso de crescimento. O ciclo começou em 2004 e está se acelerando.

A Força Sindical-RS está preparando uma grande festa para este 1° de maio ? Dia do Trabalhador. A exemplo dos eventos anteriores, a Força Sindical pretende reunir cerca de 80.000 pessoas no anfiteatro Pôr-do-Sol, em Porto Alegre, para reivindicar melhores salários e condições de trabalho entre outros.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o PL 1.990/07, que regulamenta o funcionamento das centrais sindicais.

O secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Luiz Antônio de Medeiros, reúne-se na próxima sexta-feira (dia 04/04) com sindicalistas gaúchos para implementar o uso do sistema Mediador.

Em ato histórico a unidade de duas grandes centrais sindicais do continente, a Central Latinoamericana de Trabalhadores (CLAT) e a Organização Regional Interamericana de Trabalhadores (ORIT), virou realidade com o nascimento da Confederação Sindical das Américas (CSA).

Exposição de fotos em comemoração aos 75 anos do Sindicato dos Comerciários, está no Rua da Praia Shopping.

A revisão dos critérios de isenção de passagem na Capital foi o tema da Audiência Pública realizada ontem à noite (31/3), na Câmara dos Vereadores, a pedido do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec).

Os serviços Sedex 10, Sedex Hoje e Disque Coleta foram suspensos pelos Correios na manhã desta terça-feira por causa da greve anunciada pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect).