Observatório do Trabalho em Porto Alegre traz inovações com dados sobre bairros e impactos promovidos pela Copa do Mundo

Oficinas e tutoriais para operar a ferramenta serão coordenadas pelo Dieese-RS.

A apresentação do site que contém a plataforma de dados sobre emprego e renda foi realizada pela supervisora dos observatórios do Dieese, Ângela Schwengber, através do site http://geo.dieese.org.br/poa/, que hospeda as informações, tabelas e mapas da situação do emprego do Município, além de dados referentes ao trabalhador, aos negócios locais e à qualificação profissional.

As informações fornecidas no site envolvem a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) com dados fornecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego, entre outras fontes, além da consideração de observações sobre bases como família ocupacional, seguro desemprego, perfil de territórios, faixa etária, nichos e segmentos e localização em bairros.

A base de dados focada nos bairros de Porto Alegre é a grande novidade entre os agora oito observatórios disponibilizados em sites pelo Dieese. “A informação destes territórios menores é muito interessante, porque gera uma compreensão mais próxima da realidade de cada região”, explicou Ângela.

Neste sentido, os “corredores da Copa” também fornecerão dados mais precisos sobre os impactos dos investimentos para a Copa do Mundo de 2014. “A Prefeitura de Porto Alegre e o Sebrae contam com uma regionalização específica sobre um agrupamento de bairros onde serão os principais empreendimentos em relação à Copa”, detalhou. Um recorte territorial destas regiões esmiúça o mercado de trabalho e políticas públicas nestes espaços, segundo a economista.

“Os dados vão ajudar a gestão pública, os empreendedores, o movimento sindical a acompanhar ao longo do tempo o que está acontecendo e os impactos no Mundo do Trabalho”, destacou.

Texto: Josemari Quevedo

Imagens: Cintia Rodrigues