Zona Norte sofre mais com a chuva
Régis Araújo

A chuva contínua, na manhã de ontem, provocou alagamentos em algumas áreas de Porto Alegre, principalmente na zona Norte. O mau tempo também causou panes em sinaleiras, nos bairros Centro e Moinhos de Vento. Na avenida Voluntários da Pátria e em vias transversais, como as ruas do Parque e Almirante Tamandaré, no bairro Floresta, ocorreram diversos problemas de inundação. Nessas ruas, muitos motoristas foram obrigados a mudar de itinerário, evitando o risco de afogar o motor do veículo. Na rua do Parque com a Voluntários da Pátria, até um ônibus de turismo precisou alterar sua rota.

Já em um trecho da Conselheiro Travassos, paralela a Voluntários, uma camada de água cobriu rua e calçadas. Moradora há 16 anos no local, Inez Soares buscava, auxiliada pela família, impedir, com vassoura e baldes, o ingresso da água na residência e no restaurante de sua propriedade. ?Nunca havia ocorrido isso. Chegava, no máximo, até o cordão da calçada?, comentou. Segundo ela e seus familiares, após o começo da chuva mais intensa, por volta das 8h, a via ficou totalmente alagada em apenas 30 minutos.

Os moradores no bairro também criticaram a falta de infra-estrutura na área para evitar alagamentos, ao contrário do que ocorreu com a conclusão do Conduto Álvaro Chaves-Goethe, inaugurado em março.

Em outros pontos da zona Norte, também ocorreram transtornos com alagamentos. Nas esquinas das ruas Dona Sebastiana e Onze de Agosto com a avenida Sertório, no bairro São João, os motoristas eram obrigados a trafegar com bastante cautela, devido às inundações nos dois trechos. Um terceiro local com transbordamento foi a avenida Plínio Brasil Milano, perto do Viaduto Obirici. Já no Moinhos de Vento, na 24 de Outubro com a Doutor Timóteo, houve pane em semáforo, com problema semelhante em pelo menos outros dois trechos da cidade: Borges de Medeiros com Demétrio e na avenida Farrapos.

Sobre as dificuldades das redes na zona Norte, o diretor de Conservação do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), Francisco Pinto, afirmou que ?o problema do alagamento é antigo e pontual. São redes muito antigas?. Ele salientou que através de obras, com projeto já encaminhado à Caixa Econômica Federal, na avenida São Pedro o entrave deverá ser resolvido. ?É obra prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O projeto está encaminhado à Caixa e, em breve, vamos ter essas obras licitadas?, estimou.

Fonte: Correio do Povo