Trabalho temporário nas férias é oportunidade para conseguir emprego efetivo

São várias oportunidades nos setores de lazer, entretenimento, indústria e comércio.

Julho inicia e, com ele, a oportunidade de conseguir o primeiro emprego, adquirir novas experiências de trabalho e garantir uma renda extra. Com mais de 16 mil vagas temporárias previstas para o mês, motivadas pelas férias escolares, são várias oportunidades nos setores de lazer, entretenimento, indústria e comércio em todo o país.

A estimativa é que aproximadamente 30% dessas vagas sejam destinadas aos jovens como primeiro emprego, mas é também uma oportunidade para pessoas com mais idade, que podem inclusive se requalificar durante o processo e retornar para o mercado de trabalho. Quem deseja uma renda extra durante período de férias também deve ficar atento.

A previsão do número de vagas foi divulgada pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) no início de junho. “Geralmente somos surpreendidos positivamente com o resultado das novas vagas efetivamente criadas. A cada ano, o resultado sempre é melhor que o estimado”, disse ao Blog do Trabalho a diretora de comunicação da Asserttem, Jismália de Oliveira Alves.

Na verificação se buscará perceber, de acordo com Jismália, se houve acréscimo na quantidade de vagas de trabalho temporário em razão do possível aumento do turismo interno, ocasionado pela instabilidade de viagens à Argentina (cancelamento de voos pela emissão de cinzas do vulcão chileno Puyehue) – um dos principais destinos de férias dos brasileiros.

De acordo com a diretora, quem mira o objetivo de ser efetivado no emprego, como é estimado que aconteça com 10% dos que preencherem as vagas temporárias, deve se destacar entre os demais. “É preciso se mostrar disponível e encarar o trabalho temporário como se já fosse efetivo, com compromisso e dedicação”, destaca.

Para o serviço temporário, as empresas estão contratando desde maio. Essa antecedência é necessária para que o trabalhador receba orientação e se adapte às atividades que serão desenvolvidas. De qualquer maneira, ainda há tempo para aqueles que buscam vagas no período de férias.

Uma dica é se cadastrar no portal da Asserttem, que possui um banco de empregos.

Está previsto um aumento na remuneração recebida pelos trabalhadores temporários. Ano passado, a faixa de remuneração dos setores de indústria e comércio foi de R$ 580 a R$ 1.200. Para este ano, a previsão é que se concentre entre R$ 650 e R$ 1.500. Para Jismália, o possível aumento da remuneração para este ano se deve a falta de mão-de-obra qualificada. “É a lei da oferta e da procura. As empresas melhoram a remuneração em busca de profissionais mais qualificados”, disse a diretora.

É importante que o trabalhador busque se qualificar. O MTE possui ações de qualificação profissional de trabalhadores em parceria com órgãos governamentais de estados, municípios e entidades sem fins lucrativos.

Fonte: Blog do Trabalho