Trabalho decente encerra Seminário da Força Sindical RS
Renata Germano

Nilton Neco foi um dos painelistas.

A tarde de debates do Seminário Responsabilidade Social – promovendo o Trabalho Decente, promovido pela Força Sindical do Estado, teve como painelistas Luiz Muller, sub secretário adjunto da Superintendência do Trabalho do RS; Nilton Neco, secretário internacional da Força Sindical Brasil e Amanda Villtoro, do secretariado da Confederação Sindical dos trabalhadores das Américas – CSA. O painel teve como tema o Trabalho Decente e perspectivas.

Luiz Muller iniciou a conversa enfatizando que não se pode pensar em responsabilidade social e trabalho decente se existem trabalhadores sem carteira, sem qualificação, sem salário digno e sem condições para trabalhar. “Lutamos e queremos que o estado assuma a cidadania plena, dando condições reais de trabalho decente. Não temos políticas de Estado e tão pouco, Estado voltado para os trabalhadores”, lamentou.

Muller informou, ainda, os programas da Superintendência para os trabalhadores, para a qualificação e as três principais prioridades da Entidade – gerar mais e melhores empregos, erradicar o trabalho escravo e infantil e fortalecer os atores triparte. “Trabalho decente é termos os nossos trabalhadores com carteira assinada e políticas públicas para os informais”, finalizou.

Nilton Neco, secretário internacional da Força Sindical nacional, foi o próximo a colocar as suas ideias para o público – sindicalistas e lideranças sindicais. Neco iniciou alertando que a luta não é só de uma categoria, mas da unidade sindical. “É uma luta Global”, destacou. “Só vamos alcançar e chegar onde queremos se começarmos a pensar de forma globalizada, no todo. Precisamos qualificar mais lideres sindicais e sindicalistas, todos precisam saber e entender o que se fala internacionalmente”.

O secretário enfatizou, também que, a união das centrais sindicais só faz o sindicalismo crescer e prosperar. “Somente assim vamos avançar e conquistar mais para os trabalhadores. Somos a quinta maior economia do mundo, com a classe trabalhadora junto com o movimento sindical conseguimos vencer a crise e fazer a recomposição do salário mínimo. Todas estas são conquistas de um grupo da unidade”, destacou.

Amanda Villtoro, da CSA, encerrou o painel e reforçou no seu diálogo a posição do presidente da Força Sindical RS, Cláudio Janta, de que o trabalho decente engloba uma série de elementos. Amanda, também reafirmou a necessidade e importância da unidade sindical, confirmando o posicionamento do secretário internacional da Central, Nilton Neco. “Estes encontros são fundamentais para qualificar os nossos conhecimentos, fortalecendo os objetivos em busca de uma sociedade mais justa, igualitária e com uma distribuição de renda uniforme”, concluiu.

O Seminário Responsabilidade Social – promovendo o Trabalho Decente, aconteceu durante todo o dia 9 de abril, na Câmara de Vereadores de Guaíba e contou ainda com a participação, na mesa, da presidente da Câmara, a vereadora Paula Paroli, do vereador José Campeão e da presidente do SecGuaíba, Ivone Simas.

Voltar pro topo