Tesouras nos preços mais cedo para driblar a crise
Régis Araújo

Promoções de inverno fazem liquidações antes do final de julho para reaquecer mercados. Mal começou o inverno e as palavras promoção, 70% off e desconto já estão estampadas nas vitrinas das lojas de shoppings e ruas de Porto Alegre. Com as vendas do varejo em baixa para muitos lojistas em maio e junho, essa tem sido a estratégia para reaquecer o mercado de vestuário e acessórios.

PROMOÇÕES DE INVERNO Lojas fazem liquidações antes do final de julho para reaquecer mercados como o de vestuário. Mal começou o inverno e as palavras promoção, 70% off e desconto já estão estampadas nas vitrinas das lojas de shoppings e ruas de Porto Alegre. Com as vendas do varejo em baixa para muitos lojistas em maio e junho, essa tem sido a estratégia para reaquecer o mercado de vestuário e acessórios.

Tradicionalmente, as ações promocionais têm início na segunda quinzena do mês. Neste ano, no entanto, os preços começaram a recuar já na última semana de junho. Ronaldo Sielichow, presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre, reconhece que as vendas estiveram abaixo das expectativas até agora. Para ele, as promoções ainda são pontuais, de linhas de produtos ou apenas parte do estoque, e estão sendo adotadas para gerar fluxo de caixa.

Intenção de gastar menos é motivo para retardar compras

É o que está ocorrendo em uma loja de roupas femininas do shopping. Segundo a gerente, Caroline Tatsch, as vendas recuaram cerca de 25% nos últimos dois meses. Depois de uma semana de promoções, ontem o movimento começou a melhorar.

? Parece que agora vai. A nossa expectativa é de um crescimento de pelo menos 10% ? estima Caroline.

Pesquisas recentes de intenção de compra apontam que o consumidor está disposto a investir, porém quer gastar menos. Essa poderia ser uma justificativa para a queda nas vendas, explica Nuno Fouto, coordenador de pesquisa do Laboratório de Finanças e do Programa de Administração do Varejo, ambos da Fundação Instituto de Administração, em São Paulo. A influência da redução de impostos também pode ter efeito, já que muitos clientes ficam à espera de que novas ações ocorram e retardam a decisão de compra, afirma Fouto.

? O humor do consumidor está ancorado na expectativa de que vá fazer bons negócios ? avalia.

Como a concorrência no varejo é forte, a reação do lojista costuma ser na mesma intensidade, o que explica o fato de as liquidações se espalharem rapidamente. Gustavo Schifino, vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL), calcula que até ontem cerca de 60% das lojas estavam com alguma promoção, mas as liquidações devem durar menos porque os estoques estão mais equilibrados.

? Em uma semana, devemos estar com 80% das lojas com promoções ? diz Schifino, que não acredita que a situação se estenda até o final de julho.