Taxa de desemprego recua em outubro, segundo Dieese
Renata Germano

Emprego.

A taxa de desemprego recuou de 11,4% em setembro para 10,8% em outubro, segundo Pesquisa de Emprego e Desemprego, realizada pela Fundação Seade e pelo Dieese. A redução do desemprego ocorre pelo quinto mês consecutivo.

Os dados foram divulgados nesta quarta. O total de desempregados no conjunto das sete regiões onde a pesquisa é realizada foi estimado em 2,4 milhões, 116 mil a menos do que no mês anterior.

A exceção foi o Distrito Federal, onde essa taxa permaneceu relativamente estável, ao passar de 13,0% para 13,1%.

Em outubro, o nível de ocupação cresceu 1,1%. A criação de 223 mil ocupações foi suficiente para absorver o número de pessoas que entraram no mercado de trabalho resultando na saída de 116 mil pessoas da situação de desemprego.

O total de ocupados nas regiões investigadas foi estimado em 19,8 milhões e a População Economicamente Ativa (PEA), em 22,2 milhões.

O nível de ocupação cresceu em Recife (2,3%), Salvador (2,2%), Fortaleza (1,4%), São Paulo (1,3%) e, em menor medida, Porto Alegre (0,5%) e Belo Horizonte (0,4%). Apenas no Distrito Federal houve pequena redução (0,7%).

No conjunto das regiões, o nível ocupacional aumentou nos Serviços (152 mil ocupações, ou 1,4%), na Indústria (33 mil, ou 1,1%), na Construção Civil (30 mil, ou 2,4%) e no Comércio (12 mil ocupações, ou 0,4%).

Entre agosto e setembro de 2010, elevaram-se os rendimentos médios reais de ocupados (3,0%) e assalariados (3,2%), que passaram a equivaler a R$ 1.451 e R$ 1.466, respectivamente.