Smov acelera obras no Carnaval
Régis Araújo

A prefeitura aproveita o Carnaval, quando o fluxo de veículos e pedestres é menor, para concluir correções nas vias da Capital. O término da primeira etapa do Programa de Revitalização Asfáltica de Porto Alegre está próximo. Conforme a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), é previsto para o final de fevereiro e abrange 37 vias do Centro e adjacências.

Uma das últimas avenidas a passar pela revitalização asfáltica no primeiro grupo será a Independência, no trecho localizado entre a praça São Sebastião e a rua Santo Antônio. O trabalho de fresagem da via, iniciado ontem, segue hoje e antecede o capeamento asfáltico que deverá ocorrer até sexta-feira.

A Smov também se prepara para lançar ainda neste mês a segunda fase do programa, que compreenderá cerca de cem vias, mas dessa vez com o foco nos bairros. "O critério de escolha levou em consideração o fluxo de veículos e a degradação. Um dos objetivos é estimular a circulação nos bairros", afirmou ontem o secretário municipal de Obras e Viação, Mauricio Dziedricki. O cronograma ainda não está definido, mas o lançamento da primeira ordem de serviço deverá ocorrer neste mês. Os trabalhos dependerão das condições do tempo.

Na primeira etapa do programa passaram por recuperação asfáltica vias como a Ramiro Barcelos, a Duque de Caxias, a Andradas, a Senhor dos Passos e a Sete de Setembro. Das 37 previstas, 21 delas ficam no Centro. O investimento do município na primeira fase totaliza uma quantia de R$ 6 milhões. "Ainda neste mês pretendemos dar início ao segundo lote do programa, que busca dar maior segurança e facilitar a circulação", reforçou o secretário Dziedricki.

A projeção das obras tem como base o Programa de Gerência de Pavimentos, que avalia as condições das ruas e das avenidas da cidade. Dziedricki salientou também que o trabalho será realizado de uma forma integrada com outros órgãos municipais, como a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).

Fonte: Correio do Povo