Sindec garante o fechamento das lojas em horário previsto na véspera de Natal

Em operação liderada pelo secretário geral do Sindec/Porto Alegre, Clàudio Janta, fiscalização garantiu o fechamento das lojas no dia 24 no horário previsto.

Em operação liderada pelo secretário geral do Sindec/Porto Alegre, Clàudio Janta, a fiscalização do sindicato garantiu o fechamento das lojas no dia 24 de dezembro dentro do horário previsto a fim de assegurar o direito do comerciário a chegar cedo em casa na noite de Natal.

O horário estipulado - 18h, para as lojas, e 20h, no caso de supermercados – se refere ao limite para o uso de mão de obra dos empregados, podendo a empresa funcionar apenas com os proprietários até mais tarde.

As equipes de fiscalização percorreram as principais ruas de movimento comercial no Centro, onde não houve registro de incidentes. Alguns comerciários receberam a presença dos fiscais com palmas. Entre os empresários a cada ano cresce a compreensão de que o cumprimento da determinação é o melhor para todos.

Para Clàudio Janta, que também preside a Força Sindical/RS, o Sindec cumpriu o dever de zelar pelos direitos da classe, escritos em convenção e acordos coletivos de trabalho. Ele lembrou a tese do Trabalho Decente, da OIT, segundo a qual o trabalhador está à disposição da empresa desde quando acorda até o retorno para casa, o que torna obrigatório o cumprimento do horário de fechamento dos estabelecimentos.

“Imagine quem trabalha na Azenha, em Porto Alegre, mas mora em Alvorada? Quanto tempo levará até chegar em casa?”, indagou Luis Carlos Barbosa, tesoureiro do Sindec, ao ressaltar a importância da determinação.