Sindec denuncia loja por desrespeitar normas de segurança e higiene
Monise Rezende

Medicina do Trabalho.

O departamento de Segurança e Medicina do Trabalho do Sindec denunciou a Rota 44 Calçados e Confecções Ltda à Superintendência Regional do Trabalho (SRT/MTE) por diversas irregularidades. A empresa desrespeita normas regulamentadoras de segurança e higiene, colocando em risco a vida dos funcionários e clientes.

Em visita ao recinto, o Sindicato constatou as seguintes irregularidades:

• a loja de dois andares tem somente uma janela para a ventilação;

• o depósito tem araras e provedores de calçados suspensos no teto, com risco de cair;

• o piso de madeira é esburacado e totalmente irregular;

• duas escadas sem condições de uso com tábuas velhas que oscilam e rangem

• gaiolas de pássaros suspensas em direção à mesa de refeições dos funcionários

• as próprias vendedoras têm que fazer a limpeza da loja e do banheiro

Atendendo à solicitação do Sindec, a SRT fiscalizou a empresa e, por constatar as irregularidades denunciadas, lavrou dois termos de notificação exigindo:

• prazo imediato: manter os locais de trabalho limpos e higienizados, especialmente as instalações sanitárias e de refeição, com empregado contratado para este fim;

• prazo de dois dias: providenciar reforço estrutural na escada de madeira; realizar organização dos locais de trabalho, retirando sucatas depositadas em pontos que oferecem perigo de queda e nas instalações sanitárias e de refeição; e realizar limpeza para evitar processos alérgicos e de adoecimento;

• prazo de dez dias: protocolar na SRT laudo técnico e ART relativos às condições de segurança estrutural do estabelecimento;

• prazo de 30 dias: apresentar projeto das instalações que compreendem as áreas de estoque de mercadorias.

O Sindicato aguarda as providências cabíveis a serem tomadas pela empresa.