RS: Balanço dos pisos salariais negociados em 2008
Régis Araújo

O piso salarial, um dos principais itens de pauta das negociações salariais dos trabalhadores brasileiros, é mais uma vez objeto de análise do DIEESE ? Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. Foram analisados pisos salariais registrados no SAS-DIEESE/RS ? Sistema de Acompanhamento de Salários, que abrangem os trabalhadores de categorias profissionais pertencentes aos setores da indústria, comércio e serviços.Um aspecto importante destacado no estudo é o impacto da atual política de valorização do salário mínimo sobre as negociações dos pisos salariais.

Um aspecto importante destacado no estudo é o impacto da atual política de valorização do salário mínimo sobre as negociações dos pisos salariais. A aplicação dos critérios de reajuste definidos por essa política fez com que o salário mínimo atingisse, em fevereiro de 2009, o valor de R$ 465,00, o que representa, segundo o INPC-IBGE - Índice Nacional de Preços ao Consumidor, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, um ganho real expressivo de 5,8%, em relação ao valor que vigorava anteriormente.

Os resultados do levantamento demonstram a aproximação do valor do salário mínimo aos pisos negociados. Enquanto o salário mínimo oficial foi reajustado em 9,21% em 2008, a média das variações dos pisos salariais negociados para diversas categorias profissionais no Rio Grande do Sul teve variação de 9,70%. Em 2007 estes mesmos pisos foram  reajustados em 6,09%, enquanto o salário mínimo em 8,57%.

todos os indicadores, quando comparados com o salário mínimo, caem sucessivamente, e de forma mais acentuada, no ano de 2006. Verifica-se, assim, que a média dos pisos salariais, que equivalia a pouco mais de 1,7 salários mínimo em 2004, correspondia a 1,6 em 2005, 1,5 em 2006, 1,4 em 2007 permanecendo 1,4 em 2008.

Também o primeiro quartil, ou seja, o limite máximo para o grupo composto pelos 25% dos pisos mais baixos, cai de 1,36 salários mínimo, em 2004, para 1,18 em 2008. Por fim, a mediana - valor central dos pisos, ou seja, o valor que separa os 50% menores dos 50% maiores pisos salariais ? decresce de 1,56 salários mínimo, em 2004 para 1,29 em 2008

Fonte: Dieese