Parcerias garantem curso de reintegração para trabalhadores acidentados
Régis Araújo

O Ministério da Previdência Social assinou termos de cooperação técnica com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), visando a reinserção no mercado de trabalho de pessoas vítimas de acidentes ou doenças no ambiente de trabalho, além da inserção de deficientes em processo de habilitação para o trabalho.

O acordo prevê a abertura de três mil vagas nos cursos oferecidos pelas entidades, entre 2009 e 2011. Somente este ano, o programa atenderá 850 trabalhadores e será executado pelas gerências regionais e executivas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e pelas unidades do Senai, Senar e Senat em todo o Brasil.

Capacitação - Segundo o ministro da Previdência, José Pimentel, a reabilitação permitirá aos trabalhadores que estiveram afastados por doenças ou acidentes do trabalho retornar ao mercado mais preparados para assumir novas funções. Dados do ministério informam que, a cada ano, cerca de 60 mil segurados do INSS ficam com sequelas ou deficiência em decorrência de doenças ou acidentes.

***Fonte: ***www.previdencia.gov.br