O expressivo crescimento do comércio gaúcho em 2010
Renata Germano

Vendas.

Embalado pelo crescimento do emprego, da expansão da massa salarial, da ampliação da oferta do crédito e pelos estímulos fiscais para alguns setores, o comércio varejista gaúcho cresceu nos últimos 12 meses 9,0% em volume de vendas e 10,29% em receita  nominal segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (IBGE) analisada pelo DIEESE (Tabela 1). Os resultados mostram a grande vitalidade do setor e revelam que os patrões têm condições de negociar aumentos reais significativos com os comerciários. Nesse cenário de vendas em alta, a projeção da Fecomércio RS é que o setor encerre o ano com um patamar mínimo de crescimento de 7,5%.

Os onze setores pesquisados pelo IBGE apresentaram  resultados positivos. Os  destaques de crescimento no volume de vendas nos últimos doze meses  ficaram com: Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (29,23%), Veículos, motos e peças (18,81%) Material de Construção (17,28%), Tecidos, Vestuário e Calçados (14,27%) e Móveis e Eletrodomésticos (16,69%) .

Fonte DIEESE