Conteúdo da página

Outubro de 2009

Notícias do sindicato ordenadas cronologicamente.

Notícias deste mês

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Canoas ofereceu um almoço de confraternização à categoria, nesta sexta-feira, 30 de outubro, Dia do Comerciário, com sorteio de brindes aos trabalhadores. .

O secretário de Relações Internacional da Força Sindical, Nilton Neco participa da comitiva das centrais sindicais  que denuncia a Organização Internacional do Trabalho ? OIT. O encontro e a queixa formal  será entregue em Genebra ao  diretor-geral da OIT  Juan Somavia, na próxima segunda-feira, dia 2 de novembro. Na ocasião serão feitas também, reclamações contra a Justiça do Trabalho e denuncias dos assassinatos de sindicalistas.  .

Sindec faz homenagem ao Dia do Cimerciário.

A Força Sindical - RS encaminhou apelo aos senadores gaúchos em apoio ao Vale-Cultura. Com a aprovação do projeto os trabalhadores poderão comprar, de acordo com sua vontade, ingressos para teatros, cinemas, museus, shows, além de adquirir livros, cds e outros produtos culturais. A medida é fundamental para estimular e incentivar o acesso de milhões de trabalhadores à cultura, especialmente jovens e estudantes.

O Sindec realizou mais um curso de cipa, desta vez na Iesa Veículos Ltda. Os encontros aconteceram de 19 a 23 de outubro de 2009.Para entrar em contato com o Sindec, ligue: (51) 32545500 .

Não tardou a decisão da Justiça reconhecendo o recurso do Sindec contra a utilização ilegal das Lojas Renner da mão-de-obra dos funcionários em feriados. A empresa vinha forçando os empregados a trabalhar nos feriados, sem acordo com o Sindec, como é prática no setor. Agora, a proibição vale para todos os feriados, até que a questão seja incluída em Convenção Coletiva de Trabalho, celebrada entre a loja e o sindicato. .

A Força Jovem esteve presente na reunião de promoção de trabalho decente para os jovens da OIT ? Organização Internacional do Trabalho que aconteceu no Peru. O encontro que reuniu 13 países da América Latina e Espanha, teve como representante oficial do Brasil Jefferson Tiego da Silva, Secretário Nacional de Políticas para a Juventude da Força Sindical Nacional. .

O diretor nacional da Força Sindical, Nilton Neco e Lélio Luzardi Falcão, Diretor no RS apresentaram na Câmara de Vereadores de Porto Alegre proposta de realização de eventos coordenados pela central sindical durante o período do Seminário de Avaliação dos 10 anos do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. O evento acontece de 25 a 29 de janeiro de 2010. .

A Fetracos reuniu-se na terça-feira, 27, para traçar diretrizes da campanha salarial unificada da categoria, na sede da Força Sindical em Porto Alegre.Na pauta, mobilização pela aprovação da PEC que reduz a jornada de trabalho para 40 horas, Marcha dos trabalhadores em Brasília, prorrogação da redução do IPI, probemas de desvio de função encontrados no comércio do Estado, entre outras. .

CLÀUDIO JANTA é presidente da Força Sindical-RS e conselheiro do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Uma partida empolgante consagrou a equipe da Ughini como grande vencedora do 5º Campeonato Comerciário de Futsal ?Serafim Dias?, encerrado dia 25 de outubro, no ginásio de esportes do Sindec, em Ipanema. O placar dilatado refletiu a superioridade técnica dos campeões, que aplicaram 9 X 2 no combativo time do Empório das Sedas, diante de uma fervorosa torcida, premiada como a melhor do certame.

Comerciários de vários municípios filiados à Força Sindical-RS, ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) e à Federação Intermunicipal de Sindicatos de Trabalhadores no Comércio de Bens e de Serviços (Fetracos) realizaram uma caminhada no centro da capital nesta segunda-feira, 26, até o Sindilojas, onde foi entregue a pauta de reivindicação salarial dos comerciários de Porto Alegre.

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) promove uma caminhada no centro da capital na segunda-feira, 26 de outubro, às 10 horas, para levar a pauta de reivindicação salarial dos comerciários ao Sindilojas, aprovada por unanimidade pela categoria.

O Campeonato Serafim Dias chega à final no próximo domingo, 25 de outubro, às 13h30 com os vencedores da semi-final.

A Força Sindical-RS segue com o programa de qualificação de dirigentes no interior do Estado. A Secretaria de Formação Sindical da central leva o curso de aprimoramento para Uruguaiana dias 23 e 24 de outubro.

A Força Sindical está na estrada para mobilizar pela redução da jornada de trabalho e pelo fim da faixa de fronteira.

A Força Sindical segue agenda na Fronteira Oeste. Em visita ao município de Alegrete, nesta quarta-feira, dia 21, Clàudio Janta, presidente da central, fez a entrega do projeto Fundo Especial para o desenvolvimento da Faixa de Fronteira para o prefeito da cidade, Erasmo Guterres Silva.

A Federação dos Sindicatos de Trabalhadores no Comércio da Força Sindical no Rio Grande do Sul (Fetracos) está legalizada. Nesta segunda-feira, dia 19, a Fetracos recebeu o Registro Sindical e passa a ser oficialmente reconhecida como uma Federação Orgânica de Comércio e Serviços, que representa mais de 40% dos trabalhadores do Estado.

Cláudio Janta, presidente da Força Sindical/RS, cumpre agenda na região da Fronteira, onde defende em audiências públicas o projeto 40 horas semanais, sem diminuição salarial, e o fim da Faixa de Fronteira. Janta também atende a imprensa e reforça a posição da Força Sindical.

O secretário Internacional da Força Sindical e presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec), Nilton Neco, participou do 3° Congresso Ordinário da Cut Autentica do Paraguai, de 14 a 16 de outubro, em Assunção, como convidado do evento, que tinha como tema ?Construindo uma nova ordem social?.

O Sindec realizou mais um curso de cipa no Centermastersul Distribuidora de Alimentos Ltda no período de 05 a 09 de outubro de 2009.

No dia 8 de novembro, o Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre vai festejar o Dia do Comerciário com delicioso almoço de confraternização e Show da dupla Fat Duo.

Na comparação com o ano passado, CDL de Porto Alegre estima que as vendas cresçam de 7% a 8%.

O sindec esteve neste feriado de 12 de outubro nas ruas fazendo uma fiscalização em todos os estabelecimentos que estavam abertos, usando a mão de obra dos seus funcionários.

Na segunda-feira, o atendimento deve ser feito pelos donos dos estabelecimentos.

Mais duas equipes se classificaram para a próxima fase do Campeonato Serafim Dias, são elas, em primeiro lugar a equipe Nacional Lucas e em segundo Ajax.

O Sindec quer maior geração de emprego e renda, quer trabalhadores mais qualificados e com mais tempo para estudar e cuidar de suas famílias, por isso o Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre apóia esta luta e te chama a fazer parte desta nova página na história que estamos começando a escrever.

Maioria deve gastar até R$ 100 no Dia das Crianças na Capital.

A diretoria e funcionários do SINDEC e a família de Serafim Dias convidam para a missa de 7° dia em memória do grande companheiro de lutas em prol da categoria.

No domingo (27) foi disputado os jogos da chave B do 5º Campeonato Serafim Dias, classificando a equipe da Ughini  em 1º e Nacional 32 em 2º lugar.

O Banco Central (BC) informou nesta quinta-feira que as equipes técnicas do BC e das secretarias de Acompanhamento Econômico (Seae) e de Direito Econômico (SDE) concluíram a análise da indústria de cartões de pagamento e proporão medidas para promover maior competição e eficiência no setor.