Conteúdo da página

Novembro de 2011

Notícias do sindicato ordenadas cronologicamente.

Notícias deste mês

Foram entrevistadas 384 pessoas entre 7 e 12 de novembro em Porto Alegre, Santa Maria, Caxias do Sul, Pelotas e Ijuí, principais cidades de cada uma das cinco macrorregiões do Estado.

Iniciativa do comitê de compras coletivas da Câmara de Comércio Eletrônico visa estabelecer boas práticas e evitar lei específica.

Os números foram mostrados durante um debate no Senado sobre um novo modelo para substituir o fator previdenciário.

O 13º Salário é devido a todos os empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho, aos trabalhadores rurais, trabalhadores avulsos e aos empregados domésticos.

Todavia, como faculta a lei, a pena privativa de liberdade foi substituída por duas outras restritivas de direito, quais sejam, prestação de serviços comunitários e interdição temporária de direitos.

Já a segunda parcela deve ser paga até 20 de dezembro.

Luiz Carlos Barbosa, tesoureiro do Sindec-POA, defendeu mais uma vez o estabelecimento de uma política permanente de desenvolvimento do piso regional.

Esta Nota Técnica visa trazer novos elementos para a discussão sobre o tempo de trabalho, abordando o papel da legislação e, sobretudo, da negociação coletiva na regulamentação do tempo de trabalho no Brasil.

Para a nova tabela do fator, que valerá para todo o ano que vem, a expectativa é que esse tempo adicional de 62 dias se repita, aumentando o desconto no benefício.

Em 2010, houve crescimento de 7,5%.

Tecnologia eleva número de horas trabalhadas; brasileiro também passa mais tempo no escritório.

A partir da conclusão do estudo, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) está avaliando enviar um projeto de lei para o Congresso com a nova proposta.

O ganho real de 7,5% do salário mínimo deverá agregar 0,3 ponto porcentual ao crescimento do consumo das famílias, componente que responde por 60% do PIB brasileiro sob a ótica da demanda.

Conforme avaliação do presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, a retração foi puxada pelos componentes referentes a compras a prazo, momento para duráveis e perspectivas de consumo.

Conta de restaurante sobe mais que alimentos e bebidas em 12 meses. Cerveja tem a maior alta.

Atualmente, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) - Decreto-Lei 5.452/43 já equipara o trabalho no estabelecimento do empregador e na casa do empregado, mas não o trabalho a distância.

"Vamos entrar na Justiça para impedir isso. O FGTS é do trabalhador e se tiver que financiar algo que seja para propostas que lhe favoreçam e não para patrocinar jogos que somente ricos poderão assistir", disse Janta.

O bom desempenho da economia gaúcha também é resultado da expansão do setor de Serviços.

Foi a menor taxa desde dezembro e a menor leitura para um mês de outubro da série histórica.

Os sindicalistas presentes tentaram alterar o parecer para impedir que uma empresa tenha apenas trabalhadores terceirizados.

O funcionário que pede demissão não estaria obrigado a cumprir um aviso prévio superior a 30 dias, não importando o tempo que tenha trabalhado na empresa.

Pela pesquisa, os principais tipos de dívida assumidas pelos gaúchos são cartão de crédito (69,3%), crédito pessoal (28,0%) e carnês (21,7%).

O presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, que se encontra em reuniões na Europa como membro do Conselho Administrativo da OIT, comemorou a mobilização e atuação da categoria em apoiar os movimentos da diretoria nas negociações.

Os resultados da pesquisa estão reunidos no livro Rotatividade e Flexibilidade no mercado de trabalho.

Neco e demais sindicalistas latino americanos estão integrando atos em Portugal de solidariedade aos trabalhadores da região em decorrência da crise européia.

Dos 29 milhões de beneficiários do INSS, cerca de 17,2 milhões têm mais de 60 anos.

Comerciários integraram caminhada que mobilizou entidades e sociedade civil pela igualdade de direitos e oportunidades.

Neco cumpre agenda no continente europeu pela OIT.

O portal do FST receberá inscrições para as oficinas do Fórum em breve.

Marcha, teatro e debate com quilombolas têm organização da central.

Senador Paulo Paim participou do ciclo de debates apresentando projetos e respondendo às dúvidas dos trabalhadores.

A previsão para o preenchimento de cerca de 150 mil vagas temporárias, entretanto, ainda está mantida.

A ampliação pode desencadear uma avalanche de processos e condenações altíssimas contra as empresas.

O advogado destacou que tanto profissionais da iniciativa privada, como funcionários públicos podem ser lesados pela falta de declaração e fraudes previdenciárias.

Na abertura, Janta destacou o caráter da iniciativa e o tema em debate hoje, que é a Aposentadoria, pelas dúvidas que gera entre os trabalhadores.

O evento ocorre no dia 18, sexta-feira, na sede da Força Sindical-RS.

Essa grana será paga para quem trabalhou pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano passado.

No encontro da OIT, Neco tem debatido temas como coerência política no sistema multilateral.

Segundo a Global Blue, líder mundial no setor de free shop, que são lojas em portos, aeroportos e fronteiras, sem incidência de impostos locais, os gastos dos turistas vindos do Brasil na França cresceram 49% no ano passado, ao totalizar 100 milhões de euros.

Segundo Fortunati, os novos titulares assumem em um momento diferenciado.

De 2010, as restituições serão para 36.711 contribuintes, totalizando R$ 64.396.948,07.

A norma havia entrado em vigor em agosto de 2010 e causava alguns inconvenientes.

Os dados fazem parte dos resultados definitivos do universo do Censo 2010 divulgado hoje (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Em 2011, o crescimento deve ser maior que 2010.

O resultado das vendas do Rio Grande do Sul ficou aquém do brasileiro, que para essa base de comparação registrou acréscimo de 0,6%.

Sindicalistas latino americanos também planejaram seminário da CSA que ocorrerá em Foz do Iguaçu, em abril de 2012.

Levando às últimas consequências a máxima da "parcela que cabe no bolso", as pessoas físicas estão devendo mais, mas continuam pagando parcelas parecidas ao longo dos últimos cinco anos.

Novidades Trabalho
Faz parte do trabalho

Com a automação, pessoas realizam mais tarefas.

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Os sindicalistas apontam que o aumento real provocaria um gasto adicional de R$ 8 bilhões ao INSS. “Sabemos que vai ser uma batalha.

Para Rosa Weber, empresas muitas vezes discriminam funcionários.

Diretores do Sindec como Marcelo Furtado e João Pereira participam do evento.

Amanhã, o ministério realizará uma oficina com prefeitos e secretários municipais e estaduais do Trabalho, Educação e Assistência Social dos 161 maiores municípios brasileiros.

A reunião acontece em Turim, na Itália, e reúne sindicalistas de variadas partes do mundo para debater emprego, rende e mobilização.

O Dieese verificou que são necessárias 4,27 vezes o valor do salário mínimo atual para suprir as demandas do trabalhador.

Nilton Neco está em Turim, na Itália, no Centro Internacional de Formação da OIT.

Os únicos votos contrários foram dos ministros Carlos Ayres Britto e Marco Aurélio Mello, que defenderam atuação prévia do Congresso Nacional na fixação dos valores.

O Dieese não leva em conta os autônomos, assalariados sem Carteira ou pessoas com outras formas de inserção no mercado de trabalho, que, eventualmente, recebam algum tipo de abono de fim de ano.

Porto Alegre foi onde a cesta básica apresentou a maior alta, de 1,93%, seguida por Curitiba (1,61%) e Vitória (0,95%).

Equipe não estava presente na hora da premiação, domingo passado.

Estão na Capital Federal o secretário de Juventude da Força, Jefferson Tiego; e o diretor da Força e do Sindec, Valdir Lima.

No resguardo da pauta unitária proposta pelas centrais em nível nacional, Dionísio Mazui, vice-presidente da Federação dos Comerciários da Força Sindical (Fetracos), classificou a CEETD como ferramenta para e diminuir assimetrias entre as posições do empresariado nacional, os trabalhadores e o governo.

Eliane destacou o esforço de convivência entre dois setores antagônicos da sociedade – trabalhadores e empresários – com interesses diversos, mas que devido a um empenho coletivo foi possível estabelecer uma condição em que idéias e propostas fossem contempladas.

Da Força Sindical-RS serão escolhidos quatro delegados, da CUT, 5, e das demais centrais, 3.

A maioria dos diretores da Força Sindical-RS, Sindec-POA e Fetracos participaram do GT 7 - Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda e Educação Profissional.

O resultado apresentou alta de 11,6% na comparação com o mês anterior (117,0 pontos), mas teve uma pequena retração na avaliação contra o mesmo mês do ano passado (131,0 pontos).

A primeira vitória foi deferida pelo Plantão da 21ª Vara do Trabalho e a segunda foi um mandado de segurança contra a decisão da juíza da 8ª Vara do Trabalho.

Sob divisão tripartite, grupos debateram questões do Trabalho Decente na manhã desta terça-feira.

Ao se recadastrar, o associado garante seus benefícios atualizando os dados.