Conteúdo da página

Maio de 2012

Notícias do sindicato ordenadas cronologicamente.

Notícias deste mês

A proposta feita pelo governo foi negada pelos sindicalistas, que desejam a isenção de Imposto de Renda para PLRs de até R$ 12 mil. Uma nova reunião entre centrais e governo deve ser realizada na semana que vem.

Nas famílias com rendimentos até 10 salários mínimos, o percentual de endividados passou de 62,0% em abril para 75,3% em maio.

A partir de agora, elas passam a pagar rendimento de 70% da Selic. A regra vale para depósitos a partir de 4 de maio.

Entendemos que o governo deve continuar reduzindo a Taxa Selic, combatendo, desta forma a especulação, que é um mecanismo perverso que inibe a produção, o consumo e a geração de novos postos de trabalho.

Este resultado no saldo do emprego formal de 77.478 janeiro a abril deste ano está ligado ao nível de atividade econômica do período, o qual Fonte: MTE-CAGED Elaboração: DIEESE apresenta desempenho mais moderado, tanto em nível nacional, quanto em nível estadual.

Pelo governo devem participar o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria geral da Presidência da República e Guido Mantega, da Fazenda.

Esse é o patamar considerado "ótimo" de isenção, mas o valor exato ainda pode sofrer mudança. Outra alteração já decidida é que a tributação sobre as PLR deixará de ser mensal para ser anual.

Medidas visam os contratos de trabalho.

O projeto deve ser votado nas próximas semanas e pode beneficiar milhares de trabalhadores, pois há a oportunidade de isentar do Imposto de Renda o benefício da Participação nos Lucros e Resultados (PLRs).

O acordo foi assinado entre o Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre, Alvorada, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Guaíba e Canoas com o SINCODIV.

Segundo Arnaldo Gonçalves, secretário nacional de Saúde e Segurança do Trabalho, a NR 24 trata das condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho.

O sindicalismo comemora a eleição de Ryder.

Representantes do Zaffari não quiseram detalhar o futuro dos dois empreendimentos.

Depois do parecer da CAE, o projeto seguirá para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde receberá decisão terminativa.

Para evitar que seus funcionários sejam seduzidos por oportunidades oferecidas pela concorrência, cada vez mais empresas têm concedido aumentos salariais e até promoções a fim de segurar seus talentos.

Nota esclarece impasse entre sindicatos da Região Metropolitana.

O novo Superintendente está sintonizado com a política de revitalização do Ministério do Trabalho, defendida pelo novo ministro.

O deputado afirmou ainda que a violência gerada pelo crack mata mais que os acidentes de trânsito.

O Denarc tem competência estadual, com órgãos preventivos e repressivos.

Um dos objetivos do projeto é aproximar a população da polícia a ponto de dar sugestões e se relacionar, gerando uma relação de contribuição mútua, buscando um ambiente de paz.

O presidente do Sindec-POA atua como conselheiro administrativo pela bancada dos trabalhadores na OIT.

“É hipocrisia defender direitos humanos para quem toma o direito de ir e vir do trabalhador”, afirmou o sindicalista.

Para denúncias, o número 180 atende mulheres tanto para tirar dúvidas, quanto para entregar o agressor ou potencial agressor.

O primeiro a falar foi o secretário estadual da Segurança Pública, Airton Michels, que analisou os índices econômicos e sociais do Brasil e a continuidade e aumento da criminalidade.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União.

"Soberania nacional e crescimento econômico é o que o Brasil precisa para se desenvolver", ressaltou Brizola Neto.

Diretores Luis Carlos Barbosa, Clàudio Janta e Claudio Correa participaram do ato realizado nesta sexta-feira.

O percentual de 98,8% dos votos válidos consagrou a chapa 1.

Apanhador Só, O Curinga, e Lepata se apresentam!.

O auditor fiscal do MTE interdita a loja.

Foram entrevistadas mais de 380 pessoas moradoras de Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas.

Com nova realidade, profissionais do comércio passam por mudanças em seu contexto de trabalho.

Seu Ary Castro é um dos primeiros comerciários sócios do sindicato. Aposentado, veio acompanhando da esposa para exercer seu direito de voto.

Colaboradores do sindicato tomaram as ruas de Porto Alegre passando em lojas, supermercados, shoppings e comércio em geral para que o associado possa exercer seu direito de voto.

O levantamento do IBGE apura a situação do mercado de trabalho em seis regiões metropolitanas: Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

Diante do início das negociações e atendendo ao pedido do governo, o deputado federal (PDT-SP), Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, irá retirar Emenda Parlamentar, inserida na Medida Provisória 556, que pede a isenção do IR na PLR.

Diversos especialistas são convidados.

Redes de supermercados são autuadas por não oferecerem o serviço.

Em 1991, 71,3% dos empregos na região eram ocupados por homens e 39,6% por mulheres. Em 2011, o percentual de mulheres cresceu para 42,7%. Ainda assim, o gênero feminino continua sendo minoria no mercado de trabalho.

O estabelecimento passou por adequação, reformas, compra de paleteira elétrica e oferece assento para os comerciários do check out.

O grupo foi recepcionado pelo presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, que passou informações sobre a experiência sindical dos comerciários em Porto Alegre.

Brizola Neto afirmou que para dar mais transparência as decisões do conselho curador todas as atas das reuniões, inclusive as que estão sob suspeita de irregularidade, passarão a ser divulgadas.

Comerciários e comerciárias sócios do Sindec podem votar também na quarta e quinta-feira tanto nas duas urnas instaladas na sede do sindicato (Rua General Vitorino, 113, térreo), quanto nas 11 urnas itinerantes que vão percorrer lojas do Centro, supermercados, hipermercados e shopping centers.

As taxas de crescimento são reais, ou seja, já descontada a inflação.

Novos membros destacam lutas importantes da categoria como regulamentação profissional e redução da jornada de trabalho.

Membros da chapa confirmaram voto nas urnas alocadas na sede do Sindec.

Urnas itinerantes também percorrerão os principais locais de trabalho, no horário das 10h às 22h.

Na verdade, o que ocorreu foi uma tentativa de se ampliar o prazo de quitação das parcelas rescisórias na dispensa imediata.

De acordo com o MP, a ação foi ajuizada em 2007, mas as empresas haviam recorrido da sentença. As empresas devem pagar em dobro o que foi indevidamente cobrado dos consumidores.

Os dados sem ajustes sazonais mostram que IBC-Br registrou alta de 11,23 %, em março, em relação a fevereiro, e de 1,06%, no primeiro trimestre deste ano, em relação a igual período de 2011. Em 12 meses encerrados em março, a alta ficou em 1,84%.

Caso o acidente ocorra nas dependências da empresa de trabalho temporário, a responsabilidade civil recai sobre essa empresa.

Em evento festivo, a dupla mais querida do RS vai tocar ao lado de amigos.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o volume real de vendas apresentou ampliação de 16,6%.

Já o coeficiente de participação das exportações, que mostra a evolução da proporção das vendas externas no valor da produção industrial, atingiu 18,1% no acumulado dos 12 meses encerrados em março.

Na comparação com março do ano passado, as vendas do varejo tiveram alta de 12,5% em março deste ano. Nesse confronto, as projeções variavam de uma alta entre 8,80% e 13,30%, com mediana de 11,70%.

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou ontem, em caráter terminativo, um projeto de lei que autoriza o empregador a demitir por justa causa o funcionário que faltar 30 dias corridos ao trabalho sem uma justificativa, mas obriga que o funcionário seja informado antes que o prazo esteja esgotado.

Os juros altos e a falta de recursos financeiros são as principais razões que levam esses consumidores a ficarem endividados.

Caso analisarmos outro componente importante do custo da passagem, o combustível, não encontramos justificativa para tamanho patamar de reajuste.

Para os economistas da Serasa Experian, o aumento da inadimplência do consumidor mostra que as dificuldades de honrar as despesas de início de ano, aliadas ao endividamento crescente, se estenderam para além do mês de março, considerado o mais crítico do ano.

Embora a pesquisa tenha sido feita em São Paulo, clientes no Rio Grande do Sul também relataram problemas semelhantes.

Os dirigentes e filiados da federação foram convidados a participar da Plenária Estadual da Força Sindical.

Os segmentos de confecções, calçados e perfumaria registraram o maior movimento do ano até agora.

As expectativas para o futuro permaneceram praticamente estáveis, com diminuição de 0,6%, atingindo 161,8 pontos. O nível de investimentos, por sua vez, teve queda de 1,3%, atingindo 112,1 pontos.

A pesquisa do DataSenado revelou ainda que 92% dos cidadãos defendem o direito dos idosos de pagarem apenas a metade do valor cobrado pelos ingressos para assistir aos jogos da Copa.

O mercado aquecido deixa trabalhadores em posição vantajosa na hora de encarar o patrão. A soma dos salários pagos a todos trabalhadores, formais e informais, descontada a inflação, cresceu 6,2% no primeiro trimestre.

A presidente Dilma Rousseff anunciou no último domingo (13), em seu pronunciamento do Dia das Mães em cadeia nacional de TV e rádio, o lançamento da Ação Brasil Carinhoso.

Além da renovação do espaço físico da loja, os comerciários tiveram assegurado o não desvio de função, deixando de ser responsabilizados pela limpeza da loja.

Projeção da CDL é que as vendas para o Dia das Mães cresçam 12% este ano.

No Sindicato dos Comerciários, o ingresso para qualquer Cinema GNC para a categoria é de R$10,00.

Evento começa nesta sexta-feira e vai até o dia 20 de maio trazendo títulos, artistas e debates sobre cinema fantástico. Este é o Fantaspoa. Prestigie!.

juiz considerou que a previsão de períodos menores, se a criança tiver entre um e quatro anos (60 dias) ou entre quatro e oito (30 dias), contraria a Constituição, que protege a família e veda a discriminação entre os filhos.

Movimento das Donas de Casa afirma que há sérias dificuldades especialmente nas redes Big, Nacional e Carrefour.

A proposição garante aos pais ou responsáveis abatimento na declaração anual do Imposto de Renda semelhante ao obtido pelo percentual pago por empregado à Previdência Social.

Estabelecimento ainda oferecia riscos aos consumidores pelas más condições de armazenamento dos produtos.

O grupo das Despesas Pessoais (11,38%) foi o grande responsável pela inflação de abril; a alta deve-se ao reajuste dos cigarros (23,75%), o qual, sozinho, agravou o cálculo do ICV em 0,38 pp..

O debate abordou maneiras de prevenção de problemas e doenças ocupacionais oferecer meios de combater acidentes de trabalhos, entre outros temas.

O fim do fator já foi aprovado no Congresso em 2010, mas a proposta foi vetada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Esse foi o maior índice mensal desde abril de 2011. Preços do grupo de despesas pessoais tiveram a maior variação no mês.

Uma revolução cujo objetivo é recuperar o terreno perdido. Essa é a missão atribuída a si pelo novo ministro do Trabalho, Brizola Neto, que inicia nesta semana um agenda para remodelar a Pasta.

O Sindicato atende chamados dos comerciários pelo fone 3254 5533.

Participe e doe roupas e agasalhos nos pontos de arrecadação.

O ticket médio está em torno de R$ 140,00.

A redução significa quatro horas a menos por semana ou 45 minutos por dia, de segunda a sexta-feira.

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) começou o mês de maio com leve alta de 0,05 ponto percentual, em relação à taxa registrada em 30 de abril, que foi 0,52%. Os preços coletados entre os dias 8 de abril a 7 de maio tiveram variação de 0,57%, segundo dados divulgados hoje (8) pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Capital tem a segunda Cesta Básica mais cara do país.

O presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta; o presidente do Sindec-POA, Nilton Neco; entre outros dirigentes da central debatem os rumos de atuação em 2012.

Também participou o diretor Luis Carlos Barbosa e Clàudio Janta.

Só os novos depósitos terão seus rendimentos calculados, com base em 70% da Selic, mais TR.

Nilton Neco falou também como membro do Conselho de Administração da OIT.

A educação continuada é uma das diretrizes, com a inclusão de conhecimentos sobre o assunto no currículo do ensino fundamental e médio.

Você é convidado a assistir o espetáculo "O Coração de um Boxeador".

Instituições de saúde e profissionais que condicionarem atendimento de emergência serão penalizados com detenção de três meses a um ano e multa.

Para 2012, o orçamento prevê arrecadação bruta de R$ 21,2 bilhões com o principal imposto estadual, mas a meta estabelecida pelo governo chega a R$ 22,5 bilhões.

Evento acontece nesta quinta e sexta-feira em Brasília.

Segundo a Fecomércio-RS, os indicadores não apresentaram um movimento homogêneo de expansão ou retração.

Festa realizada em Guaíba contou com a presença do presidente Nilton Neco e do secretário Geral Clàudio Janta, presidente da Força Sindical-RS.

A central realizou atividades de cidadania como balcão de empregos e medição de pressão, proporcionando conforto e auxílio às pessoas que foram até o local da festa. Piscina de bolinhas e cama elástica, além do parquinho da praça, foram o maior sucesso entre as crianças.

A procissão partiu do Lar Dom Luiz Guanella e seguiu até a Paróquia Nossa Senhora do Trabalho, onde foi realizada a celebração. A chegada da imagem foi recebida com uma bonita chuva de fogos de artifício.

Voltar pro topo