Conteúdo da página

Julho de 2009

Notícias do sindicato ordenadas cronologicamente.

Notícias deste mês

Com a presença de sindicalistas de 31 países e reprisando o intenso debate da realização anterior, em Porto Alegre, a 3 Conferência Internacional da Força Sindical antecipou o que será o 6 Congresso Nacional, que deve anunciar a central como a maior do Brasil. São esperados para a solenidade de abertura cerca de quatro mil sindicalistas e mais de mil entidades credenciadas, além de observadores e o Presidente Lula, cuja presença está confirmada. ?A realização de um evento paralelo com essa grandeza indica a visão internacionalista da central?, comentou Nilton Neco, Secretário Nacional de Relações Internacionais da Força Sindical, para quem a visão pragmática da central ajuda na formação de um grande bloco internacional que vai além das ideologias e respeita a representatividade das entidades. .

Representantes dos comerciários de Porto Alegre participam do 6° Congresso Nacional da Força Sindical, em Praia Grande (SP). O encontro reúne cerca de quatro mil dirigentes sindicais de todo o País, que representam todas categorias de trabalhadores (comerciários, alimentação, químicos, metalúrgicos, entre outros). Eles debaterão de forma democrática e transparente temas como: alternativas para o enfrentamento da crise mundial, desenvolvimento sustentado e crescimento econômico, trabalho decente.

O departamento de Medicina e Segurança do Trabalho do SINDEC, preocupado com a epidemia da gripe H1N1 está distribuindo panfletos com orientações e esclarecimentos sobre o vírus. O que é a gripe A?É uma doença respiratória aguda,causada pelo vírus A (H1N1).

A presença do presidente Nilton Neco e família na primeira fila do Auditório Dante Barone, na Assembléia Legislativa do Estado, dava bem o tom do que estava reservado para a platéia, na noite em homenagem à passagem dos 77 anos do SINDEC, comemorado dia 10 de julho. Composto por comerciários, familiares e amigos, o público  recebeu de presente o consagrado espetáculo Estandarte do Samba, uma coletânea de ritmos que fazem parte do cancioneiro nacional e que ?são cantados por todos, sem saber de onde vem?, como descreveu a vocalista Glau Barros, ao falar no que chamou de missão do grupo.

A liberdade sindical é o que está em questão no julgamento do pleno do Supremo Tribunal Federal (STF), que analisa a validade da destinação de 10% da contribuição sindical para as centrais sindicais, referentes ao repasse anual de um o dia de trabalho dos empregados com carteira assinada. Uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), ajuizada pelo Partido Democratas (DEM) contra as três maiores centrais sindicais do país: Força Sindical, Central Única dos Trabalhadores (CUT) e União Geral dos Trabalhadores (UGT) questiona a constitucionalidade da Lei nº 11.648, de 2008, que reconheceu formalmente as centrais sindicais e autorizou o recebimento do percentual. O argumento que fundamenta a Adin é o de que as centrais sindicais não integram o sistema confederativo definido na Constituição Federal constituído por sindicatos, que ficam com 60%, federações e confederações, com 15% e 5%, respectivamente.

A Força Sindical recebeu com otimismo o possível aumento de 8,9% no salário mínimo ? dos atuais R$ 465,00 para R$ 507,00 ? previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2010, aprovada pelo Congresso Nacional na semana passada. O reajuste leva em consideração a inflação acumulada e o crescimento do PIB de 2008.

Participe do 5º Campeonato Serafim Dias 2009. Maiores informações: direto na sede do Sindec (Gen. Vitorino, 113, 5º, centro) ou pelo telefone 3254 55 60 com Valdoir, Polipo ou Ramires.

A importância da prevenção dos acidentes de trabalho, das doenças ocupacionais e dos riscos do processo laboral foi alguns dos temas levantados no curso de CIPA realizado pelo Departamento de Segurança do Trabalho para funcionários da Uniagro e C&A (P raia de Belas) durante o mês de julho.O departamento está cada vez mais empenhado na realização de cursos CIPA, com o objetivo de conscientizar as empresas e os funcionários da importância da prevenção das doenças laborais. São realizados cursos dinâmicos e exemplificativos, os técnicos são profissionais que dominam os assuntos abordados e usam exemplos do dia-a- dia dos trabalhadores.

Uma sessão extraordinária da Câmara dos Vereadores de Guaíba marcou a homenagem da cidade aos 77 anos de existência do SINDEC, completados dia 10 de julho e celebrados nesse dia na Sociedade Ginástica Porto Alegre (SOGIPA). Antecedendo a homenagem, a mulher de José Campeão Vargas, presidente da Casa e proponente do ato, Leila Trein, fez a entrega de flores a Élida Capitão, mulher de Nilton Neco, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre. Ao ocupar a tribuna, Campeão - como é conhecido o vereador ? destacou o fato de ele fazer parte da história daquela entidade, ao atuar em eventos.

Muita emoção, presença de autoridades e a entrega do tradicional Troféu Semear marcaram a passagem do 77º aniversário do Sindicato dos Empregados do Comércio de Porto Alegre, em solenidade na Sogipa, no último dia 10. O início do evento teve o discurso emocionante do presidente do Sindec, Nilton Neco, sobre a história da entidade, desde 1932. 'Hoje somos uma sindicato maduro, que atravessou grandes transformações, inclusive, a ditadura militar e o Golpe de 1964. Nossa categoria vem resistindo e crescendo', conclui Neco agradecendo a presença de todos.

Em ação coletiva trabalhista, o escritório Garrastazu, pleiteou uma decisão que impedisse às Lojas Fuzarka de utilizar mão-de-obra de seus emrpegados para realização de limpeza das lojas, mas sim, que fosse contratado trabalhadores específicos para realização de tal serviço. Antes mesmo da primeira audiência, a empresa propôs assinar acordo com o SINDEC, pelo qual se comprometeu a contratar empregados para realização de limpeza na loja. O acordo celebrado.

O diretor do Departamento Jurídico, Valdir Lima, e a companheira Tânia Ruchinsque participaram como representantes do SINDEC, Força Sindical-RS e FETRACOS/RS da oficina Vidas Paralelas de Porto Alegre. Na oportunidade, os colegas produziram.

Lei pode liberar cobrança de valores distintos conforme meio de pagamento. Comemorada pelos lojistas, a aprovação, no Senado, da cobrança de preços diferentes nas compras com cartão de crédito, dinheiro ou cheque é criticada por entidades de defesa do consumidor.

Nos 77 anos de vida do Sindec, mais uma vitória para os comerciários. Os atuantes departamentos de Fiscalização e Jurídico do Sindec, após incessantes denúncias dos trabalhadores, decidiram por ingressar com ação cautelar em face das lojas Manlec e obtiveram êxito.

Promoções de inverno fazem liquidações antes do final de julho para reaquecer mercados. Mal começou o inverno e as palavras promoção, 70% off e desconto já estão estampadas nas vitrinas das lojas de shoppings e ruas de Porto Alegre. Com as vendas do varejo em baixa para muitos lojistas em maio e junho, essa tem sido a estratégia para reaquecer o mercado de vestuário e acessórios.

O movimento sindical do Rio Grande do Sul perde uma grande mulher, Maria de Fátima Bisparo da Silva, conhecida como Fátima Big, faleceu no último dia 6.

A indevida anotação na Carteira de Trabalho é proibida. Os Tribunais do Trabalho de todo o país têm sido implacáveis em fixar condenações severas aos empregadores que fazem anotações irregulares nas Carteiras dos empregados, como.

Os comerciários que gostam de samba têm uma ótima oportunidade para ouvir clássicos de compositores consagrados como os gaúchos Lupcínio Rodrigues e Tulio Piva. LOCAL: Teatro RenascençaDIA: 3 de julho - sexta-feiraHORÁRIOS: 21hVALORES: R$ 25,00 (antecipado)Estudantes e idosos, com carteira, pagam meia-entrada.*Ingressos antecipados na secretaria do SINDEC.