Conteúdo da página

Fevereiro de 2009

Notícias do sindicato ordenadas cronologicamente.

Notícias deste mês

De 02 a 04 de março o auditório do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre irá receber inúmeros profissionais e autoridades para discutir as formas de prevenção das lesões por esforço repetitivo (LER) no dia-a-dia dos trabalhadores.

A terça-feira de carnaval é ponto facultativo para a maioria dos trabalhadores, mas para os comerciários representados pelos sindicatos filiados à Força Sindical é feriado, um direito conquistado na convenção coletiva 2008/2009, firmada entre o SINDEC e os sindicatos patronais. Portanto, as empresas não estão autorizadas a utilizar mão-de-obra de seus funcionários nesta data. DENUNCIE em caso de convocação para trabalhar, uma equipe estará de plantão fiscalizando as empresas que descumprirem o acordo. FALE CONOSCO: 3254 5536.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) das lojas Marisa foi eleita no dia 19 de janeiro deste ano, em uma escolha acompanhada pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre. Entre os assuntos abordados no curso estão os fatores de risco na loja.

Não perca, este domingo, o programa da Força Sindical na Rede Vida, a partir das 19h30. O programa NOSSA FORÇA é produzido pela Força Sindical RS e transmitido pela Rede Vida, canais 22 (Net e Sky) e 20 (aberta). Com apresentação de Simone Bitencourt e reportagens de Renato Ilha, o NOSSA FORÇA vai ser transmitido sempre no terceiro domingo de cada mês e recebe sugestões de assuntos e opiniões dos telespectadores através do e-mail renatoilha@fsindical-rs.org.br .

O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aprovou a ampliação do número de parcelas do seguro-desemprego, que hoje varia de três a cinco meses, para cinco a sete meses. No entanto, o aumento do número de parcelas será autorizado somente para alguns setores.

Os comerciários dançaram e se divertiram ao som de Junior Dias e Banda, consagrando mais uma edição desta festa de verão que reune a categoria em um momento de alegria, trazendo boas energias para o ano que está começando.

O comerciante Alziro de Lima já está atrás de um novo achado exótico pelo simples prazer de ouvir transeuntes cruzarem à frente de sua quitanda, fincada na rua Riachuelo, número 1258, entre a avenida Borges de Medeiros e a rua General Câmara, e deixarem escapar sua surpresa. "Olha só que fruta diferente. Parece muito gostosa". As frases são literalmente saboreadas pelo dono do ponto com satisfação. "Meu desafio é esse: surpreender a clientela com uma novidade, de preferência toda semana".

O Secretário de Relações Internacional da Força Sindical e presidente do Sindec, Nilton Neco, recepcionou o grupo formado por Emilio Fargnoli, Gianni Rodilosso, Cosimo La volta, Gennaro Stazzullo, Guido Moretti e Plínio Gustavo Adri Sarti. Na oportunidade, Neco agradeceu a vinda da comitiva ao Brasil.