Importante intercâmbio sindical bilateral Força Sindical e a FNSCh- China
Régis Araújo

Presidente do Sindec-POA esteve na China mês passado e representou também a Força Sindical-RS.

A convite da Federação Nacional dos Sindicatos da China (FNSCh), participamos com uma importante delegação da Força Sindical de diversos encontros sindicais bilaterais nas cidades de Yinchuan, Shangai e Pequim, de 19 a 26 /04, além da destacada atuação no importante Fórum Internacional sobre Globalização Econômica e Sindicatos, “Transformando o padrão de crescimento econômico, trabalho decente e seguridade social” de 27 a 28 de abril de 2011 em Pequim.

Durante os encontros com os líderes sindicais chineses discutimos e trocamos informações sobre as condições de trabalho em geral e em nível setorial, tais como: Jornada de Trabalho, média salarial, rotatividade, terceirização, férias, 13º salário, seguridade social, licença-maternidade, seguro-desemprego, Diálogo Social, atuação e estrutura sindical.

No Fórum Internacional sobre Globalização e Sindicatos tivemos a oportunidade de apresentar como representantes do Brasil, um panorama otimista do nosso sistema de seguridade social, além de propostas de aperfeiçoamento nas questões de interesse dos trabalhadores e da sociedade.

No discurso do vice-presidente da China, Xi Jinping, e no diálogo com os companheiros, Wang Yupu, presidente da FNSCh, Chen Hao, Vice-presidente e Jiang Guangping, secretário-geral da FNSCh, podemos observar um otimismo e avaliação positiva dos companheiros chineses e representantes internacionais no fórum Internacional sobre os desafios do governo chinês e os países do mundo em relação aos investimento do Estado em infraestrutura, educação, moradia, saúde, lazer, novas tecnologias, e sistemas de seguridade social abrangentes e sustentáveis com políticas públicas que promovam o bem-estar dos trabalhadores e da sociedade.

Consideramos importante a iniciativa da CSI em promover o diálogo e intercâmbio com os sindicatos chineses, além da relevante participação da OIT no Fórum Internacional da China.

Nilton Souza da Silva – NECO

Secretario de Relações Internacionais FS e presidente do Sindec-POA